O dia-dia da sua equipe funciona no mais alto nível de eficiência, eles são capazes de reagir de maneira ágil e veloz nas situações mais diversas. Todos entendem que, às vezes, é necessário um esforço adicional para alcançar resultados ao mesmo tempo em que assumem papéis uns dos outros habilmente caso precise, certo?

Se esta não foi uma descrição da sua equipe, é claro que você ainda precisa caminhar bastante para desenvolver as pessoas. Na verdade, mesmo que seja um novo líder ou um gerente experiente em equipes, você precisará trabalhar as pessoas.

Como gestor, você pode dar treinamentos que possam servir como suporte para as carreiras dos seus liderados. É possível ser um gestor focado em desenvolver tanto habilidades individuais como as skills de equipes.

No entanto, é preciso fazer um diagnóstico bem assertivo com ferramentas que te ajudem a entender as várias áreas de desenvolvimento que sua equipe precisa desenvolver.

Nova call to action

Diagnosticando as necessidades

Talvez essa seja a parte mais complexa de entender. É difícil desenvolver uma equipe justamente porque ali existem muitos membros com percepção e necessidades diferentes. Com isso, as necessidades de desenvolvimento de cada um pode ser diferente.

Um bom passo é revisar e atualizar as descrições de trabalho de cada um cruzando essa informações com as tarefas que normalmente cada um desempenha. É preciso também aprender a usar a tecnologia para rastrear dificuldades, no entanto, mais do que ficar analisando, converse também com as pessoa e faça questão de observar os seus comportamentos trabalhando. Este pode ser um bom indicador inicial.

Fazendo perguntas certas para si e para sua equipe

Um dos grandes erros dos gestores é acreditar que se o funcionário estiver insatisfeito como a empresa o percebe ou descontente com sua linha de performance, ele vai automaticamente informar. Não se diagnostica clima de empresa apenas com pesquisa de satisfação interna. Tem que ter feeling.

As perguntas certas podem te levar para um relacionamento mais aproximado com seu time, além de demonstrar lacunas de comunicação e fortalecer o aprendizado e o caminho do conhecimento comercial.

A nova geração de pessoas está atenta a sua evolução de habilidades, ele entende que vale a pena estar dentro de uma empresa quando ela é capaz de capacitar a sua equipe.

Criando uma cultura voltada ao desempenho

Lembre-se de instigar uma corriqueira cultura de gerenciamento de desempenho. Provoque-os a entender cada vez mais do seu mercado. Crie questões que os incentivem a desenvolver-se.

Elabore programas de crescimento que passam pela capacitação técnica e pessoal e que seja um ponto de valor das pessoas na sua empresa. Como gestor, reúna informações específicas sobre o que eles precisam para ter sucesso em seus papéis e se esforce para que eles possam sentir-se positivos em se desempenhar suas tarefas.

Escolhendo métodos de treinamento simples, direto e rápidos

Se você simplesmente não for simples, direto e rápido, terá maior dificuldade de engajar equipes em programas de capacitação e atualização de competências. Sabe aquele treinamento chato que você é obrigado a ir, mas que você realmente não aprende muita coisa? Não há mais espaço para esse tipo de interação.

É claro que alguns mercados exigem qualificações técnicas e bem detalhadas, mas lembre-se de dar preferência para a demanda que realmente sua equipe usará no dia-dia.

Depois de identificar áreas em que seus funcionários podem melhorar, tenha cuidado para que isso seja do maior interesse possível de todos. Não escolha apenas treinamentos adequado às suas necessidades, mas principalmente, as deles.

Incentivando a aprendizagem contínua

As diferentes formas de aprendizagem precisam também ser consideradas. Qual é o melhor jeito de comunicar-se com sua equipe? São vídeos? Apostilas? Treinamentos em salas? Um workshop ao ar livre? Uma palestra? Apenas uma reunião informal entre colegas? Aprenda a desenvolver métodos de comunicar-se de uma maneira pessoal, sem enrolação e formalidades e sem custar muito tempo “inútil” a ele.

Trabalhe a aprendizagem por meio da experiência, de conversas e trocas com outras pessoas e por meio de cursos de formação. É preciso a combinação das coisas. Dê às pessoas a oportunidade de usar suas habilidades necessárias, discuti-las com profissionais mais experientes e fazer com que elas queiram melhorar.

Uma das maneiras mais certeiras de desenvolver pessoas é conhecendo seu time e cada passo deles. Faça um teste gratuito no Moskit CRM e fique por dentro de como diagnosticar e criar oportunidades para crescimento do seu time.

Teste grátis