Sabe aquele ditado “gato escaldado tem medo de água fria”? Pois é, se tem uma coisa que a gente aprende desde cedo e é repetido durante a vida é que devemos tirar bons aprendizados a partir dos nossos erros, justamente para evitar de cometê-los novamente. Mas o que você pode aprender com os negócios perdidos?

Nas vendas cada erro pode (e costuma) significar um negócio perdido e sabemos o que acontece com uma sequência de negócios que não são fechados, tanto para um vendedor quanto para uma equipe inteira. A diferença entre vendedores campeões e vendedores que se perdem no caminho e que o primeiro grupo tenta extrair o máximo de seus erros.

Sei que você não quer se encaixar no segundo tipo de vendedor, por isso hoje trouxe as quatro principais coisas que você pode aprender a partir dos seus negócios perdidos.

#1 Entender o perfil ideal do seu cliente

A primeira lição que você deve ter é sobre quem é o seu cliente. Dependendo do seu modelo de negócio, isso pode até parecer dispensável. Porém, não saber quem compra de você é um problema e por isso é importante traçar quem é seu cliente ideal, ou seja, sua persona. Vender para o cliente errado faz com que você perca tempo e dinheiro que poderiam ser destinados para uma negociação que realmente iria render frutos e esse é um erro cometido por diversas empresas que estão patinando para conseguir estabilidade no mercado.

Conhecendo esse perfil é possível traçar objetivos mais claros, montar campanhas e direcionar seu produto de forma certeira e aumentar as chances de ter um resultado positivo. Então tenha em mente: está há muitos meses sem bater a meta? Perdeu muitos negócios seguidos?

Avalie se você não está oferecendo seu produto/serviço para o cliente errado!

#2 Planejamento é fundamental

Esse aprendizado é tão importante que é um divisor de águas para muitas equipes comerciais.

Um gestor que não planeja está sujeito a passar por situações desagradáveis que poderiam ser evitadas. Quanto mais você conseguir prever dentro de uma empresa, melhor, afinal ninguém gosta de surpresas negativas e planejar é a chave para diminuir os riscos da sua negociação.

Além do planejamento da empresa como um todo, o vendedor precisa estar bem preparado. Assim como um piloto precisa de um plano de voo para fazer uma viagem segura, um vendedor precisa ter o plano de vendas para não arriscar perder tudo no último momento.

Entender o que tem mãos, qual seu produto, é o primeiro passo para mostrar como o cliente pode se beneficiar ao negociar com você.

Nós já trouxemos um texto sobre planejamento de vendas no nosso blog. Se você quer entender mais a fundo como fazer esse trabalho tão importante para sua empresa, leia aqui.

#3 Ter as informações que são necessárias

Para entender exatamente o que aconteceu – e conseguir tirar algo disso – é preciso começar com uma análise detalhada dessa venda que foi perdida.

Você pode fazer isso começando com um estudo das informações dos atendimentos e seus históricos, o que será um trabalho muito mais preciso e fácil se você contar com um sistema de CRM.

Se perder um negócio, será possível recapitular tudo o que foi feito de interação com esse contato desde o primeiro momento e assim conseguir identificar qual foi o principal erro.

Isso te ensina o quão importante é fazer esse registro de forma correta e diária. Além do que, criando esse hábito, diminuem as chances de ter um negócio perdido!

#4 Métricas são importantes

Venda não é uma arte, algo mágico. Venda envolve estudo e por isso ter métricas consistentes é tão importante.

Para entender onde a venda saiu errado, tenha como avaliar o número de contatos recebidos que foram convertidas em leads, que então passaram para oportunidades e de oportunidades em venda, por exemplo.

Qual a porcentagem que foi passando para a próxima etapa? E quantos contatos ficaram retido e não avançaram?

A partir dessas perguntas, faça uma análise dos casos que foram ficando em cada etapa e qual foi o motivo de perda. Uma boa forma de fazer isso é por meio de um Funil de Vendas, que te entrega essa porcentagem exata.

Se você tem mais algum aprendizado para nos contar, deixa nos comentários! Compartilhe sua experiência.