Um dos principais fatores que faz com que equipes de vendas se tornem um sucesso e sejam protagonistas dentro de uma empresa é o “Customer Success”, ou o “sucesso dos clientes”. Fazer com que o seu cliente seja feliz após a compra vai trazer uma boa reputação para o seu negócio, tornando as vendas num médio e longo prazo mais fáceis de serem concretizadas. Quando uma empresa conquista isso, ela faz com que o churn (a evasão de clientes) diminua.

Para conquistar este resultado e fazer com que a sua empresa seja um exemplo de vendas, é necessário seguir alguns passos primordiais. Desenvolver o seu vendedor e trabalhar o seu talento é o principal deles. Não basta o sapato estar gasto e a cadeira estar nova, seu funcionário precisa ter qualidade em suas vendas e é você o responsável por fazer isso.

Busque mais do que resultados, venda uma experiência

Atualmente as empresas estão tão preocupadas com resultados que esquecem de gerar uma experiência para o seu consumidor final, fazendo com que os treinamentos não sejam executados com a qualidade necessária. Quando isso ocorre, o seu consumidor final pode ser diretamente impactado, pois cada negócio possui um público alvo definido e vender para o público errado apenas para conquistar uma venda e bater metas pode ser extremamente prejudicial para a construção de marca de sua empresa.

Imagine um cenário no qual a sua empresa vende serviços de consultoria. Além de o seu vendedor precisar entender quais tipos de empresa são o seu público alvo e quais não são, ele precisa compreender o mínimo da estruturação das fases da consultoria para não prometer algo que a sua empresa não pode cumprir. Quanto mais o seu vendedor conhecer o seu produto, melhor será a qualidade da venda. Uma boa experiência de compra fará com que o seu cliente alcance o sucesso de uma maneira muito mais fácil e natural.

Por isso, treinar os vendedores que estão entrando na empresa é fundamental. Eles precisam não só receber o kit de vendedor e o pitch inicial, mas mais do que isso, precisam conhecer de ponta a ponta o produto ou serviço que você está oferecendo. Isso passa para ele maior segurança em suas vendas e ainda faz com que as eventuais dúvidas dos prospects sejam sanadas, aumentando a qualidade da venda. Esse processo de treinamento normalmente é moroso e custa caro, e é aí que entra o EAD.

Gestão de vendas

As maravilhas do EAD

Uma plataforma EAD não vai apenas melhorar a qualidade do seu treinamento como também o tornará mais barato. Para empresas grandes, com apenas uma gravação e uma plataforma de ead, você vai conseguir treinar pessoas do mundo inteiro sem gastar com passagens e hospedagens. Já as pequenas empresas, conseguem otimizar o seu quadro de funcionários evitando que os seus melhores funcionários precisem sair do dia a dia para treinar novos colaboradores. Além disso, a empresa ainda conquista uma possibilidade de expandir o seu negócio em locais que antes o custo da logística de treinamentos tornava inviável.

A produção deste conteúdo não é cara, pode ser feita apenas uma vez e replicada diversas vezes para todos os seus novos funcionários. Sua empresa pode assumir a produção deste conteúdo ou contratar uma produtora de vídeo para produzi-lo. Caso a produção seja in house e a sua empresa não tenha equipamentos profissionais de gravação, você pode até mesmo utilizar um aparelho celular para fazer a captura do áudio e vídeo, realizando alguns testes da eficácia do treinamento.

Uma plataforma ead de qualidade possui algumas características que podem fazer você filtrar certas características dos seus funcionários já na seleção. Você pode inserir em seu programa de recrutamento provas que cobram conhecimentos básicos de vendas. Para peneirar e buscar ainda mais qualidade, é possível até mesmo desenvolver um conteúdo que simule uma venda e aplicar uma avaliação para identificar o desempenho em cada um dos postulantes à vaga.

Com uma equipe qualificada vestindo a camisa da sua empresa, a vitória fica mais próxima, mas lembre-se do que dissemos acima: não basta ter uma equipe de vendedores com talento, você precisa lapidá-los. Você precisa direcioná-lo para o sucesso.

Trace metas e mantenha o contato com o seu time

Todo time de vendas precisa de metas claras a serem batidas, mas além de fazer com que elas sejam palpáveis, é importante manter seu time próximo a sua empresa para que ele compreenda a importância do seu trabalho dentro da companhia. Um setor de vendas bem treinado é alicerce fundamental na construção de qualquer empresa de sucesso e para facilitar isso, as plataformas ead contam com uma ferramenta de transmissão online que permite aproximar o seu colaborador da empresa.

Fazer transmissões ao vivo ou webinars com os líderes de times e com o diretor comercial, trabalhando uma estratégia de recompensas por quantidade de vendas ou de valor arrecadado, pode ser uma linha de sucesso para criar um espírito competitivo no seu time de vendas. Isso vai fazer com que os nomes dos líderes ganhem rosto e desenvolvam empatia com o time.

Eles podem transmitir ideias, dicas e instruir todos os colaboradores das equipes de venda. Você pode transformar isso em um sistema de educação continuada de maneira muito natural. Estas transmissões também podem ser utilizadas para comunicar recados da diretoria e colocar as suas equipes a par do que está acontecendo no mercado e como a empresa irá se portar.

Colocar os líderes para terem um contato olho no olho com os outros vendedores, traz automaticamente um senso de pertencimento e ainda faz com que eles almejem algo melhor dentro da empresa. Deixe claro onde ele pode chegar caso cumpra as metas pré-estabelecidas, faça com que ele entenda como funciona o sistema de crescimento e reconhecimento de pessoal dentro da sua instituição.

Por fim, quer conhecer uma plataforma EAD poderosa para o desenvolvimento e a aceleração dos seus treinamentos?

Teste grátis por 15 dias a nossa ferramenta e tenha acesso a todas as funcionalidades que irão ajudar na aceleração do processo de onboarding de novos vendedores.

Post escrito por Rafael Silvério da Silva, Head de Growth e Marketing da EadBox.