Em um mercado repleto de tecnologias e técnicas de desenvolvimento, muitos gestores acabam se esquecendo de que frases motivacionais para equipes de vendas são um excelente recurso para reconhecer, engajar e incentivar vendedores. 

Vamos ser sinceros: trabalhar com vendas pode ser bastante desafiador, assim como motivar o time. Contudo, não podemos subestimar o poder das palavras.

Até porque, no final do dia, somos seres humanos, e a validação de nossos iguais gera pertencimento e confiança.

Isso significa que você pode ter uma gama de ferramentas para gerar motivação, como um programa de incentivo bem estruturado e bonificações atraentes, mas sem este aspecto humanizado da gestão, pode ser difícil promover o reconhecimento e a valorização em sua equipe, que são essenciais para a alta performance dos vendedores. 

A verdade é que a motivação de vendas assertiva e que impulsiona a equipe para o seu melhor desempenho equilibra esses dois elementos: humanização e estratégia.

Para aprofundar o assunto, convidamos você a ler este guia, o qual vai te explicar como incentivar por meio de frases motivacionais para equipe de vendas, e te mostrar como aplicar outras técnicas de motivação e engajamento.

Neste artigo, você irá conferir:

  1. Qual o papel da motivação nas vendas?
  2. Os principais desafios para alcançar motivação de vendas
  3. Como motivar uma equipe de vendas?
  4. Frases motivacionais para equipes de vendas
  5. Como motivar pessoas a vender?
  6. O que motiva uma equipe de vendas?
  7. Ferramentas que contribuem para elevar a motivação de vendas

Qual o papel da motivação nas vendas?

A motivação de vendas pode fazer toda a diferença na hora de vender. Motivado, um vendedor se torna mais resiliente e se sente bem mais disposto para enfrentar longas tarefas e negociações complexas. Mais do que tudo, a motivação conta para o sucesso de uma rede de vendas.

Afinal, vender é uma atividade distinta das demais e que exige jogo de cintura dos profissionais da área. 

Isso porque são muitas as variáveis ​​que contribuem para o fechamento de um negócio, e a maioria delas não está sob o controle de quem trabalha nesse segmento.

Como efeito, os vendedores se deparam com essas variáveis e acabam se estressando por não conseguirem controlá-las. 

Esse estresse gera desmotivação e até queda da autoestima do time de vendas, prejudicando o desempenho, a produtividade do grupo e, muitas vezes, a saúde mental dos colaboradores.

Por isso, é determinante que gestores de vendas tenham um planejamento voltado para a motivação de vendas, para que seu time possa desenvolver resiliência e enfrentar suas tarefas com maior garra e força mental.

Nova call to action

Os principais desafios da motivação de vendedores

Um dos principais desafios para motivar a equipe é incentivá-los a se comunicarem com transparência, visto que a relação entre líder e liderado, muitas vezes, apresenta barreiras e anseios, por ambas as partes.

Nesse contexto, é importante que os gestores liderem pelo exemplo e deixem claro que os vendedores possuem total abertura e um espaço seguro para compartilharem suas frustrações, se houver alguma. 

Além disso, a falta de uma rotina e organização do ambiente de trabalho pode ser desmotivante para quem trabalha com vendas, afinal, ninguém gosta de ter que encarar incertezas e caos ao chegar no trabalho. 

Sem contar que uma falta de rotina de vendas pode contribuir para que o fenômeno da procrastinação se junte com a falta de motivação, piorando ainda mais a situação.

É por essa razão que um sistema de CRM é um fator importante para motivação de vendas. 

Isso porque uma ferramenta adequada permite que o processo de vendas seja estruturado, ajudando os vendedores a terem clareza sobre os próximos passos das negociações.

Sem falar que um bom CRM proporciona mais controle sobre as atividades da equipe, facilitando sua rotina e o acompanhamento de clientes por meio de notificações e agendas virtuais.

Como motivar uma equipe de vendas? 

Quer saber como motivar uma equipe de vendas? Separamos algumas dicas para você, confira a seguir:

1. Analise a rotina dos seus colaboradores

Levar o estresse da rotina de vendas para fora do escritório é desgastante, e ficar pensando em como será o dia seguinte, se vai conseguir fechar aquela venda ou bater suas metas, não ajuda os vendedores a terem o tempo necessário para descansar a  mente e o corpo.

Por isso, é preciso incentivar hobbies e atividades que atuem como uma válvula de escape para o time. 

Praticar algum esporte, ler ou cozinhar são atividades que podem aliviar a tensão da rotina.

E como todo hobby exige um certo esforço, estes acabam trazendo aprendizados importantes, como disciplina e perseverança. Aliás, os aprendizados vindos do hobby podem influenciar diretamente seu desempenho profissional.

2. Compartilhe conhecimento  

Buscar pessoas que são referência na área também é uma dica eficiente sobre como motivar uma equipe de vendas. 

Compartilhe artigos, insights de pessoas referências do seu setor e incentive os vendedores a colocarem sempre em prática. 

Todos temos algo a aprender, seja com um famoso palestrante, o líder de um time de vendas, ou mesmo nossos colegas de profissão. 

Desse modo, dividir novos conhecimentos e diferentes soluções para um mesmo problema pode ser um grande aliado na hora de motivar a equipe de vendas.

Sem contar que, ao fazer isso, os vendedores perceberão que, mais do que bons resultados, os líderes desejam que seu time se desenvolva e evolua profissionalmente, o que gera reconhecimento e valorização. 

3. Entenda seu papel como líder 

Para entender como motivar a equipe de vendas, escreva algumas razões pelas quais você faz o que faz. 

Alguns gestores acreditam que são fundamentais para desenvolver profissionais e melhorar a vida das pessoas. 

Outros podem dizer que seu papel é de entender a dor do cliente e ajudar a empresa a oferecer a melhor solução para eles. 

A chave é ser honesto. Por exemplo, dizer "estou liderando esta equipe porque acredito nestes profissionais" ou "quero ser o melhor gestor da minha empresa". 

Seja como for, saiba que seu time é a sua maior força. São os vendedores que compram suas ideias, e colocam a mão na massa para conseguir atingir os objetivos da empresa e os melhores resultados.

Valorize seu time, pois sem ele, você estará sozinho. Você pode usar frases motivacionais para equipe de vendas que reforcem isso, como: 

  • "Vocês são o alicerce do nosso sucesso. Sua dedicação e paixão pelas vendas não passam despercebidos. Valorizo profundamente cada membro desta equipe extraordinária!”;
  • “Saibam que sua contribuição é inestimável, e estamos comprometidos em valorizá-los e apoiá-los em cada etapa da jornada."

Leia mais: Frases para vendas: 14 melhores frases para vender

4. Alinhe as expectativas com os vendedores 

Às vezes, a falta de motivação de vendas está ligada a tarefas que você delegou, e que não eram exatamente parte da função dos vendedores.

Também pode ser que você tenha definido metas muito altas e pouco realistas.

Nesses casos, o vendedor ainda é cobrado e se sente desmotivado e ressentido. 

Por essa razão, é preciso definir melhor sua carga de trabalho dos vendedores e estabelecer tarefas mais coerentes, ajustando suas expectativas à realidade da empresa.

Converse com sua equipe para obter conselhos sobre metas e a quantidade de trabalho que pode ser alcançada. Em seguida, delegue novos objetivos e atividades. 

Não deixe de recompensar seus vendedores ao final de cada etapa que concluírem para o caminho dos seus objetivos.

Além das recompensas, é crucial verbalizar o reconhecimento por meio de frases motivacionais para equipes de vendas, tais como:

  • "Nossa equipe é um sucesso! Cada meta alcançada é um passo em direção ao nosso crescimento, e estamos orgulhosos de ter vocês liderando o caminho."
  • “Apesar dos obstáculos, vocês foram brilhantes! Parabéns, time, por mais uma vez terem batido suas metas!”

5. Seja flexível 

Ficar o dia todo preso em um único ambiente é desanimador e nada motivante. 

Por isso, é importante dar a liberdade para que os vendedores explorem novos ares e definam seus locais favoritos dentro do seu ambiente de trabalho, como um ponto de fuga para quando o estresse começa a tomar conta.

Ir para fora e respirar um pouco de ar natural e natureza também pode fazer toda a diferença para motivação de vendas, afinal, quebrar um pouco essa estabilidade pode motivar muito mais do que ficar queimando a cabeça com problemas que não podem ser solucionados de imediato.  

Logo, evite o microgerenciamento e incentive essa pausa, mesmo quando ela incluir dias de home office. 

Lembre-se de que essas pausas são vitais para a saúde mental dos vendedores, e sem o bem-estar físico e mental em primeiro lugar, não há como motivar uma equipe de vendas.

Inclusive, uma das frases motivacionais para a equipe de vendas é: "O cuidado com a saúde mental é primordial para atingir suas metas de vendas. Priorizem seu bem-estar, e sua determinação os levará ao sucesso!"

6. Torça pelo seu próprio sucesso do seu time

Você já perguntou aos seus vendedores quais são suas metas pessoais, suas ambições e seus desejos?

Se não, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de conectar o trabalho e o pessoal, gerando um propósito maior para as atividades de vendas.

Sente-se com seu time e faça essas perguntas. Depois, pense em como o trabalho pode ajudar os vendedores a conquistarem seus sonhos pessoais. 

Utilize esses sonhos como motivação para darem um gás extra para vender mais e sentir prazer no que estão fazendo, e não apenas executar tarefas por pura obrigação.

Mais adiante no conteúdo, separamos 15 frases motivacionais para equipe de vendas que você pode usar neste contexto.

Porém, antes, vamos continuar com mais dicas sobre como motivar uma equipe de vendas.

7. Otimize o trabalho dos vendedores

Os vendedores costumam adiar o trabalho administrativo porque os afasta da venda. 

Não à toa, afinal, sua renda está atrelada aos resultados de vendas, porém, estima-se que os vendedores gastem apenas 35,2% de seu tempo vendendo.

Ou seja, a maior parte do seu tempo é investido em atividades que não estão relacionada às vendas, como:

  • preenchimento de relatórios e registro das vendas;
  • atualização de informações;
  • organização de documentos;
  • acompanhamento de burocracias no pós-vendas.

Para evitar que os vendedores desperdicem tempo com tarefas como essa, principalmente as que estão relacionadas ao tratamento de informações e documentos, é importante contar com um sistema de CRM.

A implantação de um sistema de gestão os ajudará a terem o seu trabalho otimizado e a focar no que realmente importa: vender.

8. Incentive o compartilhamento das preocupações entre o time

Nem sempre sua família e amigos entendem as dificuldades de quem trabalha com vendas. Apesar disso, há pessoas em sua vida que vão entender, porque elas mesmas também trabalham na área. 

Nesse sentido, outra dica importante sobre como motivar uma equipe de vendas é incentivar a conexão do time, fazendo com que compartilhem suas preocupações e percepções.

Isso pode fortalecer ainda mais a equipe e permitir que eles também compartilhem algumas com você. 

Tirar essas histórias positivas ou negativas do peito não apenas acalma a mente dos vendedores, mas também os ajuda a aprender com seus erros de vendas. 

9. Seja otimista 

Trabalhar com vendas é uma verdadeira montanha russa em que se passa altos e baixos. Certamente haverá muito mais dias desafiadores do que dias bons, mas os dias bons são ótimos!

Você deve deixar claro para os vendedores que precisam ser fortes e pacientes, pois um bom dia acabará chegando. 

Em contrapartida, o excesso de positividade pode ser tóxico e transmitir a ideia de que as preocupações dos vendedores não estão sendo realmente consideradas.

É fundamental ouvir atentamente e reconhecer as frustrações dos vendedores, mas é preciso ser otimista na medida certa, oferecendo uma saída para o seu time.

10. Desenvolva um plano de carreira, e mas reavalie com frequência

Nenhum profissional se sente motivado em uma empresa que não lhe oferece espaço para crescer e se desenvolver.

Nesse contexto, a falta de um plano de carreira bem estruturado pode ser o ponto mais frustrante sobre vendas, já que o vendedor se vê altamente dedicado para bater suas metas, mas sem a perspectiva de evolução.

É sua obrigação, como gestor, criar um planejamento de carreira junto à sua equipe.

Considere os objetivos pessoais de cada um, perguntando sobre os cargos que desejam conquistar, e até mesmo os salários que pretendem receber.

Isso fornecerá ao time mais segurança e mais clareza sobre o seu próprio crescimento, o que é determinante para a motivação de vendas.

Nem sempre nossos planos são os melhores possíveis e fornecem resultados satisfatórios. Trocar ideias com seu líder de vendas ou colegas sobre como um cenário pode mudar é muito útil.

Reavaliar os planos é importante para não se frustrar e deixar com que a motivação caia. Sem contar que mudanças sempre dão ânimo e a cada mudança que você faz, mais perto você fica de realizar seus objetivos.

Frases motivacionais para equipes de vendas

Que tal uma ajudinha com as palavras? Separamos 15 frases motivacionais para equipe de vendas que podem te ajudar a aumentar o engajamento do seu time. Confira!

  1. "O desafio é o que torna as vendas emocionantes. Vamos abraçar cada obstáculo, superá-los, e aprender com eles."
  2. “Nossa força está na capacidade de adaptação. Esteja disposto a evoluir e inovar."
  3. "Vendas de sucesso não são acidentais, são resultado de dedicação e estratégia."
  4. "Cada venda fechada é uma vitória, e devemos celebrar cada objetivo conquistado juntos."
  5. "Mantenha seu foco nas metas, não nas barreiras. Você é capaz de superá-las."
  6. "O sucesso não é o destino, é a jornada. Devemos continuar no caminho da excelência."
  7. "Você é mais capaz e habilidoso do que pensa. Acredite em si mesmo e venda com confiança."
  8. "Não tenha medo de metas desafiadoras; tenha medo de não tentar alcançá-las."
  9. "As vendas têm altos e baixos, mas meu compromisso como gestor permanece constante. Contem comigo para o que precisarem!"
  10. "Clientes satisfeitos não apenas compram novamente, eles também recomendam. Vamos criar experiências memoráveis!"
  11. "Metas são diretrizes, não amarras. A adaptação é parte essencial do nosso sucesso."
  12. "Cada dia é uma oportunidade para aprender algo novo. Vamos evoluir e nos abrir para novas experiências profissionais."
  13. "Pode ser um processo difícil, mas o trabalho e a dedicação trazem recompensas."
  14. "As vendas são um trabalho de equipe. Vamos apoiar uns aos outros para alcançar nossos objetivos."
  15. "As reclamações dos clientes são oportunidades de aprimoramento. Vamos tratá-las com atenção e não desanimar.”

Tome nota das frases motivacionais para equipe de vendas que citamos e adapte-as e use-as sempre que precisar!

Como motivar pessoas a vender?

Para motivar pessoas a vender é preciso apresentar um objetivo claro que conecte a venda a conquistas maiores, como os objetivos estratégicos de uma empresa. Além disso, é primordial celebrar cada conquista, seja depois de qualificar um potencial cliente ou fechar uma venda.

As recompensas também não podem ficar de fora. Quando uma venda for conquistada, é necessário fornecer comissões, prêmios, e outras recompensas financeiras que estão ligadas diretamente ao desempenho.

O que motiva uma equipe de vendas?

O que motiva uma equipe e vendas, em síntese, é o conjunto e o equilíbrio dos pontos citados abaixo:

  • recompensas financeiras;
  • reconhecimento e valorização;
  • pertencimento;
  • desenvolvimento de carreira;
  • paixão pelo produto/serviço/marca;
  • treinamento contínuo.

Ferramentas que contribuem para elevar a motivação de vendas

Ter a certeza de que pelo menos uma parte de suas vendas está segura e encaminhada, e de que você não terá que se estressar com detalhes e atividades que podem ser automatizadas, sem dúvida é uma motivação a mais.

Como falamos anteriormente, por meio de ferramentas como o CRM, também é possível acompanhar o seu desempenho e motivar a equipe ainda mais para melhorar os pontos fracos e manter os bons resultados.

Se você acredita que ferramentas podem te ajudar a se motivar e melhorar sua produtividade, conheça o Moskit CRM  por meio de um teste totalmente gratuito!

Teste grátis Moskit