Não é fácil ser novo em alguma coisa. Temos medo de errar em etapas básicas, de não decorar alguns procedimentos e, no fim, acabar passando vergonha em público.

Muitas vezes o medo nem está em perder o emprego, mas na humilhação em não conseguir fazer algo que todos já fazem de forma tão simples.

Não sabemos muito bem como conversar com o cliente, as melhores palavras para começar um email ou como nos portar durante uma ligação. Existem softwares para recorrer, metodologias com nomes confusos e diversas fases de ação, criando ainda mais chances de pisar na bola.

Todo mundo é assim no começo, mas é preciso aprender a contornar nossa voz autocrítica e saber progredir rapidamente.

Aceite sua situação atual

Quanto mais demorarmos para entender que somos iniciantes e que existe um processo de aprendizado, mais tempo vai levar para começar a aprender. Poucas coisas bloqueiam mais o aprendizado do que tentar agir como alguém experiente.

Lembre-se da sua história e tente focar nos seus pontos fortes, mas tenha humildade de perguntar e, ainda mais no primeiro momento, certificar-se do que está fazendo. Por mais que possa incomodar um pouco quem está ensinando, é melhor uma dupla verificação do que um erro que cause prejuízos.

Observe o comportamento da equipe

Todo time de profissionais desenvolve uma dinâmica de interação muito específica. De jargões e expressões, até a forma como tratam clientes e organizam suas atividades, tudo muda muito em cada pequena comunidade.

Aprenda a observar e copiar os comportamentos que forem apropriados. Quando não sabemos muito bem o que fazer, imitar é a melhor estratégia. Não tenha medo de perguntar por que algo está sendo feito ou questionar se não existe uma forma melhor de realizar uma tarefa, mas na hora de executar, fazer como os outros é a garantia inicial de que nada vai dar errado.

É claro que com o tempo e a maturidade seus próprios hábitos irão surgir, mas inicialmente é importante ter um exemplo.

Não tenha medo de errar

Assuma que você pode errar. Se libertar desse medo e saber que isso vai acontecer abre um enorme caminho para tentativas mais espontâneas.

É claro que sabendo que vai errar, existem alguns cuidados que devemos tomar para garantir que o erro seja corrigível. Nesse caso, pense sempre em seguintes detalhes:

  • Documente tudo o que for feito – ligações, contatos, emails
  • Mantenha o CRM sempre atualizado
  • Peça para alguém acompanhar quando estiver sem segurança
  • Formule respostas que permitam voltar atrás em caso de erro

Descubra o que você precisa saber

A melhor forma de iniciar num novo trabalho é sentando com a pessoa que já é referência e perguntar tudo o que acha importante saber. Cada empresa tem sua metodologia e sua forma de trabalhar, então esses elementos podem variar bastante.

Faça uma boa lista dos termos, métodos, softwares e procedimentos que você ainda não domina completamente e estude. Guarde a primeira ou última hora do dia para atualizar estes conhecimentos e, de preferência, estude tudo de forma organizada, para conseguir consultar facilmente quando surgirem dúvidas.

A maior dificuldade de todo novato é entender o que ainda não sabe.

Quando somos colocados numa situação nova é comum sentir desconforto, mas quando aprendemos a respeitar nosso progresso, buscamos entender o que devemos aprender e tomamos os devidos cuidados, o aprendizado vira apenas um processo gradual, onde o medo do desconhecido e da incerteza acaba se tornando uma curiosa aventura de aprendizado.