Previsibilidade e priorização de vendas: entenda mais!

Previsibilidade e priorização de vendas: entenda mais!

A incerteza é um sentimento que assombra até os mais experientes vendedores. O mês sempre começa zerado e é preciso ir construindo seus números com o passar dos dias e das semanas.

Aquela ansiedade para saber se a meta vai ser batida traz uma adrenalina quase viciante, mas sabemos que trabalhar sem saber quanto receberá no próximo salário não é o cenário ideal.

E o que pode ser feito para mudar isso? Prever seus números é o primeiro passo. Por isso, acompanhe o conteúdo de hoje que fala exatamente sobre isso: como prever e fazer uma boa priorização das suas vendas!

Previsibilidade: como entender o que vem pela frente

Não precisa ser meio vendedor, meio vidente para conseguir prever o que o mês vai te trazer de resultados.

É claro que não é possível ter um número exato, mas começando a acompanhar seu Funil de Vendas, por exemplo, você já terá boa parte dessa missão conquistada. Isso porque usando um CRM e cadastrando todos os negócios ali, você trabalhará com fases.

As fases são configuradas de acordo com o seu modelo de negócio, o que torna ainda mais preciso o número que você encontrará em cada uma delas, afinal de contas isso será mudado manualmente por cada vendedor.

Modelo de negógio, fases

Exemplo de como alterar a fase do Funil de Vendas dentro de um negócio no Moskit CRM

Como priorizar os seus negócios com base na previsibilidade?

Agora você entendeu o que é a previsibilidade de vendas, certo? Então é hora de falarmos sobre quais sinais devemos nos atentar para entender quais negócios precisam ser priorizados dentro da nossa equipe comercial. Dessa forma você não colocará todo seu tempo e recursos em negociações que não trarão resultados.

Datas de fechamento

Acompanhar suas datas de fechamento te trará a média de tempo que seus fechamentos demoram a acontecer – e por dentro do Moskit você tem esse número do Tempo Médio de Vendas bem fácil de se encontrar, no próprio dashboard. Com ele você consegue ver se os negócios que está trabalhando estão dentro desse prazo, se está muito longe, o que está aberto há mais tempo, etc.

Uma outra forma de fazer essa priorização é por meio da data prevista para o fechamento. Sempre que cadastrar um novo negócio em seu CRM é importante lembrar-se de cadastrar também a data prevista do fechamento, para que você possa ver se a negociação está evoluindo conforme o previsto e também conseguirá priorizar os negócios para dar atendimento baseado nos negócios que estão mais próximos à data de fechamento.

Ligações

Quantas ligações já foram feitas para esse contato? O que evoluiu a partir delas?  

Acompanhe esse número e histórico por dentro do seu CRM e observe quais negócios estão evoluindo mais rápido e demonstrando maiores chances de fechamento com base no que tem sido conversado.

Além disso, se você está há muito tempo sem fazer um contato com esse cliente, talvez precise de mais tempo para aquecê-lo para a venda, e dependendo do número de negócios abertos em seu Funil de Vendas, ele pode não ser uma prioridade instantânea.
O Funil de Vendas é fundamental para que você acompanhe todas as etapas dos seus negócios, o que te ajuda muito na priorização. 

Funil de Vendas Moskit CRM

*Exemplo de Funil de Vendas no Moskit CRM *

Tempo

Há quanto tempo um negócio está aberto no seu CRM? Por que ele não está evoluindo? Se você identifica que ele pode ser um bom contato mas não está evoluindo na negociação, é hora de priorizá-lo!

Deixe aquela ligação que faria para um contato frio para depois e invista mais do seu tempo para atender e avançar com esse cliente.

Valor do negócio

Qual o valor desse negócio em dinheiro? Esse é um dos principais pontos que devem ser vistos na hora de escolher quais negócios priorizar.

Você pode fazer isso por um período de tempo: por exemplo, todo começo de semana avaliar quais negócios serão colocados como prioridade para você ou sua equipe de vendedores trabalhar e assim ir “puxando” os negócios mais importantes.

Prever números e identificar padrões nos seus negócios é uma forma de conseguir priorizá-los e assim focar nos que poderão trazer resultados mais rapidamente e consequentemente aumentar o número de vendas feitas.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe pra gente aqui nos comentários que voltamos para te ajudar!