A rotina do vendedor é repleta de cobranças e metas a serem batidas, logo é inevitável que hajam dias realmente estressantes.

Infelizmente o estresse não é algo que conseguimos ignorar, e ao terminar o dia de trabalho é bem provável que ele nos seguirá até em casa, acarretando em graves problemas de saúde e atrapalhando a qualidade de vida de quem sofre dessa doença.

Apesar de não existir uma maneira de desligar o estresse, algumas atitudes que tomamos após deixar o escritório podem ajudar a relaxar e amenizar a sensação dele.

Conheça ações para relaxar após um dia estressante de trabalho

Meditação

Uma das maneiras mais eficazes para diminuir o estresse, são exercícios que trabalham o controle da sua respiração e foco. A meditação é uma das técnicas mais conhecidas para isso, ela busca ajudar o indivíduo a liberar sua mente e focar mais no momento, logo se torna uma excelente opção para para quem procura melhorar a qualidade de vida e diminuir o estresse do trabalho.

Uma das vantagens da meditação é que ela pode ser feita dentro de sua própria casa, tudo o que você precisa é de um lugar calmo e confortável. Existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar você a realizar essa atividade.

Estabelecer uma rotina sólida

Muitas pessoas acreditam que uma rotina é somente distribuir tarefas ao decorrer do dia e realizá-las conforme a necessidade, só que a falta de uma organização adequada pode ser mais uma causa para o estresse do trabalho atrapalhar a vida pessoal.

Chegar em casa estressado e não saber por onde começar a se reorganizar, acarreta mais nervosismo e pode até contribuir para que um ciclo vicioso de procrastinação comece.

Determine o horário das suas refeições, das suas atividades de lazer etc;

Tenha um hobby

Algumas atividades podem contribuir para que nossa mente fique livre de toda a pressão e aconteça um relaxamento quase que instantâneo.

Tente buscar o que te faz bem e que te traz uma sensação de calma e alívio, às vezes pode ser exercícios físicos ou leitura, independentemente do que for, encontrar um hobby é uma boa maneira para relaxar.

Cuide da sua alimentação e evite excessos

Alguns hábitos que temos no trabalho podem contribuir para o aumento do estresse, um deles é o alto consumo de cafeína.

A cafeína contribui para o aumento do ritmo cardíaco e pressão arterial, estes que estão diretamente ligados aos sintomas do estresse. É importante beber bastante água e substituir tudo aquilo que é prejudicial e influência no aumento do estresse, por alimentos mais saudáveis.

Deixe os problemas na empresa

Com a pandemia muitas empresas passaram a adotar o home office e desligar e as rotinas passaram a se misturar e complicar um pouco essa separação.

Recentemente abordamos o trabalho remoto aqui no blog em uma série de postagens que entre várias outras dicas, mostra para você, vendedor, como lidar bem com essa divisão. Saiba mais em: A rotina matinal do vendedor - Moskit no Home office #2.

Mas e quem continua trabalhando em escritório?

Usualmente o mais indicado é realizar uma espécie de "organização mental" em que os problemas de estresse causados no ambiente profissional são deixados lá. Isso colabora para que você não passe as próximas horas ansioso pensando no que te espera, aumentando sua ansiedade  e estresse.

Como prevenir o estresse nas vendas?

Você nunca sabe quando terá um dia ruim e estressante, por isso é sempre bom aprender a lidar com os fatores que podem levar você a ter um dia totalmente estressante.

Quem trabalha com vendas precisa entender que a cobrança e pressão são inevitáveis, sendo assim criar mecanismos que ajudam a trabalhar com eles é uma ótima maneira de evitar que tudo se torne uma grande bola de neve e o estresse seja uma constante.

Antes de começar a prevenção é preciso primeiro identificar qual ou quais funções que mais causam estresse. Temos a tendência de pensar que só porque o dia foi estressante todas as atividades que realizamos também foram, mas isso não é verdade.

Existem pequenos detalhes que estimulam o aparecimento do estresse, e saber quais são eles é o ponto chave para criar ações que ajudam combatê-los.

Claro que somente isso não basta, o vendedor precisa se organizar e ter um ritmo de trabalho em que se sinta confortável. Quando não existe uma ordem e tudo é bagunçado, as chances desse profissional se tornar vítima de estresse no ambiente de trabalho são altas.

O vendedor, por exemplo, tem um excelente aliado nesse quesito: o CRM.

O Moskit CRM, além de promover um aumento da produtividade, é uma ferramenta que permite que ele se organize de acordo com suas atividades, permitindo o acompanhamento e registro de informações.

Isso faz com que o representante de vendas consiga ter mais controle sobre as operações, evitando que pequenos detalhes causem estresse.

Faça um teste gratuito em nossa ferramenta.