Iniciando nas vendas: perdendo o medo do desconhecido

Iniciando nas vendas: perdendo o medo do desconhecido

Não é fácil ser novo em alguma coisa. Temos medo de errar em etapas básicas, de não decorar alguns procedimentos e, no fim, acabar passando vergonha em público.

Muitas vezes o medo nem está em perder o emprego, mas na humilhação em não conseguir fazer algo que todos já fazem de forma tão simples.

Não sabemos muito bem como conversar com o cliente, as melhores palavras para começar um email ou como nos portar durante uma ligação. Existem softwares para recorrer, metodologias com nomes confusos e diversas fases de ação, criando ainda mais chances de pisar na bola.

Todo mundo é assim no começo, mas é preciso aprender a contornar nossa voz autocrítica e saber progredir rapidamente.

Aceite sua situação atual

Quanto mais demorarmos para entender que somos iniciantes e que existe um processo de aprendizado, mais tempo vai levar para começar a aprender. Poucas coisas bloqueiam mais o aprendizado do que tentar agir como alguém experiente.

Lembre-se da sua história e tente focar nos seus pontos fortes, mas tenha humildade de perguntar e, ainda mais no primeiro momento, certificar-se do que está fazendo. Por mais que possa incomodar um pouco quem está ensinando, é melhor uma dupla verificação do que um erro que cause prejuízos.

Observe o comportamento da equipe

Todo time de profissionais desenvolve uma dinâmica de interação muito específica. De jargões e expressões, até a forma como tratam clientes e organizam suas atividades, tudo muda muito em cada pequena comunidade.

Aprenda a observar e copiar os comportamentos que forem apropriados. Quando não sabemos muito bem o que fazer, imitar é a melhor estratégia. Não tenha medo de perguntar por que algo está sendo feito ou questionar se não existe uma forma melhor de realizar uma tarefa, mas na hora de executar,** fazer como os outros é a garantia inicial de que nada vai dar errado.**

É claro que com o tempo e a maturidade seus próprios hábitos irão surgir, mas inicialmente é importante ter um exemplo.

Não tenha medo de errar

Assuma que você pode errar. Se libertar desse medo e saber que isso vai acontecer abre um enorme caminho para tentativas mais espontâneas.

É claro que sabendo que vai errar, existem alguns cuidados que devemos tomar para garantir que o erro seja corrigível. Nesse caso, pense sempre em seguintes detalhes:

  • Documente tudo o que for feito – ligações, contatos, emails
  • Mantenha o CRM sempre atualizado
  • Peça para alguém acompanhar quando estiver sem segurança
  • Formule respostas que permitam voltar atrás em caso de erro

Descubra o que você precisa saber

A melhor forma de iniciar num novo trabalho é sentando com a pessoa que já é referência e perguntar tudo o que acha importante saber. Cada empresa tem sua metodologia e sua forma de trabalhar, então esses elementos podem variar bastante.

Faça uma boa lista dos termos, métodos, softwares e procedimentos que você ainda não domina completamente e estude. Guarde a primeira ou última hora do dia para atualizar estes conhecimentos e, de preferência, estude tudo de forma organizada, para conseguir consultar facilmente quando surgirem dúvidas.

A maior dificuldade de todo novato é entender o que ainda não sabe.

Quando somos colocados numa situação nova é comum sentir desconforto, mas quando aprendemos a respeitar nosso progresso, buscamos entender o que devemos aprender e tomamos os devidos cuidados, o aprendizado vira apenas um processo gradual, onde o medo do desconhecido e da incerteza acaba se tornando uma curiosa aventura de aprendizado.