Social Selling: Usando a rede social para vender mais

Social Selling: Usando a rede social para vender mais

Compras e vendas sempre giraram em torno de pessoas. Claramente, por trás de uma venda, há sempre duas pessoas. Mesmo que a negociação seja entre duas empresas, será sempre um representante de uma empresa lidando com o gestor da outra. É por este motivo que aprender a usar sua rede social pode gerar vendas.

Antes da internet ser a mais eficaz forma de lidarmos com clientes, se quiséssemos saber sobre um produto, tínhamos que assistir as propagandas na televisão, ver o anúncio no jornal, passar em frente ao outdoor ou conversar com um vizinho, um colega de trabalho. Hoje, mudou a maneira de divulgar e saber sobre um produto. Já não está somente no boca a boca, mas principalmente em todos os cantos da internet. Especialmente nas redes sociais.

Agora, tanto a divulgação de produtos como a opinião sobre eles estão acessíveis em blogs, fóruns, redes de contatos, vídeos no YouTube ou redes sociais em geral. A força das vendas não está mais naquele vizinho que conversava sobre produtos. Com toda essa mudança, muitas empresas tiveram que aprender a divulgar, vender e atender pela internet.

Entendendo o Social Selling

Este termo é referente a uma técnica de aprender a gerar leads a partir de de mídias sociais. São elas que permitem vendedores de interagir diretamente com seus cliente e gerar dados de prospectos usando suas mídias. Agora, não só é possível encontrar clientes nas redes sociais, mas rastrear seus comportamentos, monitorar o que dizem da sua marca, mas também fazer um atendimento mais personalizado. A grande vantagem da venda social é que gera uma aproximação e confiança mais com o cliente.

Esta é a era da venda social

Há sempre alguém atrás de produtos. Neste momento mesmo, com certeza existem pessoas que precisam do seu produto. Alguns ainda não sabem disso, outras ainda não o encontraram e algumas apenas não fizeram a busca certa.

Este é um momento especial para vendas. Se você estiver bem posicionado virtualmente, sem dúvida, isso converterá em mais vendas, mas para isso, precisará saber quem são seus compradores, como eles usam a internet e o que buscam numa empresa para realizar sua compra.

Obviamente, mesmo no mundo online  e socialmente conectado, há uma competição, mas mesmo assim, vender por influência da internet, das redes sociais e das ferramentas online acabaram tornando a vida do vendedor conectado mais fácil.No começo das redes sociais, não se sabia muito bem como vender. Apenas os profissionais de marketing estavam atentos nesta grande oportunidade de levar produtos a pessoas.

Hoje, uma boa parte das empresas estão conectadas e  cada vez mais utilizam ferramentas sociais para construir funis de vendas bem qualificados. Se não está nas redes sociais de maneira sólida e produtiva, com certeza está perdendo vendas. Este é o momento do Social Selling como uma ferramenta poderosa de vendas.

Não é tão complexo quanto parece

A maior dificuldade dos profissionais de vendas frente ao Social selling é acreditar que é muito complexo estar de maneira precisa nas redes sociais. Claro que existe a parte técnica que limita ainda muito alguns times comerciais, mas estar ligado neste universo exigirá que os vendedores aprendam a pensar o seu processo de vendas de uma maneira diferente.

Infelizmente, nem todos vendedores sabem ao certo como integrar seu processo de vendas com as mídias sociais, mas reconhecem que estar envolvidos nas redes sociais pode impactar positivamente o rendimento da geração de leads e o crescimento da receita.

Vendedores que usam mídias sociais para desenvolver contatos tendem a alcançar e superar suas cotas de vendas bem mais rápido em comparação a aqueles que desprezam esta ferramenta. Além disso, temos que considerar que um lead desenvolvido pelo contato de mídia social tem mais chances de fechar por conta da conectividade.

Aquele que souber utilizar de maneira otimizada suas redes de contatos, podem ver um aumento considerável nas taxas de ganhos, o impacto direto no seu ciclo de vendas e obviamente um resultado comercial mais sustentável.

Como visualizar oportunidades de vendas nas mídias sociais

Se você imaginou que utilizar as redes sociais para vender é enviar promoções para todos os seus contatos na lista de transmissão do Whatsapp, mandar inbox para todos as suas conexões no LinkedIn, ou postar seus produtos em uma página do Facebook, está completamente enganado.

A internet tem uma dinâmica diferente daquele tipo de propaganda descarada que interrompe o consumidor no meio das suas atividades. Encontrar pessoas que podem se tornar clientes, exige que haja o mínimo de segmentação.

O lugar ideal para encontrar pessoas interessadas é em comunidades virtuais como fóruns, grupos, e comunidades digitais por interesse. É justamente neste guetos digitais que eles discutem sobre necessidades, expõem suas opiniões, demonstram seus interesses, comentam e perguntam sobre serviços e produtos.

Se estiver presente nestas pequenas comunidades, você será capaz de compreender melhor as necessidades individuais dos clientes, monitorar as tendências do seu mercado e também estar em contato para oferecer conselhos, dicas, auxílios e talvez até realizar uma venda direta.

Como posso incorporar o social selling nas minhas vendas?

O primeiro passo é estar realmente inserido na rede social certa e de maneira útil. Por exemplo, se você faz vendas mais simples, use o Facebook para detectar grupos que possam ser do seu interesse.

Se você vende um produto que já é conhecido, use o Twitter para rastrear opiniões e as dificuldades que seus clientes têm enfrentado, se você faz uma venda B2B, porque não estar conectado com os seus clientes no LinkedIn? Passe um tempo estudando seu mercado, se você criar o hábito de manter-se à frente das necessidades dos clientes conquistados e dos potenciais, vai aprender não só a antecipar suas dificuldades, mas a atender e lidar melhor com suas exigências de mercado.

Aprenda a alinhar suas oportunidades de vendas com o seu setor de marketing. Vender por mídias sociais não tem só a ver com estar bem presente e conectado nas mídias sociais, é preciso estar engajado com o direcionamento, o monitoramento e as análises sobre o que as pessoas estão dizendo sobre a sua empresa. Isso, te dará mais vantagens na hora de tentar ajudar seu cliente a entender a dinâmica da sua empresa. Vender nas mídias sociais é um trabalho em equipe.

Há realmente grandes oportunidades de vendas nas redes sociais, principalmente no seu networking mais próximo, por isso é importante desenvolver uma autoridade no seu segmento através de materiais, ferramentas comerciais, se você for um constante ajudador do seu público, ele tende a te ver como uma autoridade sobre aquele setor e mais facilmente tende a fechar um negócio com você.

Aproveite as redes sociais para fazer seu clientes mobilizarem uma comunidade em volta da sua empresa. Você pode transformar sua presença online para auxiliá-los a entrar em ação, mantendo-os atualizados e gerando um movimento dentro do seu setor que nenhuma outra empresa ou profissional conseguiu.