Não é de hoje que você notou que não só seu mercado mudou, mas que as pessoas também estão em constante mudanças. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, bem como as pessoas que você precisa gerenciar no dia-dia.

Não compramos mais baseados em produtos, mas sim no atendimento. Não nos sentimos mais felizes com o emprego apenas pelo cargo. Se o mundo mudou porque ainda empresas resistem de ter um gerenciamento de clientes que facilite entendê-lo mais?

Quando colocamos como metas aumentar o faturamento de uma empresa, temos que levar em conta também não só aumentar a nossa potência de vender, mas também se preocupar em não perder negócios por detalhes.

Vender de maneira efetiva precisa passar pelo entendimento sobre o novo comportamento das pessoas pensando claramente em renovar os modelos de negociação e remodelar processos com times e procedimentos de vendas mais tecnológicos.

Independente do tamanho, todos os negócios precisam realmente pensar sobre como atingir novos patamares e alcançar a maturidade comercial por meio de formas de crescimento possíveis e um atendimento a altura do cliente.

É possível oferecer o que o cliente deseja do jeito que ele quer e no tempo que ele precisa, mas para isso é preciso uma mentalidade de inovação. Além disso, é preciso entender alguns pontos essenciais.

Seu produto apenas como uma das opções do seu cliente

Não só a internet causou uma mudança na mentalidade e no comportamento do consumidor, mas também deu a possibilidade da concorrência realmente acontecer de maneiras livre.

Este fenômeno trouxe para o consumidor o empoderamento da escolha, a emancipação de conhecer os produtos tão bem quanto os vendedores e deu a ele a chance de encontrar as melhores oportunidades e soluções para suas dores.

A decisão de compra ficou bem mais complexa, é preciso ter um desenho clássico da jornada de compra do seu cliente para entender em que momento dela você está. Isso ajudará a não antecipar etapas ou adiantar processos durante a negociação.

Seu vendedor não pode ser apenas um intermediário

Estamos atrás de pessoas que sejam mais que um intermediário entre um produto e um cliente.

Como consumidores, queremos alguém que seja uma espécie de guia para bons resultados e que nos ajude a ter a melhor solução viável para um problema, por isso, ter aquele vendedor que apenas se comporta como alguém que está entre o dinheiro do cliente e a carteira de clientes, não atrairá essa nova demanda de consumidores.

A responsabilidade de vender não só produtos, mas marca, percepção, sentimentos, emoções e experiências fica a todo cargo de como o vendedor poderá transmitir isso de modo que o cliente perceba valor.

Nos dias de hoje, a persuasão não deve ser a única arma de um bom time, mas também a capacidade de construir e desenvolver relacionamento dentro de uma realidade de vendas mais pessoais.

Não necessariamente o cliente se tornou alguém mais exigente, mas ele entendeu que precisa de  atenção e dedicação e que isso é uma arma de negociação a seu favor. Procure entender pessoas antes de tentar vender para ela.

Não seja o vendedor chato, venda soluções

Não tem coisas mais anti-vendas do que o cliente identificar que o vendedor é aquele cara chato que fica no pé sem que haja interesse mútuo. Aprender a  dar perdido é um dos maiores ensinamentos de vendas.

Aquele perfil de vendedor que ganhava clientes no cansaço já não é mais realidade. Ser insinuante o tempo inteiro e se tornar uma espécie de propagandista não é mais um ponto positivo.

A ideia de estar numa queda de braço com cliente é enganosa. Agora, mais do que oferecer um produto, você tem que ajudar pessoas de maneira mais consultiva e acompanhada, para auxilia-las na hora de decidir a melhor solução para a necessidade delas.

Não tem mais espaço para o fechador de contratos. O foco de uma venda hoje é garantir ao cliente o sucesso como um dos seus papéis fundamentais.

Quando o cliente pensa apenas pensando na aquisição do produto ou serviço, ele se torna independente da sua orientação e quem sabe numa próxima compra ela te troque por qualquer outro produto ou serviço semelhante. Não crie apenas clientes, mas crie cases de sucesso junto dele.

Acredite, a sua melhor métrica, maneira de prospecção e argumentação de vendas será obter conquistas e os resultados juntos dos clientes. Focando nisso, temos a chance de transformar uma venda em uma rede de comunidade embaixadoras em volta do seu produto, serviço, marca ou empresa.

Não economize em relacionar-se com o cliente

Ganhar parceiros de negócio é muito mais relevante do que clientes esporádicos. A ideia de clientela parece coisa do passado, mas melhor do que vender mais é vender para sempre.

Precisamos ter em mente que pessoas compram de outras pessoas. Bons negócios dependem de construção de pontes e relacionamentos entre pessoas. Por isso, não adianta ter apenas um bom produto, mas aprender a focar numa cultura do relacionamento com o cliente, pode te ajudar a escanear um perfil mais concreto dos seus melhores clientes e tatear as suas demandas com mais facilidade e com estratégias mais assertivas.

E para que se possa hoje conquistar os decisores de uma negociação é preciso muito relacionamento de empatia, registro de dados, traquejo na hora de lidar com mercados. Uma das formas mais rápidas para conquistar isso é rendendo-se à tecnologia.

Aprenda a usar a tecnologia a favor do seu negócio

Qualquer gestor que queira resultados concretos sabe que não é possível mais ficar longe da tecnologia como ferramenta de vendas. Resultados com impacto nas vendas vem atrás dessas ferramentas e métodos que aumentam a produtividade, traz facilidades de leitura da operação comercial como um todo e deixa visível a realidade de mercado.

Além disso, investir em novas tecnologias como um CRM trazem um amadurecimento de mercado, de produto e de gestão interna. Se você precisa de  ferramentas que auxiliem no processos comerciais, que lhe traga abordagens e modos de negociações comerciais inovadores para alcançar a uma realidade mais rentável dentro do seu mercado, admita que precisa de ajuda.

Aprenda sobre como melhorar sua vendas e tire suas dúvidas sobre como gerenciar seus contatos, preparar um pipeline de vendas eficiente e identificar métodos de abordagem comercial ideal para o seu time de vendas.

Faça um teste no Moskit CRM e deixe de perder negócios conquistando uma inteligência comercial sobre seus produtos, mercado e clientes.