Você consegue afirmar que a maioria das pessoas, seja do setor administrativo, financeiro, recursos humanos, operacional e até mesmo o comercial são capazes de entender como funciona a engrenagem funcional da sua empresa? Se não, qual seria a maior dificuldade para que esses setores obtivessem a dimensão do todo e pudessem ser mais co-participativos?

Quando falamos de integração de equipes, logo se imagina aquela confraternização do fim de ano, ou o ambiente misto do refeitório comum de uma empresa. Mas integrar equipes é bem mais que promover dinâmicas e patrocinar aqueles encontros de corredores, na verdade, o que realmente importa diante disso tudo, é que as pessoas saibam trabalhar juntas.

Isso significa  aprenderem a absorver conhecimentos e dados de outras pessoas com agilidade, constituir equipes que sejam ágeis em processos, formar relações que sejam saudáveis tanto com os sistemas de gerenciamento quanto com os gestores que estão por trás, e assim, incluir procedimentos que aumentam a comunicação, a organização e tragam rapidez para a gestão.

A tecnologia feita por pessoas e para as pessoas

Uma das grandes vantagens de trazer tecnologia para gerir processos é justamente poder contar com a totalidade de informação para elaborar estratégias de gestão e comerciais que disponibilizam as organizações não só gerir todas as interações com sua base de clientes, mas também  melhorar a relação entre pessoas de equipes, sejam elas distintas ou iguais.

Nesse sentido, a Gestão do Relacionamento com o Cliente (ou CRM como aponta a sigla inglesa) traz uma ótima interação e integração entre processos e pessoas. Na prática, o CRM acaba integrando e trazendo inteligência para todas as áreas da empresa.

teste-moskit-crm

Isso porque além de ter a capacidade de armazenar dados de negócios, ele pode transformar dados em novas oportunidades de vendas, sustentando uma nova forma de negociar e relacionar-se com o mercado.

Uma tecnologia como essa prolonga e aprofunda relacionamentos com os clientes e pode resgatar uma mudança essencial na cultura corporativa. Isso, quer dizer, portanto que a parte mais importante é fazer com que todos entendam que são responsáveis pelo êxito no relacionamento e interações com o cliente diante dessa ferramenta.

Mas, como um sistema ajuda a integrar equipes?

Todo mundo sabe que sistema de CRM tem o foco em registrar informações essenciais de clientes, mas isso não é apenas um documento, uma anotação sobre produtos e serviços, mas é uma maneira eficiente de organizar dados e disponibilizar essa inteligência para todos os pontos estratégicos de contato com o consumidor.

Isso quer dizer que um CRM pode fornecer insights importantes para o atendimento,  customer success,  suporte, vendas, marketing, pesquisa e até no desenvolvimento.

E não importa que uma empresa seja pequena, média ou grande, ela precisa minimamente falar a mesma língua com todos, gerenciar contatos de maneira igual, e ter um esforço mútuo em agilizar processos para aprender a qualificar leads de maneira mais completa e atualizada possível.

Ter este contato próximo entre pessoas de equipe diferentes, permite com quem você consiga desenvolver uma gestão mais humanizada , entenda melhor as suas demandas, conheça melhor os perfis e até aumente a percepção de colaboração entre pessoas.

O olhar que você precisa para crescer e continuar crescendo

A tecnologia tem grande influência em como podemos entender as necessidades dos clientes hoje, mas traz também consigo uma agilidade em resolver problemas internos, seja por e-mail, telefone ou canais específicos.

Aprenda a fazer gestão e integração de equipes baseado na habilidade em avaliar vendas, qualificar oportunidades de faturamento, analisar produtos que foram mais vendidos, ter controle das propostas enviadas, e outras ferramentas que te ajudarão a ter um olhar nas estratégias e rapidez na tomada de decisão.

Se você precisa ter uma visão 360º graus do seu negócio, quer aprender a rastrear dados de equipes, gerar históricos de atendimento, ter uma noção maior dos resultados financeiros (gerais ou individuais), acompanhar ações de equipes para avaliar o desempenho de modo geral, faça um teste no Moskit CRM e tenha acesso a relatórios fundamentais para seu processo de vendas se tornar mais maduro.