13 dicas para gerenciar bem a sua equipe de vendas

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Toda equipe precisa de um líder, isto é, um profissional responsável por ajudar o time a traçar o melhor caminho para o sucesso, em vendas quem cumpre esse papel é o gestor de vendas.

Uma das principais responsabilidades do gestor de vendas é o direcionamento correto das vendas, e o desenvolvimento do setor para que ocorra um bom faturamento. Ele também é responsável por gerenciar e desenvolver as habilidades de sua equipe e solucionar dificuldades que o time apresenta.

Se você, gestor, que está lendo isso não sabe qual estratégia adotar para gerenciar suas equipes com eficácia, ou como incentivar seus funcionários. Esse artigo pode te ajudar.

Conheça os 13 dicas para gerenciar bem a sua equipe de vendas

1. Aprenda a delegar tarefas

Embora pareça que você consiga dar conta de tudo, o seu trabalho só consegue ser realizado com qualidade no momento em que você aprende a delegar tarefas para o seu time.

Quando você aprende a delegar, você passa a ter tempo para se dedicar a outras prioridades, que demandam mais sua atenção do que tarefas corriqueiras que podem ser executadas por terceiros.

Uma das vantagens de aprender delegar, é a melhoria do relacionamento com a equipe, visto que quando cada um passa a ter responsabilidades específicas, o sentimento de confiança é reforçado.

Você deve resistir ao impulso de controlar a tudo e todos, já que isso apenas atrapalhará algumas ações e causará um estresse desnecessário

2.  Entenda os perfis e as necessidades de sua equipe

A melhor maneira de entender os diferentes perfis e necessidades que sua equipe pode apresentar é ouvindo. Essa qualidade é essencial para um bom gestor.

Sem contar que essa é uma das melhores técnicas para identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada um.

3. Saiba como se comunicar

A comunicação é a melhor maneira fácil e segura de se entrosar com a equipe e definir metas/objetivos que todos entendam.

Mas não só, a comunicação é uma via de mão dupla, logo quando o espaço para ela é aberto, os seus colaboradores se sentem à vontade para expressar o que acreditam que pode contribuir para a melhoria do setor e das condições de trabalho deles.

4. Saiba quando dizer não

Definir limites é a melhor forma de fazer valer o seu lugar, as suas escolhas e os seus valores para manter uma postura gerencial. Para chegar lá, basta:

  • Não responder a todas as solicitações dos membros de sua equipe;
  • Priorizar as tarefas que trazem resultado positivo e delegar atividades dentro da equipe.

É necessário dedicar um tempo para se concentrar melhor nas outras questões levantadas pela gestão estratégica, como a visão de negócio e a organização e para isso é importante entender quando dizer não para sua equipe, eles precisam te ver como uma figura de autoridade e isso só se consegue ao colocar alguns limites.

Por isso não tenha medo e execute o seu direito de dizer não.

5. Não abandone funções operacionais

O gerente deve permanecer ligado ao que acontece no âmbito operacional. Ele deve ouvir seus colaboradores e se envolver ativamente com o que acontece dentro do setor.

O papel do gestor é coordenar e planejar todas as ações de sua equipe no dia a dia, e só é possível fazer isso com maestria quando se põe a mão na massa e entende exatamente quais os desafios que os seus colaboradores estão passando.

6. Desenvolva um bom relacionamento com a equipe

Estabelecer uma proximidade com a equipe de vendas permite que o seu time expresse seus sentimentos, a fim de estabelecer uma verdadeira relação de confiança.

Seu papel como gestor, neste caso, é apenas saber ouvir, sem tomar partido para que então sua equipe passe a confiar em você cegamente.

Gerenciar uma equipe é um exercício complexo em que muitas vezes é difícil encontrar o equilíbrio certo, mas a melhor dica para se dar bem é: seja justo e evite qualquer favoritismo ou atitude discriminatória.

7. Dê bons exemplos

Para ganhar o respeito e a confiança de seus time, você deve ser exemplar e consistente em tudo o que fizer ou disser.

Não aja de maneira duvidosa ou coloque em risco sua credibilidade.

8. Não sobrecarregue seu time

Para administrar bem, você também precisa saber se adaptar à carga de trabalho de cada pessoa. Especialmente porque esta carga pode aumentar durante os períodos intensivos.

Seu papel é compartilhar a demanda de trabalho de maneira justa entre seus funcionários para evitar conflitos e tensões desnecessárias.

Lembre-se de que uma carga bem distribuída é a garantia de que o trabalho será concluído no prazo.

9. Escute a sua equipe

Para manter sua equipe engajada, preste atenção em cada um de seus membros.

O que define um bom gestor é sua capacidade de ouvir. Ao ouvir ativamente os seus colaboradores, você demonstra empatia, o que também permite identificar melhor as necessidades deles e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

10. Motive sua equipe

Seu papel como gestor é motivar, incentivar e envolver seus colaboradores nos projetos que precisam ser realizados.

Entretanto, o trabalho de um gestor também é entender as necessidades de cada pessoa para garantir a união da equipe e aumentar o desempenho.

Sendo assim, é importante criar formas de motivar e recompensar o trabalho da equipe.

Se um de seus funcionários atinge a meta mensal, por exemplo, sua recompensa deve ser proporcional aos esforços feitos e ao resultado.

Não importa se esta recompensa será na forma de bônus ou um presentinho, o importante é utilizar mecanismos para motivar e essa é uma das maneiras de desafiar sua equipe de vendas e assumir novos desafios.

11. Treine sua equipe

Implementar programas de treinamento é uma das maneiras que você, como gestor, pode utilizar para desenvolver continuamente as habilidades de seu time.

Não há nada pior do que uma equipe que não sai da zona de conforto.
Qualquer que seja o nível de seus funcionários, eles precisam ser treinados periodicamente para que adquiram novas técnicas e não fiquem ultrapassados.

Um colaborador que estuda e que desenvolve novas competências é um colaborador mais realizado, mais confiante e, portanto, mais empenhado no seu trabalho.

Não hesite em oferecer treinamentos de vendas periódicos, adaptados às necessidades de cada indivíduo.

12. Equilibre os momentos formais e informais

Uma das missões do gestor é estimular a boa convivência entre várias pessoas de forma que elas se entrosem e se tornem uma unidade, ou seja um time.

E para isso é importante saber quando descontrair e criar dinâmicas para que todos se unam e se conheçam mais. Uma equipe que só foca em vendas está fadada a estresse desnecessário e um ambiente hostil.

Um bom gestor sabe quando aliviar o clima e promover ações mais informais.

13. Utilize boas ferramentas

Por mais competente que o gestor seja, sozinho ele não consegue dar conta de todas as demandas do setor, ele precisa de uma ferramenta que o auxilie e passe confiança.

O CRM é essa ferramenta.

Através do CRM o gestor consegue acompanhar e gerar métricas a partir das atividades que os vendedores executam, o que sem dúvida torna as coisas mais fáceis para o gestor de vendas, que passa a ter mais tempo para se concentrar em outras tarefas que também demandam a sua atenção.

Se você é gestor e ainda não implantou um CRM no seu setor de vendas, clique aqui para saber mais sobre o Moskit CRM e começar um teste gratuito em nossa ferramenta.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit