Vida de vendedor não é fácil.

Reuniões desmarcadas em cima da hora, compromissos furados e, para quem vende presencial, é comum dirigir longas distâncias para descobrir que não será atendido.

Ontem mesmo um cliente foi grosso. Ficou irritado comigo sem nenhuma razão. Eu só não tinha mais comissão para tirar e reduzir o custo final do produto. Vender é assim, na maioria das vezes o desconto que faz o cliente fechar sai do meu bolso.

E pode parecer mesquinho dizer isso, mas é que vendedor não tem salário alto. A gente paga as contas mesmo é com o dinheiro da comissão.

É isso que faz a gente acordar cedo, escolher a melhor roupa e colocar esse sorriso na cara. Nossas contas são pagas cliente a cliente, uma guerra por dia. 

E não tem nada garantido aqui, irmão. Não pode ter dia ruim.

Outro dia ouvi um amigo dizendo que meu trabalho é só tomar cafezinho e ficar jogando papo para o ar. Nessas horas a gente respira fundo para não perder a amizade.

Mas quer saber como é meu trabalho?

Conto para vocês:

Para ganhar uma venda, eu preciso conhecer mais realidades e cenários de problemas do que eu jamais conseguirei viver. O cliente pode ter só um problema, mas eu atendo centenas desses problemas por mês.

Vendedor estuda muito, amigo. Tenho que ter a resposta perfeita para cada situação que me aparece.

Vender é técnica. E meu chefe não quer saber como fechei aquele cliente, mas li todos os livros de SPIN Selling do mercado, li Aaron Ross falando de receita previsível e decorei Influência, do Robert Cialdini.

Quem vê de fora acha que é só meia hora de papo furado e depois receber o bônus. Quem assiste a espetáculo não sabe o trabalho que acontece nos bastidores. 

O rapaz do marketing, quando acorda de mau-humor, coloca o fone de ouvido e passa o dia no canto dele. Quando chego num dia difícil, preciso engolir seco, dar um gole no café e tratar meu cliente com a mesma atenção e carinho de sempre.

E pode parecer que estou chorando as pitangas, mas a real é que vender não é para qualquer um.

Tenho muito orgulho disso.

Quantos profissionais você conhece que receberiam tantas respostas negativas sem se deixar abalar? Saber vender exige resiliência. É um forte exercício de inteligência emocional e visão de longo prazo.

E ainda falam que vendedor só quer bater meta.

Bater meta é só uma direção. A gente precisa de números altos, sim, mas só vale se o cliente estiver satisfeito. É vender sabendo que o cara não cancelará no mês seguinte, que a reputação da empresa está intacta e, na hora de botar a cabeça no travesseiro, ainda ter a consciência tranquila de que fez o melhor para todo mundo.

Vendedor bom é aquele que o cliente trata feito amigo, que volta para comprar mais e pedir conselhos. E isso, não tem grana que pague.

Mas se você ainda não entende a importância de um bom vendedor, fique de olho nos resultados.

Eles falam por conta própria.