Como renegociar com o cliente?

Como renegociar com o cliente?

Por maiores que sejam nossos esforços para se adequar às condições e expectativas dos clientes, nem sempre os termos da negociação os agradam e eles acabam desistindo.

A verdade é que nós buscamos um acordo, negociamos os termos, colocamos todo esse esforço e fazemos de tudo para que os clientes fechem negócio, mas às vezes no fim descobrimos que as condições não são mais tão boas para eles.

Esse é um momento de desespero, pois sentimos que todos nosso empenho foi jogado fora.

A boa notícia é que nem sempre o negócio está totalmente perdido, é possível reverter a situação ao renegociar com o cliente e entender quais exigências que eles querem que sejam cumpridas para que então se negocie novamente.

Se você já passou por situações como essas e não soube como agir, preparamos um post que pode te ajudar a renegociar com o cliente da melhor maneira possível.

Quando renegociar com o cliente?

Por mais que muitas vezes nosso lema seja não perder nenhuma venda, nem todas as condições que os clientes propõem valem a pena para a empresa.

A venda precisa ser lucrativa para os dois lados, a partir do momento em que um dos lados se sente prejudicado, os termos precisam ser repensados para entender se ainda vale a pena prosseguir ou não.

Outro ponto que precisa ser levado em conta na hora de cogitar uma renegociação é que não vale a pena fechar um negócio com um cliente insatisfeito, já que apesar dele aceitar no momento, a probabilidade do consumidor voltar atrás e cancelar é muito maior.

Sendo assim, renegociar com o cliente vira uma opção quando ele tem algo a oferecer que vale a pena repensar os termos e condições, isto é, quando ambos os lados tem algo a ganhar e vão se sentir satisfeitos com isso.

Mas não só, muitos clientes às vezes não precisam de condições novas, mas sim de uma nova perspectiva, por isso é importante antes de tudo entender quais foram os motivos que fizeram com que o cliente não concordasse com termos.

Importante também levar em conta que nem sempre é só o cliente que não concorda, a empresa pode não estar de acordo com as condições que o consumidor colocou para adquirir a solução, e tentar renegociar também é uma opção para conquistar essa venda.

Como renegociar com o cliente? 4 dicas que vão te ajudar

1. Conheça bem as condições e o cliente

Antes de entrar em contato com o cliente ou propor novos termos para o negócio, é importante conhecer bem as condições que o consumidor não concordou e deseja renegociar.

Muitas vezes o que precisa ser renegociado são prazos ou detalhes mais fáceis ainda de serem ajustados. A verdade é que em alguns casos, você pode descobrir que não precisa renegociar, mas sim ajustar algumas expectativas dos clientes.

Mas se uma renegociação for necessária, estude e compreenda todas as razões que levaram a negociar de novo com o consumidor.

O objetivo de qualquer renegociação é que ambos os lados fiquem satisfeitos, portanto você provavelmente terá que abrir mão de algo, assim como o seu cliente.

Esse processo leva tempo, mas é extremamente importante.

2. Construa um relacionamento com o cliente

Se você conseguir com que os clientes confiem em você, eles estarão mais propensos a aceitar seus novos termos.

Para construir um relacionamento com eles, você precisa conhecê-los primeiro, descubra quem são seus consumidores e como eles se beneficiarão com a sua solução. É importante aprender sobre sua personalidade, seus gostos, problemas e necessidades.

O objetivo é encontrar pontos em comuns que possam ser usados durante a renegociação.

Ao falar com eles faça o possível para ajudá-los a ver o processo através de seus olhos.

3. Tenha uma carta na manga

É claro que seu objetivo é que a negociação saia como esperado e você consiga chegar em termos e condições que sejam benéficas para ambos os lados, mas a verdade é que nem sempre essa conversa sai como esperado e é por isso que é importante ter uma carta na manga.

Dê um desconto final, ou utilize alguns gatilhos mentais para fazer com que ele se decida. Às vezes vale a pena ir para o tudo ou nada, mas caso ele esteja irredutível tente terminar de forma amigável, pois o consumidor futuramente pode voltar a fazer negócios com a empresa.

4. Utilize um CRM

Ter um CRM pode te ajudar a renegociar com o seu cliente e chegar em termos e condições muito mais rápido. Isso porque o CRM é uma ferramenta que gerencia o relacionamento com o cliente e fornece ao vendedor diversos dados importantes sobre o negócio.

Quando se tem um CRM todas as informações acerca da negociação ficam registradas e podem ser facilmente acessadas, e como já informado anteriormente quanto mais conhecimento se tem sobre o cliente e suas condições, mais fácil fica renegociar com ele e encontrar termos que agrada ambas as partes.

Se você ainda não tem um CRM, que tal conhecer o Moskit e realizar um teste gratuito em nossa ferramenta? Clique aqui para saber mais.