No vídeo dessa semana o Mateus citou 4 erros que sua startup deve evitar para começar bem nas vendas. Confira o conteúdo no vídeo abaixo e não esqueça de se inscrever em nosso canal para não perder nenhum conteúdo!

Você passou um ano, dois anos desenvolvendo seu produto, pensando sobre ele, ajustando todas as partes técnicas e agora chegou a melhor hora: a hora de você começar as vendas, colocar seu produto na rua, conversar com as pessoas e enfim, vender o seu produto.

E nessa hora, como em diversas outras horas, a gente pode cometer alguns erros e alguns deslizes e eu estou aqui pra pontuar 4 erros que eu não quero que você cometa ao começar a vender o seu produto aí na sua startup.

O primeiro erro é que eu não quero que você comece a vender sem antes ter pensado no seu perfil de cliente ideal.

Isso é muito importante pra qualquer empresa, em qualquer fase, mas pra startups é fundamentalmente importante porque se você tá começando a vender o seu produto agora, esses primeiros clientes que você está trazendo pra dentro, eles podem te alimentar com muitas informações importantes, em entrevistas com eles, em conversas, eles vão te passar o que eles enxergam de mais valor no seu produto, qual problema que eles querem resolver.

Enfim, diversas informações importantes pra você como empreendedor entender e trabalhar.

Se você não tiver trabalhado com o perfil de cliente ideal você vai tá trazendo pessoas que de repente não estou corretamente utilizando o seu produto da forma que você imaginou e isso pode te trazer necessidade de suporte, vai te dar um pouco mais de trabalho e o pior de tudo, você pode trazer informações que ao invés de te ajudar no desenvolvimento do seu produto, eles vão te atrapalhar e talvez até te desviar do caminho que você tinha traçado anteriormente.

Então acho que vale a pena você investir realmente no perfil de cliente ideal aí da sua empresa pra gente poder trazer as pessoas corretas nesse começo.

O segundo erro que eu não cometa é começar a vender sem ter uma proposta de valor muito bem definida e sem estar muito afiado com relação a ela. Proposta de valor é aquela frase que você sabe, aquele motivo que você dá pro seu cliente comprar de você ao invés de comprar da sua concorrência, do seu concorrente.

Então você precisa saber muito bem isso: quais são os meus benefícios, os benefícios do meu produto, como que eu vou ajudar o meu cliente a resolver o problema dele e porque que ele deve comprar de mim e não da minha concorrência.

É uma frase simples, sem floreio que deve ser lida e entendida em 5 segundos mas é de extrema importância porque você vai utilizar muito, vai tá falando com muita gente,vai tá na rua, vai tá ligando, vai tá prospectando e isso precisa estar muito claro, muito bem definido aí na sua empresa pra você ajustar e falar isso no seu dia a dia, então invista na sua proposta de valor, deixa isso bem redondinho que vai te ajudar bastante nas vendas e nas suas conversas.

O terceiro erro que você não pode cometer ao começar a vender os seus produtos que eu considero pelo menos é você dar muito foco, muita prioridade a trabalhar com listas quentes, que são aqueles familiares, aqueles amigos, o pessoal do seu network, né? Uma forma de começar a vender mas eu não começaria por aí.

Primeiro porque a gente pegar o feedback de pessoas muito próximas da gente às vezes é difícil, nesse momento a gente precisa de pessoas que não tenham muito relacionamento com a gente porque a gente precisa que eles sejam francos e a gente quer entender do negócio mesmo e às vezes pessoas que estão muito próximas da gente querem nos proteger e vão mascarar um pouquinho a informação que a gente precisa.

Além disso, essas listas, esse network, eles acabam muito rápido, eles têm um tamanho reduzido e o que a gente precisa o quanto antes é ter um processo de vendas formado, pra trazer novos clientes que não dependa desses conhecimentos, dessa lista de conhecidos, de parente. Então quanto antes a gente começar a colocar um processo de vendas que funcione, melhor.

Então eu começaria já do começo, montando um processo de vendas, buscando meu cliente com o perfil do meu produto, pensando em como que eu vou utilizar isso, como que eu vou colocar meu contato no CRM, como que eu vou fazer minha prospecção, quais são as etapas do meu funil de vendas, enfim, já montar o processo de vendas desde o começo, trazer gente pra dentro da forma correta e isso vai ajudar você bastante também quando for contratar o primeiro vendedor da equipe vai ser bem mais fácil de passar as informações que você precisa.

E o último erro que eu não quero que você cometa, o quarto erro, é você não trabalhar no canal correto, não utilizar a forma correta pra vender e isso é uma coisa que você vai precisar fazer uns testes, conversar com bastante gente pra ver a opinião deles. Então qual será a melhor forma pra vender o seu produto?

Será que é através do ecommerce, uma loja física, através do site, com representantes, com inside sales, qual que é a melhor forma de vender seu produto? Isso você vai ter que observar, conversar com as pessoas, conversar com os clientes que começarem a entrar e quanto antes você ajustar isso, começar pelo canal correto, melhor.

Beleza? Então esses são 4 erros pra você prestar atenção quando começar a vender em startup, fica atento pra ele. Se tiver algum erro que eu esqueci deixa aqui embaixo, comenta aí e claro boas vendas!