É possível manter o ritmo de vendas na crise?

É possível manter o ritmo de vendas na crise?

Se ligarmos a TV ou acessarmos algum site de notícia brasileiro, com certeza vamos nos deparar com o assunto mais falado do último ano: a crise econômica.

Que ela está aqui e mudou o mercado é inegável. Porém, será que ela é uma ameaça total aos vendedores ou ainda é possível vender em tempos de retração no comércio?

Também é preciso levar em consideração que empresários descontentes são sinônimo de menos investimentos e consequentemente menos vendas.

Hoje viemos falar 5 formas para driblar as estatísticas, continuar conquistando o cliente e fechando vendas mesmo com o atual cenário. Confira!

Fidelize clientes

Em tempos nos quais parece ser cada vez mais difícil vender, fidelizar os atuais clientes torna-se um trabalho ainda mais importante do que já é normalmente. Isso porque clientes fieis consomem mais do que uma vez e recomendam seu serviço e produto para outras pessoas.

Uma solução é que você pode contar com uma boa equipe de Sucesso do Cliente, que trabalhará justamente para fazer com que seus clientes vejam valor no seu produto e alcancem o máximo com ele. Aqui no Moskit, por exemplo, nosso time de Sucesso tem a missão de te ajudar a usar seu CRM para alcançar os melhores resultados possíveis com ele.

Não veja sua relação com o cliente como um simples pós-vendas. Crie de fato relacionamentos duradouros e de confiança. Para isso, conte com seu CRM para registrar históricos e informações importantes. Dessa forma, você não tratará seu cliente apenas como um número na sua empresa, o que é um grande diferencial.

Trabalhe com descontos

Muitos gestores abominam a ideia de diminuírem os valores de seus produtos, mas precisamos pensar no contexto geral. Como estão as vendas do seu time? As metas estão sendo atingidas? Uma boa opção é reduzir um pouco o lucro que terá e trazer clientes, do que simplesmente não realizar vendas e ficar estagnado.

Faça contas e um bom planejamento de quanto poderia ser reduzido sem afetar a estabilidade da empresa.

Invista em Marketing

Pode parecer contraditório aconselhar alguém a realizar um investimento em épocas de crises, mas o Marketing é o maior aliado do time de vendas e saber como usá-lo nesse momento é fundamental.

Não deixe sua marca simplesmente ser esquecida por falta de ações. Para atingir um maior número de pessoas com menos orçamento, invista em Marketing Digital.

Trabalhar com conteúdos bem feitos, publicações em redes sociais, vídeos e nutrição por e-mail, por exemplo, são formas de continuar investindo na sua marca, trabalhar sua base de contatos e com um custo relativamente baixo.

Saiba de onde tirar

Se você como gestor acha que o momento de crise é hora de cortar funcionários, repense. Talvez realmente seja necessário reduzir o quadro de colaboradores, mas é preciso lembrar que custos com verbas rescisórias costumam ser altos e aquele colaborador pode ser o que faz a diferença nos números no fim do mês.

Por isso, reveja onde estão sendo feitos investimentos na empresa e analise juntamente com o departamento comercial de onde é possível tirar.  Uma dica é evitar alterações no que apresenta resultados no time comercial. Se for realmente necessário reduzir gastos, que seja preferencialmente em outros setores, como por exemplo começar a cuidar de custos com energia, papel, copos, etc.

Não desanime sua equipe

Alguns dias parece que o desânimo é inevitável. As pessoas continuam com previsões pessimistas e isso acaba afetando o mercado como um todo. Porém, se você repassar esse medo para sua equipe, eles trabalharão desmotivados e consequentemente as vendas tendem a cair.

Por isso, mostre que sua equipe tem forças para reagir e continuar vendendo. Essa é a hora de colocar em prática as famosas técnicas motivacionais.

Para entender como seu time ode alcançar mais resultados, comece hoje seu teste grátis do Moskit CRM e transforme sua empresa em uma máquina poderosa de vendas.