Ser responsável por uma equipe pode ser bastante inspirador e recompensador, mas também bastante exaustivo se você não utiliza determinadas facilidades do dia-dia para engajar equipes e fazê-los participar.

O cotidiano corrido e muito atarefado pode deixar pouco tempo para que líderes possam fazer uma análise mais apurada de cada membro da sua equipe e garantir com que cada um se mantenha produtivo, motivado, criativo e tenha um crescimento sadio dentro dos seus objetivos e metas de negócio.

Ser capaz de gerar o senso de equipe é uma das dificuldades mais convencionais dentro dos times. Aquele discurso de vestir a camisa já é ultrapassado, metaforicamente, os integrantes de times querem sentir que as camisas os servem bem e tem uma estampa condizente com o que eles acreditam.

Gestão de vendas

O segredo é fornecer para sua equipe um sistema integral de suporte que seja capaz de gerenciar seus clientes, criar bons canais, gerir oportunidades, mensurar resultados e garantir um feedback que o ajude a crescer.

O resultado disso se vê em desenvolver responsabilidades individuais e coletivas, transmitir confiança em uma abordagem menos hierárquica, mas ao mesmo tempo emancipadora o suficiente.

via GIPHY

Não crie ambiente fake, seja transparente

Um ambiente de trabalho e ter os processos sempre diante de uma lente transparente é capaz de dialogar melhor com sua equipe. Não só porque torna tudo mais confiáveis e responsável, mas porque desempenha uma linguagem mais direta e criativa.

Tratar tudo com mais clareza ajuda a desenvolver um sentimento de respeito mútuo entre os membros da equipe e os líderes dela. Faça questão de ter a comunicação mais aberta e consistente possível, para que quando estiverem em seus locais de trabalho tudo seja autêntico.

Com essa mentalidade, todos podem sentir-se mais seguros em suas posições. Se você pede para alguém da sua equipe uma sugestão de ideia, mas não possui liberdade para que ela seja realmente quem ela é, certamente ela vai acabar por tornar-se com o tempo uma pessoa que faz apenas o mediano por medo de inovar.

Agora, se os membros da equipe se sentem mais livres para contribuir com ideias e sugestões sem ter um ambiente criado, vemos os resultados diretos em produtividade e criatividade.

Não tem como uma empresa aprender, crescer e ter sucesso se as pessoas tiverem medo de serem elas mesmas, expressar suas opiniões e mostrar genuinamente com o que se importam.

Ambientes fakes, gerados por “uma sensação de falta de naturalidade” faz com que as pessoas sintam-se parte de algo mentiroso. O engajamento vai lá para baixo. Insira as pessoas nas ideias, e os faça sentir-se necessários e valorizados.

Você ganha respeito, produtividade e lealdade.Eles ganham motivação e engajamento.

via GIPHY

Faça todos enxergarem o processo

O sentimento de equipe só amadurece quando todos são capazes de ver o processo inteiro. É tendo a dimensão do todo que cada um sabe exatamente a importância da sua participação.

Equipes de alto desempenho são capazes de ter uma dimensão total do projeto. Ser eficaz depende do quanto a equipe percebe seu papel nos projetos. Uma visão geral dos projetos traz a noção da responsabilidade. Se todos os membros puderem ter um alto nível de visibilidade tendem a entender o senso de incumbência.

É claro que existe níveis de visibilidade para cada tarefa dentro de projetos, mas o processo precisa estar claro na mente de todos. Isso também permite com que membros da mesma ou de diferentes equipes tenham a dimensão - mesmo que limitada - da função que todos estão desempenhando no quadro maior.

Se todos forem capazes de conhecer o processo ou parte integrante dele, teremos a liderança com uma abordagem mais prática e assertiva. Faça seu time conhecer o processo inteiro e a importância da sua parcela dentro do todo.

Obviamente que com uma ferramenta de gestão mais apurada, fica fácil identificar essas pequenas porções que estão dificultando a engrenagem toda de rodar do modo mais produtivo, humano e lucrativo possível.

via GIPHY

Não tire os olhos da comunicação

Todo mundo sabe que a base para uma equipe cooperativa e produtiva é ter uma boa comunicação entre pessoas, projetos, gestores e clientes. Todo mundo tem que falar a mesma língua para que todos possam saber exatamente como agir.

Seja capaz de criar um ambiente em que você e sua equipe sinta necessidade mútua de feedbacks honestos, imediatos e construtivos. Nunca faça da sua comunicação um jeito informal de ser um péssimo chefe.

Para que membros da equipe sintam-se confiantes para expressar suas preocupações e se comunicar uns com os outros, precisará fazer com que eles entendam que ferramentas podem ser extremamente úteis nisso.

Seja trabalhando dentro de um ambiente interno ou aberto, ferramentas de registro e de comunicação rápida podem fornecer uma maneira ideal de garantir que algum resultado mais assertivo de mensagem.

Tenha um tecnologia de CRM que seja um canal confiável, rápido e que promova o engajamento com sua equipe para que todos possam começar o dia sabendo o que cada um deve fazer, para que possam compartilhar dados de clientes, saber seus proximos passos e que seja uma maneira inteligente de interligar negócios, pessoas, tarefas e necessidades.

O senso de equipe só vem quando todos entendem-se parte de uma mesma coisa. Una sua equipe e faça todos andarem no mesmo sentido.