Contratar é um assunto delicado. A vontade de ver a empresa crescer e assumir um corpo mais robusto existe, mas sabemos que é um investimento sensível e que exige planejamento e organização.

Crescer é o objetivo de qualquer negócio, mas quando é feito de maneira prematura, pode causar perigosos efeitos colaterais, prejudicando o real crescimento futuro e trazendo grandes prejuízos.

O medo ao crescer, é descobrir se é possível sustentar o ritmo de crescimento no longo prazo.

Por isso, ao considerar novas contratações, é preciso ter cuidado e analisar alguns sinais, descobrindo se a necessidade de aumentar a equipe é real

As leads estão esfriando

O processo você conhece: suas campanhas do marketing tocaram no ponto certo. As conversões estão chegando no RD Station e sua base de negócios dentro do Moskit CRM está recheada de novas oportunidades.

Apesar do horizonte positivo, os vendedores não estão conseguindo falar com todos os clientes que chegam. O fluxo é tanto que, quando finalmente acontece o contato com a oportunidade, a lead já perdeu interesse ou adotou alguma solução concorrente.

Quando negócios começam a se perder porque a lead esfriou, é um grande sinal de que uma contratação será convertida em mais receita. Essa é uma boa hora de aumentar a equipe.

Hora extra é o novo padrão

A gente sabe que todo mundo, vez ou outra, vai ficar até mais tarde para terminar o trabalho do dia. Não existe nada anormal nisso.

O problema é quando a noite ocasional ganha frequência e torna-se a conduta normal de trabalho.

O excesso de horas extras não só acabam trazendo custos para empresa como também desmotiva e desgasta os funcionários, reduzindo o desempenho total da equipe.

Quando um cenário como este se torna real, é hora de dividir a carga da equipe com novos membros.

Os melhores vendedores estão perdendo o ritmo

Quando os melhores membros da sua equipe começam a perder o ritmo, é sinal de que as coisas não estão indo bem.

O excesso de trabalho e a incapacidade de lidar com todas as demandas que surgem é exaustivo, fazendo até o melhor dos profissionais sentir-se frustrado.

Por mais que os profissionais sejam bons e estejam dispostos a se sacrificar para manter tudo funcionando, essa é uma carga que não dá para sustentar por muito tempo sem comprometer o desempenho.

Gestão de vendas

Os clientes estão cobrando contato

Outro sinal muito forte de que está na hora de contratar mais gente para sua equipe, é quando os clientes aparecem cobrando contato.

São pessoas que converteram em alguma campanha, cadastraram um email e demonstraram interesse no produto, mas por falta de pessoal ficaram sem receber contato.

Se existem clientes querendo ser atendidos e as vendas não estão sendo fechadas por falta de vendedor, é hora de aumentar o time.

Os clientes que aparecem requisitando contato são, inclusive, parte menor do problema. O real problema são os clientes que foram embora, perceberam a ausência de contato como despreparo, saindo em busca de uma alternativa melhor.

Profissionais de outros times estão ajudando na venda

Quando a situação fica mais apertada, começamos a ver membros de outras equipes e de especialidades bem distintas ajudando a manter o ritmo das vendas.

Não existe nada de errado em proporcionar uma ajuda casual, mas como nos outros exemplos, o problema surge quando se torna um evento recorrente.

Por mais que como paliativo e de vez em quando, seja uma boa ajuda, é comum que estes desvios prejudiquem as outras atividades de quem está ajudando. Além disso, como quem ajuda não é um vendedor especializado, as vendas também costumam sair prejudicadas.

Para aumentar o potencial da equipe de vendas

Os sintomas citados no texto são frequentes em empresas que estão na hora de crescer, e quando ignorados, os resultados negativos podem ser observados rapidamente.

É claro que, para tomar uma decisão consciente, é preciso olhar para os dados com clareza. Analisar relatórios e observar a produtividade dos membros do time, verificando se apenas um ajuste de metodologia já não é suficiente para contornar os sinais.

Em alguns casos, ferramentas como o Moskit CRM podem ajudar a aumentar a produtividade e a capacidade de trabalho dos vendedores, reduzindo o tempo das tarefas e automatizando atividades para que não hajam falhas no atendimento.

Se você pensa em aumentar a produtividade de suas vendas e potencializar ao máximo a capacidade do seu time, faça um teste grátis no Moskit CRM e confira os resultados.