Esse ano não foi fácil para ninguém, a grande maioria dos planos e estratégias pensados para 2022 tiveram que ser adiados ou repensados devido a realidade pela qual estamos enfrentando.

A pandemia não poupou ninguém, e quem não soube, ou não foi capaz, de se adaptar a essa nova realidade acabou perdendo grandes inovações no mercado de vendas.

Atualmente estamos numa fase em que um "novo normal" se instaurou, o que possibilita que algumas estratégias a curto prazo possam ser desenvolvidas e novas conquistas alcançadas.

Chegamos no último trimestre de 2022 e agora mais do que nunca é hora de agir. Sabemos que os outros três trimestres não foram nada fáceis, e se você precisa de um gás e dicas para fechar esse ano com chave de ouro, esse post pode te ajudar.

Separamos 6 dicas que vão te ajudar a lidar com as vendas no último trimestre de 2022.

1. Estabeleça uma rotina que está de acordo com a sua realidade

Faltam 3 meses para acabar o ano, mas ainda dá tempo de correr atrás e conquistar alguns resultados positivos, e para isso é importante ter uma rotina estruturada.

Muitas coisas mudaram nos últimos meses, e ignorar essas mudanças é pedir para que problemas surjam e atrapalhem ainda mais o que já está sendo um ano difícil.

Olhe para as suas atividades e entenda como elas precisam ser estruturadas para atender às suas demandas nesse novo cenário que estamos enfrentando.

Uma rotina sólida e bem pensada te garante mais chances de conquistar seus objetivos.

2. Atualize suas metas

Traçamos metas e objetivos lá em dezembro de 2019, e a maioria delas acabaram não sendo executadas.

O fim do ano está chegando e é hora de fazer o balanço final dos resultados e conquistas deste ano, sabemos que dificilmente o que foi estabelecido para 2022 conseguiu se concretizar, mas isso é totalmente compreensível.

As metas que estabelecemos para esse ano foram baseadas em uma realidade totalmente diferente da que estamos vivenciando, e por isso que é importante pegar esse restinho de ano e atualizar algumas metas para o que pode ser conquistado ainda.

Pense nos seus recursos e em como você pode utilizá-los para fechar o ano em um patamar acima do que o atual.

Crie metas de curto prazo que possam ser cumpridas e que vão te manter no caminho para o objetivo que você talvez ainda não tenha alcançado.

3. Analise o cenário

Por mais que meses já tenham se passado, não é incomum encontrar empresas tentando vender a força no modelo pré-pandemia, e sabemos que com a pandemia o comportamento do consumidor mudou muito e ele agora almeja um tipo diferente de relacionamento com as organizações.

Analisar o cenário, isto é, a maneira com que as coisas estão sendo feitas agora é importante para entender quais caminhos tomar e ações executar.

Um novo padrão foi criado e apesar da necessidade de se inovar, é necessário entender o que está gerando resultado.

Estude e veja como seus consumidores estão se portando e quais canais eles estão utilizando para consumir e se informar, isso pode ser uma ferramenta para te ajudar a vender mais.

4. Foque em processos que têm mostrado resultado

Mesmo que as coisas não estejam como esperávamos, é provável que um processo ou outro tem se mostrado lucrativo e eficaz para o momento.

Olhe dentro das ações realizadas nos últimos 6/7 meses e tente identificar o que trouxe um resultado positivo e como esse processo pode ser inovado para atrair ainda mais clientes.

Talvez a estratégia escolhida seja uma abordagem diferenciada, um novo canal para contato que você colocou no ar ou alguma ação de desconto.

Independemente de qual seja a escolha, não se esqueça de adaptar a estratégia para que ela renda ainda mais frutos.

5. Mantenha o foco na equipe

Pode parecer complicado não deixar com que o ânimo e a energia caiam, ainda mais depois de um ano tão difícil assim.

Mas é importante tentar se manter positivo.

Agora mais do que nunca é momento de manter a equipe ativa, focada e otimista e incentivar ideias e a participação de todos.

Este, sem dúvidas, é um território desconhecido, e todos nós estamos aprendendo a medida que os dias, semanas e meses vão passando.

Manter o foco na equipe e fazer com que a integração continue é importante para que trocas aconteçam e todos se sintam apoiados.

6. Invista em uma boa ferramenta de vendas

Se você já utilizava um CRM antes da pandemia chegar e mudar tudo, deve ter sentido quão útil ele foi para ajudar nessa adaptação que as vendas precisaram passar.

A ferramenta de CRM consegue armazenar todos os dados da sua negociação na nuvem e disponibilizar para acesso em qualquer lugar que você esteja, seja em casa, ou no escritório.

Ter uma ferramenta com essas funcionalidades, além de dar uma flexibilidade de uso, colabora para que nenhuma informação seja perdida e dados de negociação sejam analisados posteriormente.

A análise de dados garante que estratégias sejam renovadas sempre que problemas surgirem, e ações sejam aplicadas no momento certo.

Sem contar, é claro, de como uma ferramenta de vendas pode aumentar a produtividade e colaborar para que as metas sejam atingidas.

Se você ainda não conhece um bom CRM e sente que ele pode te ajudar a dar um up nas suas vendas neste último trimestre, clique aqui e conheça mais sobre o Moskit CRM e garanta um teste gratuito.