Trabalhar com uma estratégia clara pode não só fornecer maneiras bem-sucedidas de vender mais, mas também pode ser extremamente útil para validar o poder das técnicas que times de vendas vem usando. Sem contar na construção de inteligência de mercado para aproveitar melhor os processos, sistemas e informações envolvidas em uma venda.

A grande dificuldade de um gestor é principalmente ter claramente em sua frente os caminhos que deve desenhar para seu time, é por isso que sistemas de relacionamento com clientes podem revolucionar a visão sobre os negócios.

Isso quer dizer não só ser capaz de enxergar tendências, mas de pressupor leituras possíveis a partir de todo o trabalho para trazer consigo à obtenção de uma visão integrada de todos os processos comerciais.

Faça uma análise comportamental com números

A grande vantagem de ter uma inteligência capaz de escanear tudo que acontece entre clientes, mercado e times é justamente entender que existe alguns padrões visíveis nas relações entre essas três pontas.

Para ganhar vantagem no mercado, precisamos não só olhar para o total de vendas, mas aprender a identificar os comportamentos associados de seus clientes e funcionários.

É extremamente importante para um gestor saber lidar com dificuldades do seu time, para o vendedor aprender a melhor forma de abordar clientes e converter vendas, e para o cliente, na ponta de cá da relação comercial ter um atendimento personalizado. Isso não só ajuda a desenvolver novos modelos de vendas possíveis, mas facilita a criação de propostas de vendas que são mais assertivas e rentáveis.

Por exemplo, registrar e saber que um cliente tem uma tendência de consumo pode facilitar sua estratégia de sugerir produtos que sejam mais receptivos. Com isso, podemos aproveitar melhor a inteligência comercial.

Você precisa de dados para te dar apoio à decisão

Não dá para tomar decisões apenas no achismo. Eu sei que profissionais de vendas sempre acreditam muito nas suas intuições, mas tomar decisões relacionadas a mercado, a gestão e a clientes sem conhecer como isso impacta realmente todos os números da sua gestão é como apostar na megasena. A chance de dar errado é maior que a de dar certo.

Trazer ciência de dados e a capacidade de verificar relatórios claros de todos desempenhos possíveis é uma ferramenta poderosa para ajudar a conquistar mais segurança para decidir passos importantes que moldam a saúde e o futuro de negociações.

Não identificar padrões de maneira inteligente enfraquece todas as fases de uma negociação, simplesmente por não conseguir uma certa previsibilidade sobre o mercado, sobre o comportamento e, portanto, restringindo a capacidade de tomar uma decisão mais plausível.

Gestão de vendas

Obter uma visão integrada de todo um mercado é hoje, dentro de um mercado altamente competitivo, um pré-requisito fundamental que só pode ser adquirido com sistemas automatizados que dão suporte comercial para a melhor decisão de um fornecedor de produto ou serviço para um mercado implacável.

Integre tudo para sair na frente do mercado

Seja o mercado que for, você precisa realmente de garantidores numéricos que o ensine a tomar decisões melhores, que o faça aprender como entrar em contato com um cliente de maneira mais precisa, a dê ferramentas para construir propostas de vendas direcionadas, identificar como está seu relacionamento com o cliente nos mais diversos níveis e ter controle de comunicação interna e externa.

Seja capaz de prever lucratividade, ter acesso a um banco de dados que traz benefícios de inteligência do cliente, implante a capacidade de desenvolver um programa de melhoria nos índices de retenção de clientes conhecendo os motivos de perdas, maximizando sua carteira de novos clientes usando e ampliando maneiras de criar propostas de vendas a partir dos comportamentos de clientes já existentes.

Entender o que está ou não funcionando com sua base de clientes, lidar com a sua equipe com um olhar mais abrangente te faz ter uma visão integrada e panorâmica da sua realidade comercial.

Faça um teste gratuito no Moskit CRM e descubra como conquistar tudo isso acima. Não perca a chance de entenda seu mercado, sua equipe e seus clientes.