Ser bem-sucedido na área comercial não é apenas fechar o maior número de vendas possível e bater metas todo mês. Ser um vendedor com resultado constantes é ser capaz de criar conexão realmente profunda e por muito tempo com seus clientes.

Aproximar pessoas e negócios é o que transforma um profissional de vendas em um sujeito capaz de ser uma espécie de consultor-influenciador, gerando uma relação de confiança sólida com os seus clientes. O resultado disso pode ser uma cartela de clientes mais fiéis.

Por mais que cada mercado tenha que desenvolver características específicas sobre seu universo, há muitas medidas que podem ser tomadas de maneira universal para se tornar uma empresa diferente das demais do mercado.

Crie metas de longo prazo sem ignorar os objetivos de curto

Não tem como querer entrar no mundo comercial sem ter a dimensão de pensar em metas. No final das contas, este é um dos assuntos mais importantes para quem precisa realmente trabalhar com resultados crescentes.

Não basta apenas querer ser o melhor vendedor, o gerente de vendas mais jovem, o diretor comercial mais próspero ou qualquer outra coisa desse tipo sem combinar as suas metas pessoais com as ações necessárias e a realidade do seu negócio.

Mais do que viver criando metas inatingíveis, temos que aprender a usar os recursos possíveis, enxergando aqueles que nos faltam, mas considerando os que estão em nossas mãos.

Pessoas que alcançam objetivos criam metas de longo prazo e sabem que precisam de objetivos concretos que influenciem seus hábitos e resultados. É por isso que as metas de longo prazo depende totalmente das de curto prazo.

Não basta apenas saber vender, tem que saber  medir o quanto quer, precisa e pode vender. Quem planeja sua carreira pensando no seu futuro pessoas e no da empresa precisa saber todos os dias o que pode fazer para chegar mais perto disso.

Melhor do que ter objetivos como ser o chefe da sua empresa, é saber que precisará ter uma rotina bem controlada e sistematizada para organizar responsabilidades e diminuir riscos antes mesmo da sua promoção chegar, entende?

O “não” como gerador de insegurança

Desista dessa coisa de encontrar e dominar uma técnica específica para vender mais. Cada cliente exige um gingado diferente. E no fundo, cada um precisa de um tratamento diferenciado.

O resposta negativa tem que fazer parte do seu dia. É preciso entendê-la como consequência de um momento, de uma mentalidade, de uma circunstância. Aprender a ouvir “não” é tão fantástico quanto não se contentar com ele.

Não há nada que garanta mais uma venda do que a confiança diante do cliente. Nem mesmo o melhor produto, o melhor serviço ou o melhor de todos os argumentos podem suportar um vendedor sem confiança. Se nos libertamos da maioria dos nossos medos, abrimos espaço para aprender e otimizar a nossa dificuldade.

Nem todo mundo sabe do seu verdadeiro potencial até que algo dê errado. Se você não perdesse vendas por pequenos erros, não saberia que eram erros. Confiar totalmente no que está vendendo e não só conhecer a fundo, mas é aprender a encaixar aquilo que o cliente precisa com aquilo que você tem.

Nem sempre o produto é o objeto da venda. Gente que passa confiança, em todas as instâncias da vida, é gente que conquista mais, que converte mais e que tem mais oportunidade de criar negócios.

Foque sim na sua saúde, no seu corpo e seu bem-estar

Todo vendedor é engolido pela rotina e não costuma ter tempo para cuidar de si. Muitas vezes, vivem preocupados com as metas a serem batidas, com os objetivos que lhe foram colocados e não conseguem sequer fazer uma atividade física para aliviar a tensão ou comer corretamente durante o dia-dia.

Você precisa entender: Os resultados dependem totalmente disso. O corpo e o cérebro estão totalmente ligados.

Se você insiste que não consegue realmente alinhar as tarefas do dia com a melhora da sua qualidade de vida, deixo aqui algumas dicas práticas: Aprenda a dormir mais e bem. Um sono de qualidade começa quando você passa a criar uma rotina de sono que privilegia a qualidade.

Além disso, uma boa alimentação te ajuda na hora de render mais. Não estamos falando de fazer dietas exageradas e agressivas. Passe apenas a considerar melhor aquilo que come. Pense sobre o que você consome e comece a prestar a atenção em cada coisa que consome. Você mesmo notará que isso é prejudicial a sua saúde.

Ir para a academia pode não ser seu hobby. Tudo bem, mas você precisa se mexer nem que for de outra maneira. Não dá para ignorar que viver apenas dentro de carro, de escritório, avião vai te enferrujar por completo. É preciso que comece nem que for com pequenos passos.

Deixe de mimimi e bora trabalhar

A grande diferença que um time comercial pode ter é não perder tempo tentando apenas responsabilizar pessoas pelos fracassos, mas em reuni-las em torno da solução possível.

Prefira dar voz a suas ideias de solução do que as de problema. Todo mundo falha todo dia, mas só quem sabe como reparar seu erro tem a chance de redimir-se.

Não conseguimos descobrir quais cartas estão nas mãos alheias o tempo inteiro, mas podemos usar as nossas com inteligência. Ser vendedor é aprender a ser responsáveis por criar histórias com aquilo que ele tem nas mãos.

Ele analisa a vida e as necessidades dos cliente, busca um ponto de partida que o favoreça numa negociação, detecta  as fraquezas no discurso e o ajuda a livrar da ideia de um possível fracasso. Isso não tem nada a ver com reclamar, mas com propor.

É claro que nisso, existe uma dimensão assustadora e excitante ao mesmo tempo. Quando você reclama, cria problemas e olha para as dificuldades sem ter o compromisso de focar nas soluções, você pode acabar cedendo as desculpas, ficando imóvel e deixando as ideias travarem o processo.

Além disso, ninguém aguenta conviver com pessoas que sempre estão procurando razões para reclamar ou impor aos outros suas próprias responsabilidades. Não é legal para ninguém ter o vício da reclamação.

Entenda tudo que ajuda e tudo que prejudica seu desempenho

Quando você controla seu processo comercial, você sabe bem claramente onde é que a ele não está funcionando bem.

Você precisa de ajuda para melhorar o relacionamento com os clientes ativos, para potencializar o aumento do ticket médio, para blindar e melhorar a comunicação da equipe comercial, para integrar melhor os times, para oferecer mais poder gerencial ao líder de vendas.

Quando você está por dentro de um sistema de CRM:

  • Aumenta e mede mais precisamente a produtividade
  • Faz a gestão de compromissos, tarefas e propostas
  • Potencializa a assertividade sobre dores e melhora o relacionamento com clientes
  • Diminui o tempo de venda
  • Facilita a atuação de uma área de sucesso do cliente e suporte
  • Otimiza planejamentos estratégicos, comerciais e de recursos
  • Centraliza e integra informações e dados com responsabilidade
  • Ganha mais facilidade nas tomadas de decisão

É por isso que, para render mais em vendas, você precisa ter estratégias claras com seu time, lidar com pontos fundamentais do dia-dia da melhor maneira possível, cuidar de si profissionalmente e pessoalmente.

Seja capaz de visualizar a integralidade da sua operação comercial, faça um teste gratuito no Moskit CRM e certifique que está oferecendo condições para sua equipe ter mais performance.