Com o avanço das manifestações do capitalismo – e todas implicações que esse sistema econômico tem –  a atenção que antes era totalmente voltada para o produto começou a ser imposta no foco do cliente.

Não foi só a forma que o capitalismo vê negociações que mudou, o comportamento humano também sofreu grandes alterações.

Antes de surgirem órgãos responsáveis pela defesa do consumidor, tudo era muito 'livre' e a forma como ele era tratado não era o foco de muitas empresas. Mas com o começo do trabalho em proteção a essas figuras, tudo mudou.

E as empresas precisaram se adaptar tanto a mudança de comportamento do consumidor, quanto às novas diretrizes do mercado.

O cliente sem dúvidas é o elo vital para que uma negociação continue. Ignorar esse personagem e não buscar conhecê-lo cada dia mais, pode ser um baita erro.

Afinal, como vender sem clientes?

Do que se trata o conceito de foco do cliente?

Você já parou para pensar se a atenção do seu processo comercial está voltada para o produto ou cliente?

Existe uma grande diferença entre o foco do cliente e foco no produto.

O foco no produto busca vender o produto a qualquer custo independente dos desejos e dores do cliente.

Por exemplo, uma empresa que vende só caneta esferográfica azul não está interessada se o cliente precisa ou prefere outras cores, para ele não interessa nada disso.

Enquanto o foco do cliente pensa em como aquele cliente se sente em relação ao produto, a qualidade e outros fatores, não só físicos, mas também emocionais que fazem com ele realize uma compra.

Aquela empresa de canetas, quando está pensando no foco do cliente, produz de acordo com as dores que encontra nos seus consumidores e desejos que eles possam vir a manifestar.

O foco do cliente busca entender a real dor do cliente, muito mais do que apenas a sua necessidade.

Todos os sentimentos e emoções do cliente não são negligenciados nesse tipo de estratégia.

A experiência que o cliente tem durante todo o processo de vendas é definitivo para medir se o foco realmente está nele, no que ele está sentindo.

O perfil do consumidor mudou e para ele a importância de uma boa experiência durante o processo de vendas, ou seja, atendimento, resolução de dúvidas, reuniões etc; pesam muito mais na sua escolha do que apenas a descoberta do produto ideal.

Quando bem trabalhada a questão de foco do cliente, é provável que ele se sinta agradecido a marca por conseguir enxergar suas reais necessidades e não tratá-lo como mais uma peça em um grande sistema de vendas.

A gratidão é apenas um dos elementos que leva a fidelização, mas sem dúvidas ele é um dos mais importantes.

Qual a diferença entre foco NO cliente e foco DO cliente?

Depois de muitas mudanças  e avanços no sistema econômico e na forma que a venda é vista pelas empresas, o foco finalmente se voltou para o cliente. Entretanto, muitas vezes somente os aspectos de compra foram considerados, isto é, uma lista detalhada sobre o perfil de consumo dele.

E isso nem de longe é algo irrelevante, mas existem diversos outros aspectos que também precisam ser levados em conta quando se fala de foco DO consumidor.

Sendo justamente essa a grande diferença entre um processo de vendas que foca no cliente e não que está voltado no foco do cliente.

O foco no cliente busca compreender somente aspectos técnicos de uma venda e como o consumidor reage a eles. Ele estuda o público-alvo, a persona, a forma de pagamento etc;

Enquanto o foco do cliente, além de considerar todas esses dados, também busca olhar para o lado mais humano dele e pensar no consumidor do consumidor como uma figura importante, levando em conta suas emoções, percepções e vontades.

Ambas estratégias são eficazes nos mais diversos cenários, mas é importante que a diferença elas estejam bem claras na cabeça de qualquer empreendedor.

A abordagem que um vendedor focado NO consumidor fará é diferente do que o realiza o foco DO consumidor.

Mas existe um aspecto que unifica essas duas estratégias: a fonte de informações.

O CRM é uma ferramenta extremamente importante para uma empresa, já que não é só a equipe comercial que se beneficia dela. O setor financeiro, administrativo e de marketing também precisam dela para se planejar.

O foco do cliente aliado a um ótimo CRM consegue colaborar muito com o setor de marketing na hora de gerar percepções sobre o comportamento de consumo do consumidor com um estudo de buyer persona e público-alvo para realmente conhecê-lo.

O foco do cliente pode ser facilitado por um CRM já que ele ajuda o vendedor a propiciar um atendimento personalizado ao consumidor.

Sem dúvidas o Moskit CRM é muito mais que só uma ferramenta que ajuda a organizar o processo comercial visto que ela pode ser de grande ajuda na hora de operar as estratégias que focam no cliente.