Não importa se sua empresa é uma startup, tem médio porte com alguns funcionários e está em constante crescimento ou se já tem uma maturidade corporativa bem estabelecida num mercado, em algum momento suas metas de vendas precisaram ser revisadas, melhoradas e redefinidas para melhorar seus resultados.

Quando falamos de estagnação em vendas, olhamos apenas para os  objetivos que envolvem fechar mais negócios em menos tempo, mas para  que de fato haja uma aceleração das suas vendas, você precisa ser capaz de dominar de ferramentas que te auxiliem a entender exatamente em que lugar está seu esforço comercial.

Ninguém vende mais apenas com intuição, experiência e capacidade. Não adianta teimar nos métodos antigos ou utilizar mecanismos que não entregam com precisão a sua condição comercial, a melhor forma de acelerar as vendas é entender como otimizar o seu time, lidar com melhorias nos canais de vendas e observar as taxas referentes a novos negócios.

Todo mundo gosta de um gráfico que está sempre apontando para cima na maioria das métricas, mas para que isso seja realidade, há muito trabalho de inteligência comercial. Afinar expectativas e realidade só é possível com mecanismos de gestão.

Faça das suas métricas de vendas uma “ciência”

Vamos dizer que você tem o objetivo de crescer 150%. Você precisará, na teoria, criar uma tendência de gerar, em média, uma receita nova de 2,5 vezes todos os dias. E para que isso aconteça, não se pode apenas estalar os dedos magicamente e alcançar estes resultados.

Isso quer dizer não só pequenas melhorias no seu processo geral de vendas, mas também um maior controle sobre sua própria gestão. Cuidar da suas métricas com responsabilidade quer dizer alterar a trajetória de todo o seu negócio.

Nesse sentido, você precisará entender e ser capaz de extrair dados de múltiplas fontes de maneira completa, ter condições e maneiras tecnológicas de analisar dados fundamentais para criar diagnósticos e ser capaz de obter visualizações objetivas dessas informações.

Gestão de vendas

Além de ter que refinar determinados dados para entender de diferentes abordagens como anda o processo inteiro e transmitir todos esses insights para a equipe de maneira estratégica, empoderadora e verdadeira.

Só com um diagnóstico verdadeiro é possível criar uma estratégia sobre como otimizar ou melhorar cada fator para gerar um aumento substancial nas vendas, na receita e no crescimento.

Cuide de aumentar oportunidades com qualidade

Isso não quer dizer apenas colocar mais negócios em seu pipeline de vendas, mas ampliar o número de verdadeiras oportunidades e dedicar-se realmente a negócios que te levem a vender mais na maior velocidade.

A pergunta de um milhão: Como você cria mais oportunidades de vendas? O óbvio é se fazer começar a atrair mais leads sem truques sujos, apenas com disposição a realmente entender o cliente e resolver os problemas reais dele.

A lógica de que quanto mais leads você consegue gerar e encontrar mais chances você terá oportunidade de fechar uma venda não é mentira, mas muitas empresas estão perdendo um grande número de leads potenciais porque não criaram um sistema para geração de leads saudável.

Há muitas maneiras de fazer isso, seja com conteúdo de qualidade, por meio de estratégias de marketing mais aprofundadas no meio digital ou até mesmo no offline como eventos, brindes, questionários, e até mesmo na já tradicional prospecção ou venda social.

Mais que oportunidades, ajude as pessoas num objetivo comum

O ponto-chave aqui é que independente da sua estratégia de geração de leads, você precisa realmente não demonstrar ao cliente de que ele estava numa espécie de arapuca comercial suja, mas que você tem um interesse real em promover canais que podem dar impulso significativo na realidade em que ele se encontra.

Não devemos cair no deslumbramento de que ter mais leads, numericamente falando, é garantia de que  teremos mais oportunidades de vendas. A coisa mais importante é se concentrar em seu processo comercial para contatá-los com a cabeça de resolvedores de problemas e qualificá-los com verdade.

Aprenda a maneira correta de fala com seus leads

Se quer otimizar seus leads precisa talvez encarar com sinceridade a mais importante pergunta: Como você está contatando e qualificando os leads em seu pipeline?

Ser um gestor é preocupar-se com os mínimos detalhes. Se você tem uma taxa de leads alta, mas poucas realmente se tornam oportunidades, pode haver algum engano na maneira como você se comunica com ele.

Garante que sua equipe é capaz de ser um guia completo do seu produto ou serviço, mas também que tenha uma linguagem adequada, que seja capaz de prometer e cumprir, que fale sempre da perspectiva da verdade, que cumpra todos os prazos, que tenha compromisso em ser ágil, que ouça com atenção, que tenha paciência, que dê retornos pontuais, que seja sempre empático e honesto.

Melhorar as taxas de conversão no estágio do processo de atendimento, quer dizer, observar e fechar lacunas no acompanhamento da maturidade do cliente, se preocupar com entregabilidade e emancipação da maturidade do cliente e garantir uma mensagem ligada aos valores da empresa.

Tudo isso precisa estar na comunicação da sua empresa. Não adianta apenas ter um produto bom, tem que saber transmitir isso.

Encare-se como uma máquina de prospecção

Não é surpresa que a automação seja sua amiga aqui também. Não importa se você tem um tipo de negócio que depende totalmente de entradas convencionais de geração de leads ou que tenha uma equipe ativa, uma das coisas mais produtivas a se fazer pensando em vendas é criar um fluxo de trabalho de prospecção que seja moderadamente automatizado.

Alcança leads qualificados quer dizer gerar oportunidades reais. Mas, ao invés de fazê-lo um por um, a tecnologia permitirá que você faça isso em escala e com muito maior eficiência sem perder a proximidade com o cliente.

A tecnologia certa é o denominador comum para acelerar suas vendas. Ganhe rapidez e facilidade para transformar leads em oportunidades e oportunidades em receita.

Não há motivo para que uma equipe de vendas moderna continue nos modelos arcaicos de ligações frias de uma lista impressa, para que não tenho um registro diário de dados, para que prenda-se a um planejador diário de papel ou organize-se com confusas e gigantescas planilhas.

Ganhe um auxiliar verdadeira para ter um real aumento de receita.  Se ainda não conhece como funciona, clique aqui agora mesmo e teste gratuitamente tudo o que um CRM é capaz de fazer.