Estresse, cansaço e desânimo, será que isso pode ser evitado com a implantação do clima organizacional?

Imagine que após um longo final de semana de descanso, a primeira coisa que você se depara ao abrir a porta do escritório em plena segunda-feira é caos: pessoas discutindo, ambiente desorganizado, clientes zangados e etc;.

Quando abrimos a porta do escritório queremos encontrar organização para seguirmos com nossa rotina sem grandes estresses, e ao nos depararmos com o total oposto nossa força de vontade cai.

O dia que tinha tudo para ser excelente começa a se tornar estressante e as atividades desgastantes. O cliente precisa ser atendido, mas tudo que você quer é voltar para o fim de semana, onde tudo era calmo, organizado e a cobrança e tensão não eram constantes.

E aí eu te pergunto: como atingir a satisfação do cliente se você não está nada satisfeito?

Quando o ambiente de trabalho não está propício o cliente é um dos primeiros a sentir essa diferença, o atendimento é diretamente impactado.

Uma empresa que entende a importância do clima organizacional tende sempre a ter resultados mais satisfatórios e colaboradores mais felizes.

Afinal, o que é clima organizacional?

O clima organizacional é muito mais que a organização do espaço físico, esse termo se refere a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa.

Em outras palavras o clima organizacional é a visão que os colaboradores têm sobre a empresa por conta de elementos e estruturação da mesma. E ela pode ser compreendida a partir do relacionamento de colegas, da remuneração, presença de conflitos e afins.

Essa percepção colabora para um melhor rendimento dos empregados e consequentemente um atendimento prazeroso aos clientes.

O objetivo dessa estratégia é ampliar os laços entre a empresa e os colaboradores através de um ambiente de trabalho propício para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais os benefícios de um bom clima organizacional?

Com a estruturação do clima organizacional dentro da empresa é possível que as tomadas de decisões se tornem mais assertivas, já que o foco não estará em resolver problemas pontuais e sim no crescimento.

O clima organizacional também proporciona um maior engajamento dos colaboradores. Um ambiente que faz com que os funcionários se sintam confortáveis e felizes, consegue que eles se dediquem mais já que percebem sua importância e valor para organização.

Gestão de vendas

O que está acontecendo internamente tende a refletir externamente.

Quando as engrenagens estão girando dentro da empresa os clientes sentem a diferença de tratamento.

Se o colaborador está satisfeito ele passará essa sensação para o cliente e tentará resolver e atendê-lo da melhor forma possível.

Essa percepção que o cliente tem sobre o atendimento que recebeu se atrela diretamente com a da empresa.

E vai além, já que não é só a empresa que sai ganhando, os colaboradores são um dos que mais ganham.

Diferente de um ambiente onde o estresse e o desgaste reina, o clima organizacional preza pela saúde física e psicológica do colaboradores.

Como melhorar o clima organizacional da minha empresa?

1 - Escute seu colaborador

O primeiro passo para que ocorra a melhoria do clima organizacional é se sentar e escutar o que o colaborador tem a dizer.

Mudanças são bem-vindas em qualquer lugar, mas como saber o que mudar quando não se escuta as pessoas que precisam delas?

Todo colaborador tem alguma sugestão a fazer, às vezes pode ser algo grande e trabalhoso ou simples ajustes que farão que a convivência se torne melhor.

Sem contar que conversar com o colaborador é uma forma de fazer com que ele se sinta valorizado.

2 - Dinâmicas

Algo importante para que a convivência entre as equipes seja harmoniosa é que elas consigam se integrar sem grandes dificuldades.

Planejar dinâmicas para que as diversas pessoas se conheçam e troquem informações pode fazer com que laços inesperados sejam criados e deles surjam parcerias sensacionais.

E tem o detalhe de que dinâmica é uma maneira descontraída de relaxar e se livrar do estresse e pressão que às vezes reina na empresa.

3 - Crie um ambiente confortável

Trabalhar não é uma prisão por isso, apostar em locais arejados e que existam espaços de convivência é uma ótima forma de fazer com que os funcionários sintam que o trabalho é sua 'segunda casa'.

Não precisa ser nada muito mirabolante.

Às vezes uma pintura bacana e uma decoração já ajuda a pessoa ter uma visão diferente do ambiente de trabalho.

A limpeza também é algo que precisa estar sempre em dia.

4 -  Conte os planos e metas da empresa

A comunicação é uma via de mão dupla.

Não basta que ele fale o que está o afligindo, você também precisa ser claro sobre suas expectativas e como elas se encaixam nas metas e planejamento.

Uma das maiores inseguranças é não saber qual o caminho que a empresa está traçando, onde que ela tem anseio de chegar. Deixar tudo em pratos limpos faz até com que a dedicação e engajamento aumentem.

5 - CRM

Uma ferramenta que ajuda na organização interna de clientes não pode ficar de fora.

A organização do processo comercial impacta na visão que o colaborador tem sobre a empresa, e nada melhor que um ótimo CRM, como o Moskit CRM, para ajudar com isso.