Uma proposta para um ano mais produtivo

Uma proposta para um ano mais produtivo

Eu sei que você começou o ano com muitas expectativas. Para que tudo saia bem, você precisa saber focar direito naquilo que é essencial e primordial para seus resultados.

Atingir suas metas nada mais é que perseguir aquilo que é mais importante para você e para seus negócios.

Eu entendo que manter-se firme no que faz de melhor é uma das maneiras mais eficientes de atingir objetivos, no entanto, no fim das contas, para que tudo saia realmente bem - ou mais próximo do planejado - você precisará de mais que determinação, disciplina e ritmo.

Meu conselho é: Arrume a casa antes de tudo. Para deixar de ceder ao desânimo e parar de focar no que não é importante, você deverá saber em que ponto exatamente está na sua maturidade comercial, para aí sim, realocar sua energia em pontos cruciais.

O foco tem que estar nas ações e não somente nas ideias

A maioria dos nossos objetivos não ocorrem porque somos bons em projetar novas ideias, em criar planos, em desenhar perspectivas, mas raramente encontramos maneiras eficazes de entender como estamos fazendo - ou podemos fazer - as coisas.

E você sabe que quando não sabemos para onde estamos indo direito ou tendemos a não ir com tanta velocidade ou simplesmente nos guiamos de maneira insegura para o caminho sem se dar conta do erro.

Tudo começa na sua cabeça. Por falta de enfrentamento de determinados preconceitos, às vezes, deixamos de experimentar uma nova realidade e de aprender a olhar de uma perspectiva mais produtiva.

Quando você simplesmente ignora que existem ferramentas que podem te levar para um estágio comercial mais maduro, perde o controle sobre as suas próprias decisões.
Este é o motivo para que muitas empresas fiquem estagnadas nos seus possíveis resultados e a maioria delas não sabem sequer o quão perto ou distante dos seus objetivos estão. Cegueira comercial traz prejuizo longo.

Em 2019, saia de dentro desse casulo e abrace a oportunidade de aprender realmente mais sobre sua operação comercial. Para isso, quero te dar umas dicas.

Faça questão de centralizar informações de clientes

A primeira coisa para conhecer melhor seu cliente é ter um lugar próprio para registrar todas as informações dele. Esqueça essa coisa de fichas, planilha, bloquinhos, cadernos, e-mail bagunçado. Isso é passado.

Se você quer mudar o nível de atendimento da sua empresa, vai ter que aprender a centralizar todas as informações dos seus clientes como gente grande. Para isso, o CRM te dá a possibilidade de guardar todas as informações e passos do seu cliente em seu sistema customizado para sua realidade.

O que você ganha? Sua equipe de vendas acaba ganhando tempo e proximidade com os clientes. São inúmeros tipos de dados sobre o cliente num só lugar. Aproveite para conhecer melhor seu cliente e vender mais.

Organize (sem demora) suas atividades

Eu sei a correria que é sua vida. Aquele dia cheio de reuniões, tendo que se preparar para tudo de ultima hora, realizar uam call no meio da tarde de preguiça, o sufoco de ter cabeça para tantas coisas ao mesmo tempo e ainda mais que podem surgir. Faça o seguinte, comece o ano apenas organizando-se.

A agenda conforme você conhece já não tem mais utilidade. Com um sistema de CRM, é muito mais fácil ter na palma da mão, literalmente, o controle de todas as suas atividades sem se preocupar em ter que ficar verificando cada informações num lugar diferente.

Deixe seu CRM te avisar do que tem que fazer no dia. Moleza não?

Aprenda a literalmente aumentar suas vendas

Depois de te convencer que você precisa não só se organizar mais mas conhecer melhor seu cliente, espero que tenha ficado claro que com pequenas mudanças tecnológicas, você já pode ter mais condições para vender mais e atender melhor seu cliente.

Com o controle melhor sobre o cliente potencial ou aquele já engajado e fidelizado, tendo as informações necessárias dele, sua equipe comercial será capaz de conseguir ver melhor quais estratégias funcionam, as suas necessidade ou quais coisas precisam ser melhoradas. É tudo muito mais claro e fácil.

Além disso, pode-se saber variáveis importantes como: Que tipo de cliente exige mais atenção da sua equipe, quais estão realmente satisfeitos e quais ainda não estão. Consegue prever churns, corrigir erros de comunicação, antecipar problemas.

Com essa facilidade, é mais prático aprender a vender mais. Rastreia totalmente sua operação de vendas, os perfis dos clientes e tenha condição de trabalhar para vender mais de maneira efetiva.

Fale de maneira inteligente com seu consumidor

Todo tipo de cliente sofre com a comunicação com seus fornecedores. O CRM traz a possibilidade de conhecer bem mais o perfil, os valores, a percepção de importância de quem você está acostumado a vender.

Com isso, obviamente, você ganha uma inteligência e agilidade na hora de atraí-lo.

Ser capaz de conhecer e saber melhor com quem está lidando é um passo primordial para saber como abordar mais corretamente alguém. O resultado é que o CRM tornar-se um aliado na comunicação. Cliente fica mais à vontade com o vendedor, e suas chances de alcançar a satisfação e a fidelização dele é maior.

Junte um banco de dados estatísticos do cliente

Embora a gestão pessoal e corporativa possa ser o maior ganho com ferramentas de CRM, uma outra vantagem desta tecnologia é entregar o acesso a um diagnóstico de processo de vendas mais maduro e cheio de informações ricas sobre comportamento e gestão. A visão 360 graus.

Saber dados de quantos clientes a empresa ganhou, quantos perdeu, qual foi a entrada e a saída, medir o esforço de vendas, o custo por aquisição de cliente, e outros dados importantes que fazem toda diferença na sua gestão e na tomada de decisão.

Ter uma visão mais clara não só do seu pipeline de vendas, mas da sua própria maturidade de equipe e de vendas, pode te ajudar com respostas bem mais precisas dentro do seu negócio.

Os dados e relatórios entregam não só números, mas inteligência comercial que te levará para outro nível de competição.

Se você quer começar este ano tirando o foco das ideias, mas agindo de verdade em prol dos seus resultados, você precisa mesmo aprender a lidar com tudo de maneira mais inteligente.

O convite é simples: Arrisque tentar ter resultados com quem pode te ajudar a entender mais de vendas e do seu mercado.