Como vender através de videochamadas

Como vender através de videochamadas

Com a necessidade do isolamento social, a adaptação da nossa rotina para o ambiente doméstico foi necessário para continuarmos a realizarmos nossas atividades. Durante esse processo, as videochamadas se popularizaram, já que através delas é possível conseguir uma certa proximidade e manter o relacionamento com a pessoa que está do outro lado da tela.

No âmbito profissional, principalmente no segmento de vendas, as videochamadas já era algo recorrente, e com a troca do trabalho presencial para trabalho remoto, elas se tornaram frequentes.

Claro que, as videochamadas não são a única forma de contato com clientes, amigos e família, mas sem dúvidas elas são a maneira mais assertiva de trocar informações  e discutir assuntos importantes.

Muitas empresas vendo essa oportunidade já começaram a se adaptar para realizar esse tipo de ação via videochamada. Entretanto existem outras que ainda não conseguiram encontrar um meio de vender remotamente, ficando dois grandes questionamentos para elas: qual é a melhor maneira de vender através de chamada de vídeos e como isso pode ser feito?

A boa notícia é que nós podemos ter a resposta.

O que é vender por videochamada?

Parece meio óbvio, mas é importante definir que as vendas por vídeo ou videochamadas, são todas aquelas em que o principal veículo de contato com o consumidor, em que decisões são tomadas, são feitas a através da comunicação por vídeo.

Quais os cuidados necessários para vender por videochamada?

Embora as videoschamadas sejam o que mais se assemelha de um contato com proximidade atualmente, existem diversas limitações e cuidados que precisam ser tomados para que elas consigam atender a necessidade do consumidor e vendedor.

Veja quais são eles:

- Tempo de chamada: divergindo de uma reunião presencial, as videochamadas são limitantes no quesito tempo, isto porque, diferentemente do que estamos habituados, elas podem se tornar monótonas e cansativos em menos de 5 minutos. A dificuldade de ler bem as expressões faciais e a postura corporal dos outros integrantes da reunião, pode fazer o consumidor perder facilmente o interesse. Com isso em mente, um dos cuidados necessários para realizar uma videochamada é o tempo da reunião, tentando sempre ser sucinto e ir direto ao ponto.

- Agende com antecedência: é preciso manter uma rotina, logo, é imprescindível que todos os contatos sejam agendados previamente, vale até enviar mensagens por e-mail ou Whatsapp relembrando a data da reunião. Sem contar que isso te dá uma excelente vantagem, pois se algum imprevisto surgir, ou ele não puder comparecer, ela pode ser previamente remarcada.

- Equipamentos: ter equipamentos de qualidade é muito importante, pois quanto melhor ele conseguir te ouvir e ver, mais proximo de você ele se sentira. Isso também evita mal entendidos.

- Crie uma rotina: assim como você tem uma rotina no escritório, é importante ter uma em casa também, reserve um tempo para prospecção – se isso faz parte das suas funções –, para reuniões, responder e-mails e para realizar fechamentos.

Como vender por video chamadas?

Tendo em vista os cuidados necessários para vender utilizando videochamadas, já podemos avançar para como isso, de fato, é feito.

1 - Comece quebrando o gelo

Geralmente, quando vamos começar uma reunião com o cliente, tiramos um tempinho para perguntar como ele está, se ele conseguiu chegar com facilidade e até mesmo comentar sobre o clima.

A tecnologia, faz com que uma urgência em terminar logo surja, logo é necessário que, antes de começar uma reunião com o consumidor, um momento seja reservado para conversar com ele e ajustar o clima para o ritmo que a reunião vai tomar.

2 - Situe o cliente

A experiência adquirida ao longo dos anos, consegue fazer com que o vendedor consiga distinguir qual fase da negociação ele se encontra, claro, que ter um bom CRM colabora essa compreensão. Mas, o consumidor nem sempre sabe para que lugar aquilo está indo.

Logo, deixar bem claro quais os objetivos e o que já foi discutido, dá um norte bem significativo para como aquela reunião pode seguir.

3 - Alimente-o antes das videochamadas

As videochamadas são uma ferramenta para se discutir melhor um assunto, e como já citado anteriormente, elas podem ficar cansativas facilmente, fazendo até com que o foco principal seja desviado e a negociação se prolongue mais do que o necessário.

Antes de ter esse contato visual com o seu cliente, envie mensagens e e-mails para que ele se inteire do assunto. Abra canais para que ele solucione dúvidas que ele pode ter entre uma chamada e outra.

Isso, além de ajudar a potencializar o tempo das videochamadas, te aproxima mais dele.

4 - Prepare um bom material de apresentação

Quase todos canais para videochamadas já contam com a opção de compartilhamento de tela. Eles são muito interessantes e podem enriquecer a reunião, visto que eles são uma das maneiras que podem ser utilizados para atrair um pouco mais da atenção do cliente.

Geralmente quando se quer apresentar um conceito, um case de sucesso ou até mesmo alguns resultados/previsões, é necessário ter um material que cumpra com esse objetivo.

Pensando nisso, olhe para a situação do seu cliente, quais as necessidades e dúvidas mais recorrentes que ele tem.

Aqui no blog, temos um post no qual abordamos esse tema e explicamos como isso pode ser feito. Saiba mais em: Sirva uma boa apresentação de vendas

5 - Abra oportunidades para ele falar

Por estarmos atrás de uma tela do computador, muita vezes temos a percepção de que estamos falando sozinhos, e não percebemos que a pessoa do outro lado também quer se comunicar.

Sendo assim, sempre deixe espaços para que a outra pessoa se expresse, faça perguntas durante sua fala, tente a deixar confortável e inclusa naquela reunião.

Não venda sozinho, isso pode complicar sua vida

Estamos em um processo de adaptação, e muitas vezes sentimos que estamos falhando, e isso é normal.

Entretanto o que não deve ser feito é carregar essa carga sozinho, e deixar que situações que poderiam ser resolvidas facilmente se tornem um problema recorrente.

O vendedor em home office, muitas vezes perde grandes oportunidades de negócio por não ter uma ferramenta adequada que trabalha como uma parceira dele, e em momento como esse, é importante ter ao seu dispor os melhores produtos e serviços.

O Moskit CRM, é uma ótima opção para quem busca dar continuidade no setor comercial mesmo de longe, já que ele é um software de fácil utilização que não necessita de instalação, podendo ser levado para onde quer que o vendedor esteja.

Sem contar que está repleto de funcionalidades que colaboram para a organização das vendas a distância, proporcionando agendamento, registro e até acompanhamento das negociações.

Então não perca tempo e comece hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.