Aumentar o número de vendas é o maior desejo de todo empreendedor, a boa notícia é que o ticket médio pode te ajudar com isso.

Quanto mais vendas uma empresa realiza, maiores são suas chances de crescer e se estabelecer no mercado.

Atualmente, técnicas para aumentar as vendas e alcançar a estabilidade financeira são alguns dos temas mais discutidos por empresários, mas, mesmo que vários desses métodos sejam extremamente eficazes, eles não funcionam sem alguns dados importantes.

Conhecer a empresa e estudar suas estatísticas é o caminho mais seguro para se atingir o próximo patamar em seu planejamento.

O comportamento do consumidor em relação aos produtos e o quanto ele está disposto a investir informa a empresa sobre como ela está sendo vista e vai além: apresenta a satisfação do cliente.

Uma forma de extrair essa informação é utilizando o Ticket Médio.

Quer saber mais sobre o que é ticket médio? Preparamos um conteúdo super completo a respeito do assunto. 

Veja a seguir: 

Nova call to action

O que é ticket médio?

O Ticket Médio é um indicador de desempenho capaz de calcular o valor gasto em média durante um determinado tempo.

Para chegar nessa média é preciso dividir o valor total gerado em determinado período de dias pelo número de clientes.  

Isso significa que quanto maior for o valor do ticket médio de cada cliente, maior o número de gastos dele na empresa e, consequentemente, maior o número de vendas.

Por que é preciso calcular essa métrica?

O ticket médio é uma métrica que pode apresentar perspectivas que vão além do preço e custo de um produto ou serviço.

É importante considerar que para que seja calculado o ticket médio, muitas informações precisam ser consideradas e estudadas, levando para a empresa benefícios que nem sempre parecem óbvios. 

Listamos alguns motivos que apontam a importância do cálculo do ticket médio, confira. 

Prever evolução do negócio 

A partir do acompanhamento e cálculo do seu ticket médio, é possível prever como será a evolução do seu negócio.

Realizando o cálculo com base no valor gasto e o número de clientes, a empresa entende como o negócio está se saindo, o volume de vendas e o valor que poderá ser arrecadado.

No entanto, isso só será possível caso o cálculo seja realizado com uma certa frequência ao dar ao responsável uma base de dados mais concisa.

Muitos métodos de forecast de vendas usam os dados do ticket médio para as previsões, por entenderem que é um dado complexo e que diz muito sobre a saúde das vendas e o futuro dos negócios.

Aqui em nosso blog já falamos sobre esse tema, ensinando como usar esse e outros dados para realizar o forecast, clique aqui e confira. 

Avaliar performance de vendas

O ticket médio é um indicador que ajuda a avaliar a performance de vendas.

Isso porque com ele é possível entender a evolução das vendas, identificar os problemas que podem ocorrer e o seu cliente em potencial.

Pode até parecer que não, mas o seu ticket médio revela muitas informações sobre a saúde das suas vendas e até mesmo sobre os seus clientes em potenciais, mas a verdade é que ele revela isso e muito mais.

Com esses dados você consegue comparar com o CAC e entender se é maior ou menor do que ele, isso que, dependendo do resultado, impactará diretamente na performance, fazendo do seu cálculo importantíssimo para a manutenção do setor e crescimento das vendas. 

Planejamento de vendas

Nenhuma venda acontece sem planejamento, nem que seja mínimo.

No entanto, quando falamos de um negócio bem estruturado, o planejamento é fundamental para os processos rodarem.

Isso porque é através do planejamento de vendas em que são planejadas as medidas estratégicas e operacionais, de curto, médio e de longo prazo, necessárias ou úteis para a venda de produtos e serviços de uma empresa.

O ticket médio é um dado importante para a execução de um planejamento de vendas, pois é através dele que a empresa consegue definir um valor para investir e ter uma noção de qual será o retorno, efetuando aquela previsão que mencionamos em tópicos anteriores. 

Veja também:

Como aumentar o ticket médio?

Um dos maiores erros ao planejar uma estratégia para aumentar seu ticket médio é focar somente no número de clientes.

Embora sejam os personagens principais de uma venda, o aumento do número de clientes nem sempre significa um ticket maior. Isto é, em alguns casos, mesmo com o aumento de volume de consumidores, um maior investimento precisa ser feito e o lucro se torna uma forma de manter a empresa.

Para melhorar o valor do ticket é preciso aumentar a quantidade de compras realizadas.

Sendo assim, o ideal é que, ao aumentar o número de clientes, a quantidade que eles compram individualmente também seja elevada.

Então, como aumentar o ticket médio? Separamos algumas dicas para você. Confira: 

Como aumentar o ticket médio?

Invista na variação de produtos

Novidades são atrativos que conseguem captar a atenção do cliente.

Se manter em uma zona de conforto fazendo “mais do mesmo” tem suas vantagens, mas uma hora até o mais fiel dos clientes se cansa e desiste.

Apresentar novidades ou se mostrar aberto para mudanças demonstra ao cliente que a empresa está ligada nas suas necessidades, disposta a melhor atendê-lo.

Mas não só.

Quando você proporciona aos clientes uma variação de produtos é possível realizar algumas ações como cross selling e up selling, isto é, venda casada ou oferecer um produto semelhante mais de maior qualidade e com um preço elevado.

Assista também:

Você pode estar se perguntando como isso funcionaria na prática, certo?

Supondo que sua empresa trabalha com materiais escolares, o cross selling pode ser feito ao oferecer ao consumidor um apontador para o lápis que ele adquiriu, e o up selling ao oferecer uma lapiseira.

Entendeu? 

Quando você fornece ao seu cliente uma variação de produtos, ele poderá não só comprar mais, mas como também aumentar o ticket ao optar por soluções com maior ticket.

Algumas dicas que vão te ajudar na hora de ampliar seus produtos e serviços são: 

  • Realizar pesquisas periódicas com clientes em relação aos produtos;
  • Estudar o nicho de mercado e os concorrentes;
  • Medir opiniões de consumidores em testes de mercado.

Melhora o seu atendimento ao cliente

Na esfera privada as mudanças também devem ocorrer, ou então corre-se o risco de tudo ficar estagnado.

Embora o estímulo precise chegar no consumidor, dois aspectos devem ser considerados: atendimento ao cliente e promoções que a loja realiza.

O vendedor com o intuito de aumentar o número de vendas — não só dele, mas da empresa no geral — tem que estar disposto a passar por mudanças.

A empresa determinada a estimular o número de vendas precisa capacitar seus colaboradores, isto é, realizar treinamentos e cursos para que eles estejam nas normas internas.

Os treinamentos conseguem desenvolver a qualidade do atendimento prestado e o melhor é que não precisam ser esporádicos, pois mudanças e melhorias podem ser feitas a qualquer momento.

Veja também:

Um bom atendimento consegue fazer com que mais clientes sejam atraídos para a empresa, isso porque esse é um dos principais requisitos de um consumidor atualmente.

Quando ele confia na empresa, ele tende a comprar mais e influenciar quem está ao seu redor a fazer o mesmo, o que não só aumenta o número de clientes, mas também de vendas, contribuindo para o aumento do ticket médio. 

Invista em promoções

Talvez a forma mais popular de estimular vendas, e o aumento do ticket médio, já que trabalha diretamente no bolso do cliente.

O consumidor é influenciado pelo tempo e dinheiro.

Quando se fala que algo está em promoção por um determinado período ou até que os estoques acabem, ele sente a necessidade de adquirir aquilo antes que perca a sua oportunidade.

Esses pequenos ajustes são chamados de gatilhos mentais e ajudam muito na hora de traçar uma estratégia de promoção.

Entenda mais sobre o que são gatilhos mentais:

Ao aliar um bom atendimento ao esforço em atrair o cliente, o estímulo de vendas se mostra uma ótima estratégia para aumentar as vendas.

Mas, atenção: a promoção precisa fazer sentido.

De nada adianta colocar todo o seu estoque em promoção visando aumentar o ticket e aumentar o número de clientes se não existe um trabalho para fidelizar de maneira que, o investimento em promoções não se torne um desfalque.

Leia também: Estratégias que podem te ajudar a fidelizar o seu cliente

É de extrema importância que durante a execução se crie mecanismos para fidelizar o consumidor, pois só assim o ticket é elevado. 

Reajuste os valores gradativamente

É comum ver empresas que visando aumentar o ticket médio elevam o preço de seus produtos e serviços de um dia para o outro e de maneira exorbitante.

Se você ainda estava se perguntando se funciona, a resposta é: NÃO!

O consumidor precisa ser comunicado e preparado para isso, mas não só, ele precisa se adaptar economicamente falando, portanto esse aumento inesperado poderá causar o reflexo oposto.

O ideal é que os valores sejam ajustados gradativamente, dessa maneira você e sua empresa conseguem seguir o mercado, continuar lucrando, aumentar o ticket médio, manter a base e atrair novos clientes.

Aprenda a calcular o ticket médio

Como já exposto, o ticket médio é uma ótima ferramenta para entender o comportamento do seu consumidor, sendo que, com base nele, é possível traçar estratégias e aumentar o número de vendas.

Mas não basta conhecer como ele funciona, é preciso saber executar o cálculo, veja os 3 passos necessários para esse cálculo: 

Como calcular seu ticket médio?

Passo 1 – Reúna os dados recentes referente às suas vendas

Já antecipamos que os dados são fundamentais para que esse cálculo aconteça, mas é necessária uma preparação.

Antes de investigar os dados de vendas é importante que um padrão seja criado, pois só assim é possível compreender e analisar se o ticket médio está subindo ou caindo, o que pode sinalizar algo positivo ou negativo.

Não precisa ser algo muito complicado, esse padrão pode ser quinzenal ou mensal. O importante é que se tenha e se faça isso no prazo estipulado.

Esse padrão é importante para que análises futuras possam ser cruzadas e resultados apontados.

Passo 2 – Separe os dados

Uma venda pode render diversos dados, mas, para realizar o cálculo do ticket médio, somente o número de clientes e o valor total de vendas serão necessários.

Então, isolar esses dois indicadores é extremamente importante para agilizar o processo.

Passo 3 – Cálculo do ticket médio

Não existe muito segredo na hora de realizar o cálculo, já que o resultado é alcançado ao dividir o valor pelo número de clientes.

TM = VT / NC

Por exemplo: uma empresa que gerou o valor total de R$3.569,00 com 89 clientes nos últimos 15 dias pode calcular seu ticket médio da seguinte forma:

TM = 3569/89

Seguindo o cálculo será possível identificar que essa empresa teve um TM = 40,10 nos últimos 15 dias.

Fique sempre atento ao cálculo e à forma que ele está sendo feito.

O ticket médio é uma arma muito útil no planejamento de vendas, então, tirar um tempinho e realizar esse procedimento pode mudar o cenário da sua empresa.

Calculadora de Ticket Médio

A fórmula do ticket médio é:

TM = VT / NC

Entenda:

  • VT: Valor Total Gerado no Período
  • NC: Número de Clientes ou Número de Contratos

Insira os valores abaixo e clique em Calcular para obter o Ticket Médio.







 

A relação da margem de lucro com o ticket médio 

Como falamos ao decorrer deste texto, o ticket médio é compreendido como um indicador que mensura a performance de vendas, usando o número de negócios e vendas para se chegar em um resultado.

Quando falamos em aumentar o ticket médio, muitas vezes um fator determinante não é considerado: a margem de lucros. 

A margem de lucros é o que sobra para a empresa após pagar as contas e realizar seus investimentos. 

Para aumentar o seu ticket médio, este indicador deve ser considerado, isso porque, muitas vezes, além de elevar o valor final, ações e estratégias também são desenvolvidas, estas que têm um custo.

Se uma empresa apenas aumenta o valor de seus produtos e não considera qual o impacto disso em sua margem de lucro, pode ser que isso se torne uma grande dor de cabeça.

Leia mais: Aprenda como reduzir custos e aumentar margem de lucros 

É preciso considerar também que a margem de lucro não é fixa, ou seja, ela se ajusta conforme a empresa cresce. Em nosso blog falamos um pouco sobre isso, vale a pena conferir.

Gerando dados necessários para esse cálculo 

Alguns empreendedores ainda são relutantes e acreditam não precisar de dados para impulsionar suas vendas.

Mas as coisas não são bem assim, os dados gerados durante o processo de vendas são jóias preciosas quando estão nas mãos certas.

Uma boa maneira de começar a gerar dados sem gastar tempo é utilizando uma ferramenta capaz de armazenar e cruzar informações de uma negociação.

O Moskit CRM não deixa nada a desejar nesse quesito, ao ser uma plataforma de fácil acesso e didática acessível, satisfazendo todos os seus usuários. Comece hoje mesmo seu teste gratuito no Moskit CRM!

Teste grátis