Como gerar leads sem precisar levantar do sofá

Como gerar leads sem precisar levantar do sofá

Nossa comunicação por intermédio das redes sociais está cada dia mais imediatista. Contrariando o passado, estamos desacostumados a ter que esperar por informações e ficar em posição passiva em relação ao que recebemos.

E assim como nós, os clientes se tornaram mais críticos e imediatistas. Eles saíram da zona de conforto e estão em uma constante busca por perfis em redes sociais que satisfaçam suas expectativas.

Algumas ferramentas no mercado tem a capacidade de entregar conteúdos rápidos e de qualidade.

Sendo o Instagram uma das mais conhecidas e utilizadas.

Com o crescimento da sua fama e o amadurecimento do consumidor, o Instagram foi se moldando ao ponto de se tornar uma ferramenta que ultrapassa a linha do entretenimento. Atualmente é possível prospectar clientes, e até mesmo realizar vendas.

Desde 2016 o Instagram disponibilizou a função de perfil comercial para que empresas e empreendedores pudessem ter em mãos alguns dados relevantes referente ao conteúdo que era publicado. E além de ser super inclusiva, ou seja qualquer um pode aderir, a função comercial é gratuita.

Os empreendedores identificaram uma chance de expandir os negócios e captar clientes com essas mudanças.

Entretanto essa migração não se limita ao tipo de conta. Muitos detalhes precisam ser trabalhados quando se constrói um perfil com fins de vendas.

A parte visual, comunicação e o que é comunicado são o os fatores que constroem um bom perfil.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO SEU PERFIL

Uma das primeiras percepções feitas pelo cliente é a foto que estampa seu perfil, já que nela contém informações iniciais sobre sua conta.

Alguns cuidados devem ser tomados no entanto. Um perfil comercial que representa uma marca pode até utilizar a foto de um produto, mas o ideal é que a foto utilizada seja uma logo ou representação da empresa.

Mas caso o perfil tenha teor mais pessoal, uma foto com o seu rosto exposto em um ambiente bem iluminado pode ser mais interessante.

É preciso ficar atento nas cores, já que elas devem casar com todo o resto.

A foto de perfil é importante já que facilita a identificação da sua conta em um mar de várias outras.

Entretanto existem outras informações que são essenciais para que o cliente entenda sobre sua conta, geralmente esses dados são dispostos na biografia.

Com um número limitado de caracteres a mensagem da biografia deve conter o propósito da sua conta. Algumas marcas já conhecidas optam por deixar um slogan ou frase de efeito.

Elaborar uma biografia pode ser complicado para quem está começando, mas o importante é focar em alguns aspectos que fazem o diferencial:

  • Utilize a função de link para o site da sua empresa ou algum conteúdo que ache relevante.
  • Anexe os botões de contato como telefone, e-mail;
  • O slogan da empresa pode resumir todo o objetivo e apresentar o valor;
  • Deixe claro qual o ramo comercial que seu perfil se encaixa. No Instagram comercial você pode fazer isso na função categoria;
  • Faça um breve resumo e tente expor qualidades e autoridade.

COMO CRIAR UM CONTEÚDO CONSISTENTE

Após as primeira impressões estéticas referente ao perfil, o conteúdo é o próximo a pesar na balança de qualidade.

Atualmente o grande foco do Instagram são os stories, justamente por ser um canal onde mensagens rápidas podem ser emitidas para a grande massa.

Funcionando de forma dinâmica, os stories podem auxiliar a criar um relacionamento com o consumidor, já que disponibiliza de várias funções de interação, como enquete, música, quiz e perguntas.

O público tende a se envolver mais com marcas e perfis que criam um espaço para se comunicarem.

Sem contar que por durar somente 24 horas, o cliente costuma ficar ligado em tudo que acontece, resultado do imediatismo digital. Mas caso exista algum conteúdo que julgue relevante e obrigatório para seus futuros seguidores, ou até mesmo para quem não conseguiu acompanhar, existe a possibilidade de armazenar nos Destaques.

Outra grande ferramenta dentro do Instagram é a transmissão ao vivo. Gerando a possibilidade de comunicação simultânea para um grande números de pessoas, é possível que o cliente interaja e envie perguntas para o dono da transmissão.

Esses conteúdos rápidos são excelentes para trabalhar o conceito de valor da marca.

Começar a trabalhar o conteúdo pode ser difícil já que sempre pensamos pelo lado do vendedor. O ideal é que pense como o consumidor e o que ele gostaria de estar consumindo, faça perguntas como:

  • O que eu gostaria de saber sobre meu produto caso eu fosse um cliente?
  • Que fotos podem ilustrar o que vendemos?
  • Quais as dúvidas mais recorrentes referente a marca?
  • Que tipo de conteúdo eu gostaria de consumir?
  • Eu gostaria de conteúdos longos e complexos?
  • Qual a melhor maneira de interagir com alguém?
  • Como eu gostaria de ser abordado nas redes?

Sempre bom lembrar que o público se envolve e cria uma relação quando sabe que o perfil se tornou uma fonte de conhecimento rápido.

As fotos ou vídeos que compõem o feed são uma outra maneira de criar um laço com seus seguidores. Com a retirada da função de número de likes, o engajamento do público agora está focado em comentários.

O feed geralmente é utilizado para mensagens mais complexas, desde que os stories entraram em cena. Logo, este conteúdo precisa ser mais trabalhado e ter uma qualidade elevada.

O que comunicar para seus seguidores pode se basear no estudo da persona. Mas caso não queira seguir por esse caminho, o Instagram comercial disponibiliza gráficos de rendimento de postagens e nelas contem detalhes importantes sobre seu público.

Os dados da média de faixa etária, gênero e região dizem muito em como seu conteúdo está sendo aceito.

UTILIZANDO O PERFIL PARA VENDER

Depois de elevar a qualidade do perfil e se enquadrar como uma fonte confiável, chega a hora de se utilizar do laço criado com o cliente para vender.

O cliente que te acompanha na rede, aos poucos, vai entendendo o valor do que está sendo divulgado e maturando a ideia. Nesse momento, é preciso realizar ações que os convide a aderir ao produto.

Comumente esse call action pode ser feito nos stories ou feed.

Existem inúmeras formas de chamar o cliente, eis alguma das mais eficazes:

  • Ficou interessado? Responda esse post/stories pra gente conversar.
  • Arraste o link para cima para conhecer nossos produtos.
  • Última chance de aderir ao produto, arraste o para cima e saiba mais.
  • Comente aqui o que você achou, queremos saber sua opinião.

Essa captação também pode ser feita através de enquetes perguntando se o cliente tem interesse ou não, e com base nas respostas partir para um contato direto através das mensagens diretas.

O grande segredo em vender através do Instagram está na qualidade e na forma do que se entrega.

A comunicação está sofrendo mudanças diariamente e sair da zona de conforto e se arriscar para capturar leads nas redes pode ser tão eficaz quanto os métodos mais convencionais.

DEPOIS DE CAPTURAR O LEAD.

Quando se captura um lead é importante ter em mãos uma ferramenta que te auxilie a acompanhar o progresso dele.

O acompanhamento do progresso é extremamente importante pois é aí que você consegue identificar se o seu contato está surtindo efeito.

O Moskit CRM te proporciona essa e muitas outras funções que incrementam seu processo, facilitando o fechamento da venda. Comece hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.