Existe sempre um momento do ano quando o ânimo se esgota. Por mais que todos estejam fazendo seu trabalho, o cansaço começa a bater e o desânimo da rotina acaba afetando a disposição do time. Quando isso acontece, é interessante aplicar jogos e competições para reacender a competitividade e a produtividade do time

Afinal, períodos frios são normais. As férias ainda estão longe, e o acúmulo de estresse acaba cobrando seu preço em algum momento.

Por isso, uma boa saída para momentos assim são pequenas competições internas de vendas. Ou seja, desafios que elevem a vontade de vender e que criem  motivação  para retomar os ânimos.

Porém, como todo incentivo, é preciso ter algumas orientações em mente para não transformar algo que poderia ser bacana num estresse indesejado.

Para entender melhor o assunto e conferir dicas valiosas para aplicar em sua empresa, sugerimos que leia este artigo até o fim. Nele você vai ver:

1. Qual o objetivo da competição de venda?
2. O que é gamificação de vendas?
3. Como criar jogos e competições para a equipe de vendas?
4. 7 opções de jogos e competições de vendas
5. Como montar um time de vendas? 
6. Como formar uma equipe de vendas competente?
7. Pode dar certo, mas cuidado 

Qual o objetivo da competição de venda? 

Por mais que uma competição tenha como efeito  a ampliação dos resultados das vendas, a ideia é que ela seja vista  como uma forma de engajamento em vendas, e não apenas como uma busca por mais resultados.

Errar este objetivo pode transformar uma iniciativa de união numa guerra indireta e antiética, criando conflitos entre vendedores e atrapalhando o ambiente profissional.

Para isso, mesmo que o objetivo da competição seja aumentar algum número, os vendedores não podem ser punidos caso não o alcancem. Isso porque ter medo de não conquistar um   resultado pode gerar leads ruins, clientes insatisfeitos e aumentar a taxa de churns no futuro.

O que é gamificação de vendas?

Gamificação, ou gaming, é o nome dado à aplicação de técnicas e mecanismos de design de jogos. O objetivo desse processo de integração é aumentar o engajamento dos usuários dentro do jogo.

Em vendas, a gamificação ajuda a melhorar o engajamento do vendedor, e entender que embora o time seja composto por pessoas diferentes e únicas, existem dinâmicas comuns, isto é, metas e objetivos que podem ser estimuladas por meio dos mecanismos básicos do gaming. 

Para isso, a gamificação de vendas conta com alguns elementos específicos que, apesar de não serem regras, ajudam a direcionar e construir uma estratégia bem mais adequada.

  • Leaderboard ou Ranking: um ranking digital que permite aos vendedores a visualizarem seus resultados e os dos seus colegas.
  • Feedback em tempo real: a equipe é constantemente atualizada em tempo real sobre seu progresso.
  • Missões: as missões são as metas que a equipe deve concluir. É essencial criar um conjunto variado de missões para envolver melhor o pessoal no dia a dia.
  • Pontos: sistema de pontuação para motivar mais os colaboradores e elaborar rankings da empresa.
  • Recompensa: além dos habituais prêmios corporativos em dinheiro, com a gamificação é possível criar recompensas digitais, típicas do mundo do jogo, que visam a esfera psicológica do usuário.

Os jogos podem influenciar muito o nosso comportamento, orientando também os nossos hábitos e intervindo nas nossas decisões, o que afeta diretamente a competitividade do time. 

Os vendedores são competitivos por natureza, e fazer com que eles corram atrás dos objetivos comerciais permite que o gerente da área possa incentivar a ambição do seu time. 

Muitas vezes, não é um prêmio que motiva  o vendedor, mas o reconhecimento pelo gestor e pelos os colegas de trabalho. 

Isso pode ser ainda mais potencializado quando se utiliza um sistema que seja capaz de estimular o foco nos indicadores, tarefas e campanhas de incentivo.

Como criar jogos e competições para a equipe de vendas?

Para criar jogos e competições para a equipe de vendas, siga as seguintes dicas:

  • O foco da competição deve ser uma ação específica;
  • Pense em times;
  • Ofereça prêmios atrativos;
  • Crie jogos que não sejam muito curtos, mas também não muito longos;
  • Tenha um ranking atualizado ao fim do dia;
  • Pode dar certo, mas cuidado.

Entenda em detalhes.

O foco da competição deve ser uma ação específica

Ao pensar numa competição com vendedores, é interessante ajustá-la para corrigir alguns comportamentos onde existem dificuldades.

As ligações frias estão ruins? Está difícil agendar reuniões?

Encontre qual ponto está debilitado no desempenho do time e utilize a competição como uma maneira de modificar a forma como a atividade é tratada. Quanto mais direcionada a ação, maiores as chances da competição servir como um educativo para comportamentos futuros.

Saiba mais neste vídeo:

Pense em times

Competições individuais trazem uma rivalidade pessoal, que pode ser  transferida para fora do evento e para vida pessoal.

Assim, o ideal é que as competições sejam realizadas em pequenos times, criando um papel de cooperação e união, mais do que da rivalidade individual. Isso porque conflitos individuais podem gerar disputas que vão além do objetivo, como acusações de que estão roubando, mentiras e métodos pouco éticos.

Também é interessante criar nome para equipe de vendas, reforçando o espírito de time e a colaboração, e além disso, adiciona um toque de identidade e pertencimento. Assim, os vendedores podem se orgulhar de pertencer a uma equipe específica, criando uma cultura interna e senso de lealdade.

Ofereça prêmios atrativos 

Outra forma de engajar o sentimento de trabalho em equipe é garantir que a premiação seja feita para o time vencedor, e não sejam individuais.

Algumas ideias de premiação para vendedores incluem um jantar num restaurante legal, uma tarde livre ou um dia de paintball. Os prêmios feitos para o grupo tornam todos beneficiados com a vitória, gerando boas lembranças para que, no futuro,  outros times vejam como é importante trabalhar em equipe para vencer.

Dessa forma, prêmios que podem gerar boas fotos de lembranças e momentos divertidos para servirem de motivação futura. E claro, os prêmios devem ser bons para servirem de motivação.

Crie jogos que não sejam muito curtos, mas também não muito longos 

Uma competição rápida demais acaba não internalizando as mudanças comportamentais desejadas, acontecem na euforia e deixam as lições importantes passarem em branco.

O ideal é que seja longa o suficiente para acontecerem reviravoltas, retomadas e ações estratégicas por parte dos times, a recuperação de um resultado ruim é sempre emocionante.

Mas se forem longas demais, podem ficar chatas e cansativas, atrapalhando outros resultados importantes. O ideal é algo entre duas semanas e um mês.

Tenha um ranking atualizado ao fim do dia

Um ranking é o consolidador dos resultados. É quando a competição se torna visual e todos comparam seu desempenho. É observando os números ao fim do dia que cada equipe vai se esforçar mais e procurar novas estratégias.

A motivação durante a brincadeira é mantida e alimentada pelo ranking.

7 opções de jogos e competições de vendas 

Agora que você já sabe como isso pode ajudar, que tal conhecer algumas opções de jogos e competições de vendas para aplicar em seu time comercial? 

1. Copa do mundo de vendas

Se a sua empresa tiver um grande time comercial, esse pode ser um jogo muito interessante para despertar a competitividade de forma saudável, e ainda engajar os vendedores com a meta.

Embora possa ser realizado com times pequenos, é mais divertido aplicar esse game em grandes equipes.

Como funciona?

Entenda como fazer esse jogo em sua empresa: 

  • Fase de grupos

Separe por sorteio 16 ou 32 times, e então divida cada um em 8 grupos. Cada grupo deve ser composto por 4 times, portanto, sorteie novamente onde cada time será alocado.

Uma sugestão é separar os times por unidade, por exemplo, time 1, time 2… 

Após  feita a  separação, trace metas para os grupos, estabelecendo uma pontuação para cada ação. Assim, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. 

  • Oitavas de final 

Por ordem sequencial, é hora de começar o mata a mata, ou seja, quem perder, está fora.

Coloque os 16 times restantes para se enfrentarem em duelos pré-selecionados. Novamente, fica a critério da empresa decidir as metas . Uma dica é o número de vendas em um dia, por exemplo.

Ao final, somente 8 se classificam. 

  • Quartas de final

Os classificados devem duelar novamente, para as quatro vagas que garantirão a semifinal.

Essa etapa é bem semelhante à anterior, portanto, vale a pena utilizar as mesmas metas, ou até mesmo subir um pouco o sarrafo e desafiar ainda mais os times. 

Apenas 4 se classificam.

  • Semifinal

Bem semelhante às fases anteriores, nessa os times devem duelar por duas vagas para a final.

Aqui é interessante fazer uma série de desafios, para engajar ainda mais a vaga pela final.

  • Final

Como o nome já sugere, os dois times classificados devem disputar pela taça de campeão de vendas. 

É legal trazer um prêmio também, talvez uma viagem ou um bônus, algo que faça valer a pena o esforço. 

2. Batata quente 

Batata quente é um clássico jogo infantil que, por conter um “moral da história", pode ser adaptado para te ajudar a aumentar as vendas e engajar o time de vendas.

Como funciona?

Para jogar,  é preciso dividir sua equipe em dois times e os colocar em uma roda, intercalando uma pessoa de cada time.

Essa dinâmica é bem simples, se dividindo em 5 fases:

  1. Entregue uma caixa fechada, de preferência, embalada para alguém e peça para não abrir.
  2. Fale que na caixa tem um desafio que alguém deve cumprir.
  3. Oriente os participantes a passarem a caixa um para o outro enquanto a música toca.
  4. Quando a música parar, a pessoa que está com a caixa deve aceitar se fica ou se passa o desafio.
  5. Na caixa deve ter um mimo e uma mensagem motivacional. 

3. Acampamento de férias 

Esse jogo estimula a organização, como lidar com crises e a união do time.

Como funciona?

Divida seu time em duas equipes e dê para cada um deles um valor simbólico de 20 mil reais para planejarem um acampamento de férias. 

Nesse valor, deve ser contabilizado o orçamento total, como os custos de acomodação, deslocamento, alimentação, pagamento de funcionários e um fundo reserva para emergência.

Dê 20 minutos para que eles se planejem e anotem em um papel como será realizado esse acampamento.

Após passado o tempo, é importante informá-los que o orçamento foi reduzido para 5 mil reais e que eles devem adaptar o planejamento novamente.

Como falamos, o intuito desse jogo é estimular a organização e como a equipe lida com crises, utilizando a criatividade. 

4. Venda impossível

O jogo ‘venda impossível’ é bem simples, mas incentiva os vendedores a melhorarem o discurso de vendas e a treinar suas estratégias de vendas.

Como funciona?

Separe sua equipe em dois grupos, sendo que cada um deles deverá tentar vender para o outro um produto que, na visão deles, ninguém compraria.

O intuito é realmente fazer com que eles utilizem todos os mecanismos, ações, estratégias e argumentos para tentar convencer o grupo adversário.

Essa é uma ótima dinâmica para treinar objeções de vendas.

5. Áudio de WhatsApp 

O WhatsApp é, provavelmente, uma das ferramentas mais utilizadas por vendedores. Nós, aqui do Moskit, já falamos muito sobre isso, e indicamos até que você confira nosso artigo sobre o assunto.

Leia mais: Como vender pelo WhatsApp: dicas para faturar!

No entanto, alguns profissionais ainda têm dificuldade de lidar com a ferramenta no geral, principalmente o áudio.

Esse jogo tem o foco em desenvolver as habilidades com o WhatsApp e o discurso de vendas.

Como funciona?

Separe a sua equipe em times compostos por 1 ou 2 integrantes. Cada time deverá elaborar uma nota de áudio de cerca de 1 minuto e 20 segundos, que deve conter:

  • abordagem;
  • apresentação sobre a empresa;
  • apresentação do produto;
  • uma chamada para ação que faça o cliente experimentar.

O vencedor é o time que ganhar mais pontos. 

6. Quebra-gelo 

Esse jogo de vendas está mais focado no clima organizacional do time do que no cenário externo. Ele é perfeito para aplicar em treinamentos ou integrações.

Como funciona?

Faça um círculo e distribua uma caixa com algumas perguntas. Cada pessoa deve retirar um papel e fazer a pergunta para a pessoa sentada ao seu lado direito.

Algumas sugestões de perguntas são:

  • você tem ou teve pet? qual o nome?
  • o que você gosta de fazer em seu tempo livre?
  • qual a maior travessura que você fez quando criança?
  • qual sua cor favorita?
  • você se considera uma pessoa matinal?

7. Improviso de história

O objetivo desse jogo é explorar a criatividade e os elementos do storytelling em vendas.

Como funciona?

Coloque o nome de todas as pessoas em uma caixa e sorteie quem deve começar a história.

A pessoa deve utilizar entre 30 segundos a 1 minuto para contar sua parte. Após isso, ela deve sortear na caixa outro nome, que deve continuar de onde parou, até que todos tenham a chance de participar. 

8. Palco de concorrentes

Essa dinâmica ajuda a criar argumentos de venda para estabelecer um mapa sobre o que dizer em cada fase do processo de venda. Entenda como ela funciona:

Como montar um time de vendas?

Para montar um time de vendas, é preciso:

  • Definir os cargos necessários para o time de vendas, como representantes, gerentes de contas, pré-vendedores etc.
  • Realizar um processo de recrutamento e seleção criterioso, que visa encontrar os melhores candidatos com habilidade de negociação, comunicação, empatia e conhecimento no mercado de atuação da empresa.
  • Fornecer treinamentos para compartilhar o conhecimento do produto, técnicas de vendas e orientações dos processos internos.
  • Estabelecer metas claras, realistas, mensuráveis para a equipe, motivando o time a se manter engajado e motivado.
  • implementar um CRM para otimizar processos, organizar as atividades e melhorar a eficiência operacional.
  • incentivar a competição amigável para aumentar a produtividade e o engajamento no trabalho.

Como formar uma equipe de vendas competente?

Para formar uma equipe de vendas competente é necessário identificar talentos com habilidades interpessoais e experiência em vendas, investir em treinamento contínuo, estabelecer metas claras e garantir que todos compreendam os objetivos da empresa.

Além disso, é preciso desenvolver uma estrutura hierárquica eficaz, utilizar tecnologia, como sistemas de CRM, promover uma cultura de feedbacks construtivos e reconhecer o desempenho excepcional.

Pode dar certo, mas cuidado

Competições assim são divertidas e podem funcionar muito bem, mas por isso é importante tomar alguns cuidados. O maior deles é não transformar tudo o que precisa ser feito num novo evento.

Isso porque, se utilizadas  à exaustão, as competições podem perder seu significado e acabam se tornando inúteis.

Se você quer entender melhor como medir indicadores para organizar competições de vendas, faça um teste grátis no Moskit e enxergue suas vendas com um olhar diferente!

Teste grátis