Como manter o contato e o interesse do cliente durante a pandemia

Como manter o contato e o interesse do cliente durante a pandemia

Devido a pandemia de COVID 19, o ritmo de vendas deu uma desacelerada mundo afora.

Muitos consumidores se distanciaram, e negociações, desde das que estavam prestes a serem fechada, até aquelas que ainda estavam começando a se concretizar, deram uma pausa.

Um dos maiores motivos para que esse distanciamento tenha ocorrido de forma tão expressiva, é a brecha que muitas empresas abriram ao não se atentarem em manter um vínculo com seus clientes. Saiu na frente quem conseguiu bolar uma estratégia para mantê-los por perto, apesar das dificuldades momentâneas.

Outra questão que vem pensando muito é o fato de que muitos empreendedores ainda não conseguiram adequar seus canais para essa nova demanda mercadológica. Ficando, para muito deles, uma grande questão: como criar esse vínculo o manter interesse do consumidor durante a pandemia?

Preparamos um post com algumas dicas que vão te ajudar a ficar em contato com o cliente e despertar o interesse dele.

Preparados? Vamos lá

- Produção de conteúdos e lives

Por mais que estejamos afastados do cliente, fisicamente, o contato e vínculo podem ser mantidos, inclusive, a distância é uma ótima maneira de fortalecer essa conexão.

Em tempos de pandemia uma das formas que muitas empresas encontraram de manter seus cliente por perto e atualizados sobre as tendências de mercado, foi a produção de conteúdo digital. Sendo as mídias sociais, o principal campo para disseminação do mesmo.

As redes sociais se tornaram nosso ambiente social e profissional durante esse isolamento, muitas pessoas, que ainda não tinham tanto assiduidade, passaram a utilizá-las com mais frequências.

Logo criar conteúdos que chamem a atenção do consumidor, através delas é uma escolha muito acertada, pois, apesar de estarmos isolados, o mercado continua a apresentar inovações que podem atrair a atenção dos consumidores, e sem aquele contato direto que antes ocorria, elas adotaram o papel do vendedor que nutre o cliente. Sem contar que estar presente na vida dele, mesmo que indiretamente, é um lembrete de existe uma dor, mantendo sempre o interesse dele em solucionar aquilo assim que possível.

Algo que também tem chamado muito a atenção são as lives que muitas empresas estão promovendo. Esse tipo de comunicação é muito interessante, pois neles são discutidos temas da atualidade, de diversos segmentos, de forma mais aprofundada, com a possibilidade de interação.  

Muitas vezes o cliente tem alguma dúvida pontual, mas tem vergonha de chegar e perguntar para o vendedor, ou quem está atendendo ele, através desse canal, ele se sente mais confortável em ver que assim como ele diversas outras pessoas também estão passando por aquilo. E claro, por ser mais interativo que postagens, por exemplo, existe a grande vantagem de criar uma conexão maior ali, ao falar diretamente com ele.

- E-mail

Não são só as redes sociais que podem possibilitar esse dinamismo na relação, o e-mail é uma ótima maneira de conversar com o seu cliente.

O conteúdo do e-mail, conta com a vantagem de ser mais direcionado, podendo explorar melhor determinados assuntos, já que as postagens das mídias sociais tendem a ter um conteúdo mais rapido e dinamico.

Através do e-mail é possível criar links para o seu blog, se a sua empresa tiver um, dando uma nova gama de informações para o consumidor, de maneira bem mais completa.

Entretanto alguns cuidados precisam ser tomados:

Às vezes ao enviarmos email em massa, esquecemos de personalizar a informações, como nome, dificuldade etc; para aquele cliente específico. É importante se atentar a isso.
Muitas pessoas leem os e-mails na versão mobile, é crucial que uma adaptação seja feita para facilitar a leitura.
Não esqueça de se apresentar e deixar no mínimo 3 canais de contato para aquele consumidor.

Saiba mais: 3 modelos de emails matadores para prospectar e vender mais em 2020.

- Profissionais preparados

Não adianta inovar e apresentar novas formas de consumir seu conteúdo e produto/serviço para o consumidor se os profissionais da sua empresa não estão preparados para atendê-los.

Sua equipe precisa estar muito bem alinhada para atender esse novo tipo de demanda, sendo a disponibilidade imprescindível. Muitos clientes vão procurar a empresa através dos canais digitais, e ter uma resposta rápida ou direcionamento  concreto é importante.

Se você trabalha com o Whatsapp Businesses indicamos que leia nossa postagem sobre mensagens de saudação, elas podem te ajudar nessa recepção: 5 modelos de mensagens de saudação para WhatsApp.

- Canais e ferramentas

O isolamento e distanciamento social não são sinônimos de afastamento do seu cliente. Abandoná-los sem respaldo e acompanhamento não é legal.

Se antes já era importante ser multicanal, hoje é praticamente uma forma de sobrevivência.  

Como citado no tópico anterior, o consumidor não gosta de esperar ou realizar ações complicadas para falar com alguem representante da empresa, quanto maior a disponibilidade de canais, melhores as chances dele conseguir entrar em contato.

O acompanhamento dessas negociações também são importantes, ter uma ferramenta, como o Moskit CRM, pode te ajudar a gerenciar todos seus negócios de qualquer lugar que você esteja.

Contar com um software gerencial é uma excelente maneira de controlar suas vendas, registrar e acessar informações. Sem contar que ele te permite acompanhar se a sua estratégia está funcionando. O CRM é uma das melhores maneiras de se manter atualizado, e ainda gerar oportunidades de contato com o consumidor.

Comece um teste gratuito no Moskit CRM e descubra essa e outras funcionalidades excelentes para administrar o seu negócio onde quer que você esteja.