A verdadeira paz entre vendedores, gestores e CRM

A verdadeira paz entre vendedores, gestores e CRM

Em um momento em que as vendas precisam ter altas performances para dar mais resultados, entender que a tecnologia é prioritária vai transformá-lo em um profissional preparado e apontado para o futuro do mercado dos grandes. Isso não é papo de vendedor. Basta ver o mercado a sua volta.

Ter uma inteligência por trás do CRM não é mais luxo. Na verdade, nunca foi, mas hoje é possível ver que aqueles que têm resultados mais pontuais estão sempre de olho em tudo que a tecnologia fornece.

A ferramenta não só possibilita conhecer mais seu perfil como vendedor, entender melhor o que precisa focar, mas como passar a entender os comportamentos dos seus clientes de maneira mais analítica. Com isso, você ganha uma maturidade para compreender que tipo de venda precisa estar acostumado a fazer.

Sem tecnologia, você não está rendendo no seu máximo. Sem a tecnologia, você ainda tropeça em pequenos erros de organização. Sem tecnologia, você está perdendo dinheiro em vendas. Desenhar times comerciais de alto rendimento necessita de todo capricho tecnológico. É inevitável a quem queira crescer.

O time comercial treme

Embora, muita gente acordou totalmente para a realidade em que vive, ainda existem vendedores que acreditam que a única razão da implantação de um sistema de CRM é para quem o sistema seja capaz de dedurar tudo o que eles fazem (ou não fazem) para seus superiores.

Esta visão é realmente uma das mais ingênuas possíveis. Embora seja possível saber os passos de cada vendedor, é preciso entender que conhecer-se como profissional o levará para um outro nível de habilidades.

Você, como vendedor deve entender que ser capaz de ver suas métricas e ter o registro dos seus clientes na mão fará com que tenha mais informações de como andam seus negócios e sua própria performance.

Agora, se por um outro lado você acredita mesmo que a inteligência da ferramenta só é suficiente para monitorar tudo o que a equipe está fazendo ou o que eventualmente não faz, você precisa rever seus conceitos sobre venda para uma era tecnológica.

Vender exige cada vez mais uma antecipação de chegar ao cliente com o maior preparo possível, é isso que o CRM oferece. Seja capaz de propor-se a utilizar a ferramenta durante alguns dias e ver os resultados possíveis.

Os gestores bobeiam

Por outro lado, muitos gestores apenas pensam que implantando uma ferramenta dentro da sua operação comercial por si só, será capaz de ter lhe trazer uma previsão suficiente para o cliente e principalmente sobre sua equipe - o que de certa maneira é verdade - mas para que o investimento realmente seja eficiente e tenha um resultado satisfatório para todos, alguns elementos precisam ser levados em conta.

A primeira coisa que precisa saber sobre a implantação de um CRM é que, não adianta nada inserir um sistema para rodar dentro da operação sem considerar que precisará de ações importante para habituar a equipe com o engajamento.

Isto é, é preciso preparar os profissionais. Isso quer dizer mais do que apenas empurrar goela abaixo, é educá-los no sentido de explicar as razões pelas quais tomaram essa decisão.

Você precisa reparar na identificação com que os usuários vão ter com a ferramenta. Isso é fundamental. Lembro que quando trabalhava em um agência de publicidade, de um dia para o outro, resolveram colocar um sistema para medir a produtividade dos profissionais.

A princípio, minha experiência foi terrível por várias razões: A ferramenta não estava pronto e customizada para a necessidade de cada um, não havíamos tido qualquer treinamento ou suporte da empresa que não vendeu e ainda, os relatórios eram cheios de informações, mas não sabíamos mesclar e ser capaz de compreender qual é o mais importante.

O que temos a ver com isso?

Por isso, aqui no Moskit, enfatizamos que fazemos um CRM que é focado no vendedor. É a ferramenta que nosso próprio time utiliza. Além de deixar tudo certo para utilização, nos preocupamos com deixar um time a disposição para acompanhamento. Tudo para garantir um sucesso do cliente e um onboarding com qualidade.

A paz entre vendedores, gestores e clientes é o que faz os negócios andarem bem. Se você precisa de um CRM que te ajude a entender seu mercado e a amadurecer seu time comercial, esta é sua hora de testar.