O que você tem quer saber na hora de contratar a equipe certa de vendas

O que você tem quer saber na hora de contratar a equipe certa de vendas

Há muita dúvida na hora de contratar vendedores. Entender o perfil das pessoas, compor um time multidisciplinar e construir uma equipe que esteja preparada para alavancar as vendas do seu negócio, depende destas escolhas.

É extremamente comum surgirem dúvidas na hora de entender o momento certo para aumentar o número de vendedores, quais competências seu time já possuem e quais os novos profissionais devem desenvolver.

Contratar pessoas e estruturar uma equipe de sucesso está além de observar a personalidade de cada pessoa durante uma entrevista. É preciso também compreender que tipo de perfil se deve evitar.

Desenvolver uma equipe preparada para o mercado, que tenha um alinhamento comercial ideal e que seja profundamente comprometida se resume também em saber entrevistar representantes e contratar as opções viáveis.

Você precisa de ajuda para contratar pessoas? Calma, Não fique em desespero. Saiba o que é necessário para que haja uma estruturação comercial rígida e ter uma relação verdadeira entre times que performam muito mais.

O que levar em conta na hora que você precisa crescer a equipe

Existe um momento dentro de uma operação comercial em que o número de vendedores precisa aumentar para dar conta da demanda de clientes. Diante desse desafio, a pergunta que muitos gestores fazem é: “Como podemos crescer o time de forma que não percamos o controle dos resultados?”

Na hora de iniciar um processo de contratação de novos profissionais de vendas é preciso avaliar como pessoas já estão conquistando resultados e o que mais pode rolar para melhorar isso.

A pergunta que muitos fazem é qual seria o melhor a se fazer, contratar vendedores que sejam experientes com bagagem que possa agregar ou aqueles mais jovens que tem a energia como um potencial a ser explorado.

O recomendado para qualquer processo comercial é tentar mesclar as duas coisas, na hora de montar um time de vendas que seja mais completo, é importante somatizar os dois lados e conseguir adquirir um arsenal importante para todo tipo de venda.

Não existe um jeito certo. A questão principal é mensurar e entender que tipo de venda sua empresa tem feito e tem funcionado melhor para criar um time de perfil híbrido e colaborativo.

Times que sejam competitivos, mas que criam o senso de colaboração

Não tem absolutamente nenhum problema em incentivar uma competitividade entre equipes. O mundo das vendas é basicamente movido por um motor da concorrência sadia.

Não há nenhum mal em criar um senso de gamificação. Quando sabemos que existe outras pessoas empenhadas em prospectar diariamente, fazer ligações e ir atrás de possíveis clientes, também nos sentimos movidos a ter resultados melhores.

Para que a competição se torne algo realmente saudável, deve-se criar um ambiente em que bonificação não seja por se dar bem enquanto o outro se dá mal. A melhor maneira de beneficiar times de vendas é deixá-los ter a consciência que o crescimento em comum é o alvo principal e que os resultados individuais fazem parte de um todo.

Além disso, quando criarmos um ambiente em que geramos uma independência por parte das equipes que formamos podemos experimentar uma realidade em que as abordagens de gestão se tornem mais colaborativas.

Para edificar uma relação de senso de comunidade, você precisa, como gestor valorizar atitudes que reforcem o conceito de que a equipe de vendas toda é co participativa nos processos do começo ao fim. Deixar eles responsáveis por determinadas atitudes contribuem para que se ajudem como um todo.

As vendas são resultados de um trabalho bem feito no que se refere a ambiente competitivo e a plena instalação de um ambiente de equipe que favorece o processo como um todo.

Não contrate apenas perfis semelhantes

Embora você deva ter em sua mente que existe um tipo de perfil ideia para preencher suas vagas, pode também considerar que o diferente pode somar para a construção de uma equipe mais diversificada.

Quando você apenas foca em um tipo de representantes de vendas, você não consegue ter a multidisciplinaridade necessária para que cada um possa se destacar diante de um perfil.

É por isso que precisamos entender que contratar pessoas mais diversas possíveis não é algo completamente ruim, se pudermos desenhar uma estratégia de vendas justamente aproveitando as competências que se destacam nas particularidades, sabendo usar talentos nas suas funções mais certeiras, conseguimos ter um time mais preparado para situações diversas.

Lembrando que encaixar pessoas segundo a sua capacidade de executar uma tática específica pode trazer uma inteligência comercial mais proveitosa. Tenha sempre em mente que gerenciar, liderar e motivar equipes com personalidades distintas exige um certo traquejo na hora de criar uma gestão mais humanizada e eficiente.

Construa inteligência comercial para entender os perfis que precisa

Já imaginou tentar entender melhor como sua gestão funciona para treinar e potencializar seus times?

Para que possa ser mais assertivo nas contratações, basicamente você precisa entender bem sobre como trabalhar sua equipe atual e como pode complementar competências para fortalecer ainda mais seu time.

Se você deseja construir uma estrutura organizacional que seja sólida no mercado, que te dê condições de desenvolver planos de formação de vendedores,  que te ajude a revisar e reorganizar frequentemente sua estrutura do dia-dia, enxergar corretamente como montar um sistema de fidelização de talentos e plano de cargos e criar mais um canal para firmar quadros comerciais prontos para fechar mais negócios, faça um teste gratuito no Moskit CRM.