Manter-se motivado com um mercado acirrado e instável, como alguns podem ser, é um grande desafio.

Some a isso o fato de que às vezes, por mais desenhado que o seu processo seja, você faz ligações o dia todo e não consegue bons resultados, não consegue contato com o cliente, encontra leads desqualificados e com dezenas de objeções, dando a impressão de que os seus esforços não estão gerando frutos.

Trabalhar com vendas pode ser esgotante, e manter-se motivado é um verdadeiro desafio. É comum sentir que se está patinando sem sair do lugar, por isso motivação é um assunto sério para quem tem uma rotina tão intensa. 

Levando em consideração a necessidade e importância da motivação, preparamos um conteúdo completo que vai te explicar como se manter motivado para vender, mesmo quando tudo parece perdido.

  1. Qual o papel da motivação nas vendas?
  2. Os principais desafios para se manter motivado
  3. Como se manter motivado para vender?
  4. Ferramentas que contribuem para elevar a motivação

Qual o papel da motivação nas vendas?

Muitas pessoas subestimam o poder da motivação na rotina diária do vendedor.

A motivação pode fazer toda a diferença na hora de vender, um vendedor motivado se sente bem mais disposto para enfrentar longas tarefas e negociações complicadas. Mais do que qualquer outra coisa, a motivação conta para o sucesso de uma rede de vendas.

Vender é uma atividade distinta das demais, onde se verifica uma série de fatores dificilmente previsíveis. São muitas as variáveis ​​que contribuem para o alcance do objetivo, mas que não estão sob o controle de quem trabalha nessa área.

Todos os dias os vendedores se deparam com essas variáveis e acabam se estressando por não conseguirem controlá-las. Esse estresse gera desmotivação e até queda da autoestima do time de vendas, prejudicando o desempenho e a produtividade do grupo.

Por isso, é muito importante se manter motivado, para que se possa enfrentar suas tarefas com maior garra e força mental.

Os principais desafios para se manter motivado

Se manter motivado pode ser complicado, ainda mais com tantos empecilhos e variáveis negativas. 

Um dos principais desafios para se manter motivado é conseguir se manter focado, visto que, quando se perde o foco, você fica mais propenso a deixar que pequenos detalhes te afetem e façam com que sua motivação seja afetada.

A falta de uma rotina e organização do ambiente de trabalho também pode ser desmotivante para quem trabalha com vendas, afinal, ninguém gosta de ter que encarar incertezas e caos ao chegar no trabalho. 

Sem contar que uma falta de rotina de vendas pode contribuir para que o fenômeno da procrastinação se junte com a falta de motivação, piorando ainda mais a situação.

Outro grande desafio é a própria equipe de vendas.

Quando todos não estão sintonizados no mesmo ritmo pode ser difícil se manter motivado, uma vez que seus colegas muitas vezes não estão no mesmo clima que você, e a motivação tende a ser um fenômeno que facilmente é minado pela negatividade e tensão que cerca os que estão ao redor. 

Como se manter motivado para vender?

Quando você chega no seu escritório pela manhã, abre seu CRM e vê 50 atividades pendentes logo no começo do dia, já sente um desânimo?

Deparar-se com esta situação, sem saber por onde começar ou sem entender o que você ou sua empresa podem tirar de tudo isso é um reflexo de que você não encontrou ainda a motivação certa para vender.

Mas então, quer saber como encontrar essa motivação? Separamos algumas dicas para você, confira a seguir:

1. Analise sua rotina

Mesmo você gostando muito do seu trabalho, levar o estresse do dia-a-dia de vendas para fora do seu escritório pode ser desgastante, e ficar pensando em como será o dia seguinte, se vai conseguir fechar aquela venda ou bater suas metas, você não dá o tempo necessário para descansar a sua mente e seu corpo.

Invista em hobbies e atividades que funcionam como uma válvula de escape

Praticar algum esporte, ler ou cozinhar são atividades que podem aliviar a tensão da rotina.

E como todo hobby exige um certo esforço, estes acabam trazendo aprendizados importantes, como disciplina e perseverança. Aliás, os aprendizados vindos do seu hobby podem influenciar diretamente seu desempenho profissional.

2. Se espelhe em exemplos positivos 

Buscar pessoas que são referência na área também é um método muito eficiente para se manter motivado. 

Leia artigos, busque conhecer mais sobre a visão dos maiores ícones do seu ramo e coloque sempre em prática. Faça perguntas para si mesmo: 

  • Como posso melhorar o que venho fazendo? 
  • Quem é o maior especialista neste assunto, e como posso aprender mais com essa pessoa?

Todos temos algo a aprender, seja com um famoso palestrante, o líder de um time de vendas, ou mesmo nossos colegas de profissão. Buscar novos conhecimentos e diferentes soluções para um mesmo problema pode ser um grande aliado na hora de buscar motivação profissional.

3. Entenda seu papel como vendedor

Para recuperar o foco e a motivação, escreva algumas razões pelas quais você faz o que faz. Alguns vendedores acreditam que são fundamentais para fornecer um produto ou serviço que melhora a vida das pessoas. 

Outros podem dizer que seu papel é de entender a dor do cliente e oferecer a melhor solução para eles. Para muitos vendedores, é para crescer profissionalmente. Já para outros é o desafio de vender.

A chave é ser honesto. Por exemplo, dizer "estou vendendo este produto porque acredito nele" ou "quero ser o melhor vendedor da minha empresa". 

Em seguida, concentre-se no que você realmente precisa fazer para alcançar esses objetivos e para se motivar.

4. Determine o que você consegue ou não fazer

Às vezes sua falta de motivação está ligada a tarefas que você assumiu, e que não eram sua função, ou metas pessoais muito altas que você mesmo estabeleceu.

Nesse caso, o trabalho ainda terá que ser feito, mas você fica desmotivado e fica ressentido. Defina melhor sua carga de trabalho, e ajuste suas expectativas a sua realidade.

Converse com seu chefe ou colegas de trabalho para obter conselhos sobre metas realistas e a quantidade de trabalho que pode ser alcançada. Em seguida, reinicie sua realidade. Recompense-se ao final de cada etapa que você concluir para o caminho das suas metas.

5. Não fique preso a cadeira do seu escritório

Ficar o dia todo preso em um único ambiente é desanimador e nada motivante. Por isso, é importante explorar novos ares e definir seus locais favoritos dentro do seu ambiente de trabalho, eles podem ser um ponto de fuga para quando o estresse começa a tomar conta.

Ir para fora e explorar um pouco de ar natural e natureza também pode fazer toda a diferença para te motivar, afinal quebrar um pouco essa estabilidade pode motivar muito mais do que ficar queimando a cabeça com problemas que não podem ser solucionados de imediato.  

6. Torça pelo seu próprio sucesso 

Você não precisa torcer em voz alta, mas um mantra pessoal entoado repetidamente internamente pode ajudá-lo a se animar. 

Ser positivo consigo mesmo e interagir de maneira positiva com as pessoas ao seu redor, gera entusiasmo, energia e confiança. 

Não estamos dizendo para você passar toda a sua carga de trabalho fazendo brincadeiras e piadinhas, mas às vezes quebrar o clima tenso pode te motivar mais do que apenas ficar sentado enquanto deixa a pressão tomar conta.

Acredite em você e repita para si mesmo que é capaz e que consegue lidar com todas as variáveis que você é exposto diariamente. 

7. Sonhe

A maioria dos vendedores “sonha” com o sucesso e conquistas financeiras, profissionais e pessoais que desejam alcançar, mas poucos fazem algo para 

tornar o sonho real.

Sonhe com o que você almeja e faça o possível para que se realize. Utilizar esses sonhos como motivação pode te dar um gás extra para vender mais e sentir prazer no que está fazendo, e não apenas executar tarefas por pura obrigação.

8. Defina uma ordem de trabalho

Os vendedores costumam adiar o trabalho administrativo porque os afasta da venda. Mas esse trabalho que você adiou pode ajudar a reacender sua motivação, porque você pode realizar muito e, finalmente, sentir que está sendo produtivo novamente.

É até mesmo interessante escalonar uma ordem de trabalho em que se altera a ordem de atividade mais voltadas para administração e funções como abordagem, reuniões e emails.

Fazendo isso você sente que essas tarefas secundárias que acabam sendo deixadas de lado e se acumulando ficam fora do caminho, e você se sente motivado para começar algo grande.

9. Foque em outras atividades

Dê a si mesmo permissão para se afastar do que quer que esteja atrapalhando sua motivação: vá para a academia; leia um livro.

Mas tenha em mente: a alternativa deve ser algo que valha a pena - algo que ajude sua mente, corpo ou carreira. Não se trata apenas de evitar ou pular o trabalho real.

Mas cuidado, essa tática não deve ser usada com frequência e nunca deve ser a primeira escolha. Tente trabalhar em outras alternativas antes de recorrer a ela.

10. Fique próximo a pessoas que te motivam

Cerque-se de outras pessoas motivadas, que estão trabalhando arduamente para atingir seus objetivos.

Podem ser colegas que o inspiram (seja por meio de competição amigável ou impulso natural). Ou talvez sejam amigos que pensam como você com quem você se encontra no almoço ou depois do trabalho.

  • Quem acabou de realizar algo grande? 
  • Quem está sempre motivado? 
  • Qual amigo é metódico e bem-sucedido?

Fique perto dessas pessoas, faça perguntas e deixe o entusiasmo delas passar para você.

11. Compartilhe suas preocupações com seu time

Nem sempre sua família ou amigos entendem as dificuldades de quem trabalha com vendas. Mas, há algumas pessoas em sua vida que vão entender, porque elas mesmas também estão em vendas.

Compartilhe suas preocupações e percepções com eles, isso pode te engrandecer ainda mais e permitir que eles também compartilhem algumas com você. Tirar essas histórias positivas ou negativas do peito não apenas acalma sua mente, mas também o ajuda a aprender com seus erros de vendas. 

Você é forçado a ouvir como seu amigo faria de forma diferente, mas também perceberá o que poderia ter feito de forma diferente por conta própria. Este exercício o manterá alerta e renovado o tempo todo.

12. Seja otimista 

Trabalhar com vendas é uma verdadeira montanha russa em que se passa altos e baixos. Haverá muito mais dias ruins do que dias bons, mas os dias bons são ótimos!

É fácil ficar desanimado por causa de todos os altos e baixos. Você precisa ser forte e paciente porque o seu bom dia acabará chegando. Isso igualará todos os outros dias ruins.

Psicologicamente, estamos programados para lembrar mais de nossas perdas do que de nossas vitórias. Você precisa se forçar a pensar de forma diferente e positiva. Portanto, sempre que você entra em uma reunião com um cliente em potencial, seja otimista.

13. Trabalhe duro para obter resultados

Você pode desenvolver sua motivação obtendo resultados. Quanto mais você trabalhar, mais resultados obterá e quanto mais resultados obter, mais motivado ficará para obter mais resultados.

14. Faça planos, mas reavalie com frequência

Nem sempre seus planos são os melhores possíveis e fornecem resultados satisfatórios. Você precisa esperar o melhor e se preparar para o pior. Trocar ideias com seu líder de vendas ou colegas sobre como um cenário pode mudar é muito útil.

Reavaliar os planos é importante para não se frustrar e deixar com que a motivação caia. Sem contar que mudanças sempre dão ânimo e a cada mudança que você faz, mais perto você fica de realizar seus objetivos.

Ferramentas que contribuem para elevar a motivação

Não citamos anteriormente, mas a verdade é que contar com algumas ferramentas para organizar de forma estratégica processos e dados relacionados a venda pode ser extremamente motivador.

Ter a certeza de que pelo menos uma parte de suas vendas estão seguras e encaminhadas, e de que você não terá que se estressar com detalhes e atividades que podem ser automatizadas, sem dúvida é uma motivação a mais.

Através de ferramentas, como o CRM, também é possível acompanhar o seu desempenho e se motivar ainda mais para melhorar os pontos fracos e manter os bons resultados.

Saber o que pode ser melhorado e quais estratégias e técnicas funcionaram é uma motivação para melhorar e vender ainda mais.

Se você acredita que ferramentas podem te ajudar a se motivar e melhorar sua produtividade, o Moskit CRM pode ser a escolha certa para você. Clique aqui e comece seu teste gratuito.