5 maneiras de se tornar uma pessoa mais focada no trabalho

5 maneiras de se tornar uma pessoa mais focada no trabalho

Aposto que você, assim como eu, já perdeu o foco durante um dia de trabalho e acabou não entregando o rendimento esperado. Às vezes nossa cabeça está em outro lugar e nossa atenção acaba se desviando das prioridades. Embora isso seja normal, já que nem sempre temos dias bons, é preciso ter muito cuidado para que isso não se torne um vício e vire um hábito recorrente.

Quem trabalha com vendas precisa ter o cuidado redobrado pois qualquer descuido pode custar a negociação, sendo assim é preciso ter foco total no que está sendo feito.

Claro que se disciplinar e se tornar uma pessoa mais focada no ambiente profissional demanda tempo e paciência, já que os fatores externos e internos estarão constantemente no caminho, e o autocontrole é um trabalho que demanda disciplina, por isso é necessário ter em mente que nem todos os dias serão perfeitos, mas que eles, com falhas ou não, fazem parte do progresso.  

Se você gostaria de melhorar nesse quesito e se tornar um profissional mais focado, preparamos um conteúdo com 5 maneiras de fazer isso.

1 - Liste suas tarefas

Uma ótima dica para melhorar o seu rendimento, é a listagem de atividades diárias.

Quando chegamos no trabalho precisamos realizar várias tarefas, não criar uma ordem de prioridades e de afazeres abre brecha para que momentos de procrastinação aconteçam, assim como a perda total do foco.

A própria ação de listar já é um exercício de foco, visto que é necessário total concentração para não deixar passar nenhuma atividade importante.

Com entendimento do que tem que ser feito, é possível descobrir qual o tempo e recursos necessários para cada uma das tarefas, deixando o dia bem mais produtivos e com menores chances de distração.

A listagem é uma forma de se comprometer consigo mesmo de que existem coisas mais importantes para fazer do que passar horas nas redes sociais, por exemplo.

2 - Tente eliminar o que te atrapalha

O que é uma distração para você, as vezes não é para outra pessoa. Por isso é sempre bom estar atento na causa da suas dispersões.

Por exemplo, se o motivo de você não conseguir se concentrar for a vontade de olhar seu celular a cada 5 minutos, tente colocá-lo em um local de difícil acesso.

Nem sempre será fácil, mas fazendo aos poucos você passa a se acostumar ao seu novo arranjo. Às vezes o que pode estar tirando seu foco são coisas pequenas e mais simples de se resolver, como a maneira com que sua mesa está organizada.

Descubra o que está roubando sua atenção e tente eliminar essas distrações, se possível.

3 - Tire pausas

Você sabia que a carga excessiva de trabalho pode ser o que está desviando sua atenção?

Ao contrário do que muitos pensam quanto mais atividades relacionadas ao trabalho você realiza, mais propenso você se torna a perder e a concentração. É importante saber balancear e tirar uma pausa para respirar e recuperar as energias.

As pausas são excelentes para relaxar, caminhar e socializar com os colegas.

Mas não só, elas são importantes para a saúde. Não tirar um tempo do trabalho pode contribuir para que o estresse domine, tirando de vez o foco no trabalho.

4 - Tenha uma rotina sólida

Noites mal dormidas, má alimentação e desorganização são os elementos perfeitos para causar distrações.

Para que se consiga manter o foco no trabalho, é necessário uma preparação e mudança os hábitos da vida pessoal também.

A hora que você vai dormir, acorda, faz as suas refeições e o tempo que reserva para você é muito importante para que seu corpo e mente entendam qual a sua rotina, e até mesmo para que sua energia seja alocada e distribuída de maneira correta, de acordo com as suas necessidades.

5  - Utilize ferramentas

O profissional que tenta trabalhar sozinho, sem o apoio de colegas ou ferramentas para otimizar suas atividades está fadado a ter estresse, alta carga de trabalho e baixa qualidade no que está sendo realizado.

O  vendedor, por exemplo, consegue focar mais em negociar e conversar com o cliente quando outras funções passam a ser otimizadas por ferramentas, como o CRM.

O CRM é o melhor amigo do vendedor, já que através dele é possível registrar e a acompanhar todos os dados das negociações. Essa ação contribui para que ele consiga focar mais no trabalho, visto que um dos quesitos que mais atrapalha a perda de foco, a desorganização, será resolvida.

Se você também acredita que o CRM pode ajudar a melhorar a vida do vendedor, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.