6 motivos para colocar o Marketing Digital em prática na sua empresa hoje mesmo

6 motivos para colocar o Marketing Digital em prática na sua empresa hoje mesmo

Que o marketing é importante para trazer mais clientes para sua empresa você já sabe. Mas nos últimos anos, um conceito vem se tornando essencial e diz respeito a uma tarefa que requer esforço e dedicação do gestor para entender sua necessidade.

Estamos falando do marketing digital. Tudo que engloba esse assunto é relativamente novo e por isso ainda gera muitas dúvidas. No entanto, aderir ou não à essa forma de trabalho pode ser um fator definitivo para o crescimento da sua marca e consolidação da sua empresa no mercado. Para quem ainda tem dúvidas, trouxemos 6 motivos para você começar ainda hoje seu trabalho no mundo digital!

#1 Construir autoridade da marca

Cada dia mais pessoas buscam por produtos e serviços online e isso quer dizer que sua marca precisa estar presente na internet para ser encontrada. Muitos acham que ter um site é suficiente mas isso não é uma verdade.

É preciso tornar sua empresa em uma autoridade na área em que atua para transmitir confiança ao comprador. Para entender essa importância, coloque-se no lugar do seu cliente. Ao buscar referências para o produto que precisa, você confia em qualquer coisa que lê? Com certeza não.

A principal forma de usar o marketing digital para construir autoridade é tendo um blog.Para os mais conservadores, trabalhar com um blog é jogar tempo e dinheiro no lixo, mas hoje sabemos que isso não é verdade. Conteúdos bem escritos trazem mais visitantes para seu site, educam seu público sobre seu produto e ajudam a posicionar melhor sua marca no Google.

#2 Atrair Clientes com marketing digital

Quem não deseja ter mais e mais clientes? Porém, ainda não existe uma fórmula mágica para essa missão.

Para nossa sorte, existem algumas táticas que quando colocadas em prática conseguem ter sucesso nessa missão e também trazer clientes mais qualificados para a compra.

O marketing digital é a principal tática para atrair clientes qualificados. Por meio de um trabalho bem feito em blog, Facebook, YouTube, e-mail marketing e inúmeras outras redes sociais, você leva sua empresa para um número ilimitado de pessoas e isso consequentemente aumenta a probabilidade de você vender.

No processo do marketing digital, a atração é o o primeiro ponto do ciclo e por isso é tão importante. É nesse momento que você colocará contatos no topo do seu Funil de vendas, dando assim um volume bom para os times de marketing e vendas trabalharem.

#3 Não ficar para trás

Sua concorrência já está no mercado online. As grandes empresas já entenderam a importância de um bom marketing digital e por isso investem em profissionais qualificados para o trabalho. Isso significa que ignorar a demanda do público que está na internet é entregar de mão beijada uma venda ao seu concorrente. Essa é sua intenção? Com certeza não!

Então perder tempo é perder possíveis clientes e consequentemente perder dinheiro. Pense nisso!

Isso significa que ignorar a demanda do público que está na internet é entregar de mão beijada uma venda ao seu concorrente. Essa é sua intenção? Com certeza não!

#4 Baixo custo

Se você já fez uma pesquisa dos custos de plataformas de marketing e trabalhou com campanhas pagas no Facebook e Google deve estar achando que esse ponto não é verdade. Porém, para encontrar o verdadeiro custo de algo é preciso medir além do seu preço. O que o marketing tradicional te entregaria com o mesmo valor gasto em marketing digital?

Por isso, coloque na conta o valor que será gasto, seu alcance potencial e o que está trazendo como resultado. Para esse cálculo damos o nome de  ROI ou retorno sobre investimento.

Além disso, com o marketing digital é muito mais fácil medir esse custo do que no marketing tradicional, no qual você dificilmente tem um número exato de pessoas alcançadas por uma ação e métricas de conversão.

O marketing de conteúdo, por exemplo, gera três vezes mais contatos do que o marketing tradicional, mas custa 62% mais barato! 

#5 Eficiência

O Marketing Digital é responsável por entregar resultados extremamente positivos para as mais variadas empresas nos últimos anos. Isso é possível por sua capacidade de encontrar público qualificado e consequentemente melhor preparados para a compra. Isso reduz o ciclo de venda do seu time, que é o tempo desde o primeiro contato até o fechamento. Ou seja, seu cliente poderá percorrer o Funil de Vendas muito mais rapidamente.

Isso não quer dizer que o marketing tradicional não traz resultados. Se fosse assim ele já estaria extinto há muito tempo. O que estamos pontuando aqui é que o trabalho no mundo digital traz resultados mais rápido e melhores.

#6 Aproximação do público

Estar perto do seu cliente é diferente de alcançar mais pessoas. A presença nas redes sociais, blog e e-mail marketing são formas de manter um contato mais direto com seu público.

Você consegue ver em tempo real o que estão falando da sua marca, responder uma mensagem em rede social e debater temas relacionados ao seu negócio de forma leve e criando uma cultura de realmente dialogar com seu público. Muitas empresas conseguem perpetuar suas marcas nas redes sociais pela forma em que se aproximaram de seus clientes. Um grande exemplo disso é a Netflix.

Planejamento

Assim como outras ações dentro da empresa, o marketing deve contar com um bom planejamento.  Trace objetivos como número de novos contatos e também conversão em novos clientes. Assim, seu time já sabe quais são os pontos principais que devem ser trabalhados para alcançar esses objetivos.

Como realizar esse trabalho

Existem muitas formas de estar presente no mundo online, mas vamos citar duas que trazem excelentes resultados para os mais variados modelos de empresas.

Marketing nas redes sociais

Facebook, Twitter e Instagram, podem parecer apenas redes sociais para manter contato com amigos, mas vão muito além disso.

Hoje, com o crescimento acelerado de usuários e adeptos de redes sociais, é possível alcançar cada vez mais pessoas usando recursos e plataformas jamais imaginadas. Essas três que citamos são apenas as principais, mas existem outras redes que se adequam aos tipos de empresas mais específicos.

É com esse trabalho que você vai conseguir estar mais próximo do seu público-alvo e também de quem já é cliente, podendo responder e interagir sempre pensando em algo positivo.

Quando iniciar os trabalhos em redes sociais, tenha em mente que sempre existem chances de surgirem comentários ou mensagens negativas sobre seu trabalho em páginas da empresa.

Também é trabalho do marketing lidar com essas situações para que o time de vendas não seja prejudicado perdendo um cliente, por exemplo. Então, não compre briga com o cliente. Sugira um atendimento por telefone ou pessoalmente se for possível, mas não deixe nenhuma mensagem sem resposta. Essa é uma premissa do trabalho nas redes sociais: estar sempre presente.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma mais recente porém muito eficaz de se trabalhar no mundo online. Ele consiste em produzir materiais ricos e educativos para seu público sobre sua área ou áreas relacionadas.

Diferente do que muitas empresas ainda pensam, o marketing de conteúdo não é falar exclusivamente sobre seu produto ou serviço. Os materiais costumam ser divididos conforme a etapa do funil de vendas que o cliente se encontra. Pense nas seguintes fases que seu cliente se encontra:

*Atração: *Esse é o momento de despertar no seu cliente o interesse por seu produto. Isso significa apresentar uma solução para uma dor que ele já tem ou mostrar esse problema que muitas vezes seu cliente ainda não observou.

A forma de citar seu produto é sempre muito sutil,  pois você está oferecendo um conteúdo de valor e não simplesmente fazendo uma propaganda.

*Conversão: *Agora que seu cliente já entendeu o porquê você pode ajudar e está em processo de decisão. Os materiais devem ser voltados para ajudar nessa dúvida e contando com o que chamamos de formulários para conversão. Ofereça por exemplo e-books com um tema específico e para ter acesso ao material, é preciso preencher com alguns dados básicos como nome, e-mail e telefone.

Assim, esse leitor já entra para seu banco de contatos podendo ser trabalhado para o fechamento.

*Fechamento: *O momento que todo vendedor espera mas que não pode acontecer sem que as outras etapas sejam realizadas. Os materiais de fechamento podem, diferentemente dos outros, falar diretamente sobre sua marca. Materiais do tipo “Por que contratar a empresa XYZ?”.

*Encantamento: *O cliente fechou e por isso vai ser esquecido? Com certeza não!

Continue entregando material de valor que possa ajudar no dia a dia, sempre levando em conta o que foi comprado ou contratado. Esse é um ótimo trabalho de pós-vendas e que é um conjunto entre times de marketing e vendas.

Muitos profissionais ainda acham confuso trabalhar com diversas ferramentas. Ferramenta de CRM, para blog, para administrar redes sociais e captar contatos, por exemplo, pode realmente ser uma quantidade que acaba atrapalhando o dia a dia de uma equipe.

No entanto, já existem ótimas soluções para isso! Plataformas de Marketing Digital auxiliam nesse trabalho e também nas métricas do seu trabalho online!

A mais famosa no Brasil é a RD Station. Se você é cliente do Moskit CRM o trabalho fica ainda melhor! Você consegue integrar as duas ferramentas e transformar o trabalho de vendas e marketing em um conjunto poderoso.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que ficaremos felizes em ajudar!