Eventualmente, gestores sofrem em ter que substituir uma pessoa da equipe. Não me refiro apenas a ter que preencher o espaço daquele funcionário que foi desligado da empresa, mas também em diminuir a ausência daqueles que por uma razão externa resolveram fechar seu ciclo e mudar.

Além desse clássico cenário, existe aquela situação de pequenas ausências. Estamos falando, por exemplo, de um funcionário que sai de férias, pega umas licenças, está sob um atestado médico e tem que afastar-se da operação, portanto, também do relacionamento com os clientes

É geralmente aí, que a coisa aperta. Os processos travam, os fluxos ficam mais lentos e essa condição pode gerar diversas situações delicadas com clientes e até entre comunicação de equipes.

Todo mundo é único, mas ninguém é insubstituível

Obviamente que todos temos qualidades, capacidade e aptidões particulares, mas ninguém é irrestritamente insubstituível. Existem sim competências e habilidades que são exclusivas de determinados perfis e outras que podem facilmente ser encontradas em mais pessoas.

Gestão de vendas

A verdade mais elementar de mercado salta sobre os nossos olhos: Quando saímos de uma empresa, ela se auto regulará de algum modo. Claro que terá que talvez adaptar-se em determinado nível, e até reinventar-se nos processos, nos modos de agir e, em casos mais pontuais nas dinâmicas de mercado em que atua.

Apesar disso, com toda certeza outras pessoas poderão assumir nossas tarefas, outros processos podem surgir e diversos recursos distintos serem criados para desempenhar uma realidade tão similarmente a aquilo que entregamos ou melhor.

É possível ter uma gestão que não perde tempo

Quando falamos de gestão de eficiência, adaptar-se pode ser bem mais tranquilo quando estamos municiados de um sistema completo de gestão.

Não há razão para perder os cabelos tentando suavizar as mudanças quando temos uma tecnologia capaz de nos entregar dados, inteligência e ferramentas úteis que não nos deixam perder o ritmo de um contexto comercial.

Hoje, facilmente é possível um gestor ter acesso a um contexto de administração e gerenciamento que identifica claramente em qual ponto o antigo funcionário estava e como o posterior poderá atuar amenizando os prejuízo de uma troca.

Existem sistemas de gerenciamento de pessoas, negócios e gestão comercial que garantem não só o registro e extração de dados de múltiplas fontes de clientes, como também concedem um suporte comercial real por meio de ferramenta capazes de analisar dados, criando visualizações de mercado baseados em comportamentos, refinando estes dados com a inteligência para fornecer diferentes abordagens e insights suficientes no desenvolvimento de uma estratégia muito clara, mesmo que haja mudança em times.

Se você precisa entender melhor como está desempenhando sua equipe, suas vendas dia após dia, considerando todos as possíveis mudanças,  metas e os resultados anteriores, e aprender a fazer uma gestão mais completa, faça um teste gratuito no Moskit CRM.