Vender é o que todo empreendedor ou empresa precisa e para isso é preciso se preocupar em gerar cada vez mais contatos qualificados. Aqui no blog do Moskit já tem um texto falando sobre a importância em se realizar uma boa qualificação de contatos, no entanto vamos ver como fazer isso utilizando uma estratégia de inbound marketing.

O que é inbound marketing?

Para entender o que vamos falar a seguir, é preciso entender a metodologia de Inbound Marketing.

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que visa ganhar o interesse dos consumidores, atraí-los para o seu site por meio de conteúdos educativos que ajudam seu cliente a entender ser produto e/ou serviço aquecendo seu contato para uma futura negociação. Ou seja, você não estará mais interrompendo seu público e sim agregando valor com algo que seja realmente de interesse dele.

Vamos pensar no marketing de conteúdo atrelado ao inbound. Na prática, você escreve um post em seu blog, distribui esse conteúdo em newsletter para os seus assinantes, compartilha esse conteúdo nas redes sociais, monitora como os visitantes são atraídos para o seu blog ou site e os induz a fazer um download de um e-book com informações relevantes em troca de seu endereço de e-mail capturado em uma página específica para isso.

Está é a forma como os contatos são gerados usando de uma estratégia de inbound marketing, porém, há um grande problema. Como qualificar esses contatos e determinar quais realmente são clientes em potencial?

Qualificando contatos com inbound marketing

Cada contato gerado pelo marketing carrega sua particularidade e está em um estágio específico dentro de sua jornada de compra. Alguns estão prontos para comprar seu produto imediatamente, outros demonstram interesse na compra a longo prazo e a maioria está interessada somente em receber seus materiais como e-book e relatórios e têm pouco ou nenhum potencial para se tornar um cliente.

Quando enviamos um e-mail marketing para uma lista pré-qualificada, sabemos que aqueles contatos são segmentados para empresas do mesmo setor, temos os dados como nome do nosso contato, cargo, tamanho da empresa ou outras informações importantes que nos mostram que esses contatos já atendem a certos requisitos de qualificação.

Mas como fazer isso com visitantes que se cadastraram em uma página de captura para fazer o download do seu e-book?

Quando recebemos um cadastro de um contato vindo do inbound marketing, não temos ideia de quem eles são, o que sabemos é que eles estavam interessados em baixar um e-book.

Para qualificá-los precisamos saber as seguintes informações:

  • Eles possuem a intenção em adquirir seus produtos ou serviços?
  • Eles têm orçamento par isso?
  • Esse contato é um tomador de decisão ou um influenciador na decisão de compra?
  • Eles estão localizados em sua área de atuação?
  • Em qual estágio da jornada de compra eles se encontram?

Como conseguir as respostas certas

Para se qualificar um contato essas perguntas precisam ser respondidas e a maneira de fazer isso é com a nutrição desses contatos.

Nutrir esses contatos enviando e-mails automatizados garante a constante comunicação da empresa com esses contatos além de educá-los sobre seus produtos e/ou serviços fazendo com que eles se movam entre seus conteúdos e preencham mais e mais formulários de qualificação em suas páginas de captura.

A ideia é desenvolver um fluxo de nutrição de e-mails que promovam ofertas irresistíveis e fazer com que esses contatos respondam a diferentes tipos de perguntas que o ajudarão a qualificar esses leads.

Você pode querer que todas as informações que você precisa para qualificar um contato fique em um único formulário, no entanto, isso vai resultar em menos cadastros de contatos e consequentemente o fracasso de toda a sua estratégia de inbound marketing.

A dica é respeitar o processe e criar um excelente fluxo de nutrição. Com o tempo sua estratégia de inbound marketing estará madura o suficiente para gerar contatos qualificados em grande volume.

Você já tem um processo bem definido para gerar contatos qualificados? Conte para gente!

Conteúdo escrito pela equipe da agência Metas Digitais.