Organizações estão em constante mudança.

Algumas vezes essas mudanças são mais sutís, outras são mais drásticas e exigem um conflito maior entre as áreas e pessoas.

Nem sempre os funcionários conseguem entender tudo o que está acontecendo, mas para que tudo corra da melhor forma, o melhor é deixar todo mundo entender os motivos.

Como mudanças drásticas costumam ser feitas top-down, impostas pela direção e acatada pelo resto da empresa, o mais comum é que ninguém entenda muito bem o que está acontecendo, atrasando trabalhos, gerando conflitos e fragilizando a confiança das pessoas na gestão.

Guie todos através do futuro

Um dos passos mais importantes para que todos entendam e colaborem com as mudanças, é conseguir olhar para o futuro e entender que tudo o que está sendo feito agora tem um propósito.

Entender a direção para onde estamos indo gera união, e justifica por si só muitas das decisões. Conte exatamente como os planos estão traçados e como é a visão que a empresa tem do futuro.

Comunicação deve ser constante

É comum em muitas empresas que mudanças sejam anunciadas mas o assunto nunca mais seja colocado em pauta.

Crie formas de manter as pessoas atualizadas sobre os processos, garantindo que todo mundo está na mesma página.

É importante que essa comunicação esteja relacionada com a narrativa de futuro que foi construída e os passos que já foram anunciados. Deixar sua equipe no escuro significa perder a mão da liderança.

Dê poder de decisão aos lideres

No meio de toda a bagunça que envolve mudar, líderes precisam solicitar de seus colaboradores mudanças de postura, que aprendam novas habilidades ou alterem suas rotinas de trabalho.

Mas para que os líderes consigam guiar sua equipe, é preciso ter confiança e firmeza no processo de vendas. Precisa ser capaz de apontar direções e seguir alguns caminhos que acredita ser melhor.

Por mais que alguns líderes as vezes não tenham posições formais de liderança, garantir autonomia e poder de decisão para alguns impasses garante que tudo aconteça da forma mais eficiente e organizada possível.

Encontre formas criativas para envolver a equipe

Crie processos de feedback e colaboração para que os membros dos times assumam, em conjunto, a responsabilidade pela mudança.

Criar envolvimento, buscar opiniões e trabalhar para que todos estejam sempre por dentro do que está acontecendo não apenas facilita, mas como faz o time sentir que faz parte e é responsável pelo que está sendo construído.

Gestão de vendas

É quase impossível passar por períodos de mudança sem conflitos maiores. Gestores, diretores e líderes precisam saber guiar pessoas através dos conflitos e garantir que todos colaborem pelo resultado final.

A saída que grandes líderes tem encontrado para conduzir suas equipes não tem outra direção, é simplesmente inspirar, informar, empoderar e envolver todo mundo num único propósito.