Faça uma faxina na sua base de dados

Faça uma faxina na sua base de dados

Como você está usando o seu CRM? Essa pergunta é algo simples mas que pode influenciar totalmente na sua experiência.

Desde que comecei a trabalhar com SaaS, sempre notei detalhes nos meus clientes que me faziam pensar o quanto eles estavam perdidos a respeito da estratégia de venda.

Grande parte deles sempre queriam a mesma coisa: montar uma base recheada de clientes, leads e contatos. A quantidade de mensagens que eu recebia a respeito de migrações de 10 mil contatos, era absurda.

Vendedores autônomos com um sistema limpo, 0 oportunidades, mas com uma base de 10 mil contatos para ligar. Ok, essa pode ser uma forma de você manter uma galera ali e quando não houver oportunidades válidas, dar um tiro no escuro e ver se fecha alguma venda.

Porém não é interessante ter uma base recheada de números que não fazem sentido entrar em contato. Desses 10 mil, quantos são reais, são dados teste@teste ou cadastros antigos que nem fazem sentido você manter na sua base.

Não existe motivos para manter seu CRM com dados inúteis, a melhor coisa a fazer com isso é deletar, criar um ambiente com uma assertividade maior. Se você possuir uma integração ativa com serviços de e-mail marketing, mais ainda.

Concentre seus clientes no seu serviço de e-mails

Nem sempre é importante ter no CRM uma base completa, se você tem 4 mil clientes na sua base, quantos deles você vai ligar durante a semana? Certeza que nem 100 estarão na listagem. Para isso, crie um serviço de automação de e-mail, onde vai armazenar e começar a criar disparos de e-mails para as leads sempre receberem um contato seu.

Fazendo isso, você não perde o engajamento desse pessoal, podendo eles virem até você. O maior problema de realizar essa ação é criar rotinas de e-mail válidas e assertivas que gerem um retorno para o cliente.

Com uma plataforma de automação, você é consegue simplificar o processo de nutrição e garantir que nenhum ponto de interação fique para trás. Criar uma nutrição estruturada, que usa o fluxo comportamento do lead para entregar conteúdo personalizado, resulta em leads mais qualificados. Isso significa mais oportunidades para a equipe de vendas.

Melhores formas de criar uma base organizada e sólida

Qual contato tem a data de interação mais antiga? Comece por aí.

Aqueles clientes que você não atende a um bom tempo, certamente já fecharam com concorrentes ou simplesmente desistiram do seu tipo de negócio, o que é ruim.** O melhor a se fazer com esse tipo de perfil é trabalhá-los em serviços de e-mail marketing**, criando assim uma automação, para que eles voltem a ter um contato, mesmo que passivo, da sua empresa.

Quando você tira o pessoal que está “obsoleto” da sua base e transfere eles para um serviço externo, você permite que aqueles que estão mais propensos a fechar com você em um tempo curto fiquem em evidência, garantindo que ao entrar em contato, possam garantir um sucesso na venda.

Ao utilizar o Moskit, você consegue fazer a filtragem desse tipo de contato, de uma forma simples e objetiva. Basta criar um filtro com a quantidades de dias sem interação que deseja que os cadastros apareçam.

1

Ao filtrar o número de clientes que não são úteis para você e que precisa retirá-los da sua base, terá a opção de deletá-los ou exportar a listagem. O que garante que nenhum desses dados serão perdidos, apenas inclusos em um serviço onde ele conseguirá garantir uma melhor gestão deles.

2

Fique atento ao utilizar os filtros, pois haverá várias opções, se não marcar o correto poderá perder dados. Uma boa opção e usar “Dias sem interação, maior que:”, já que ele vai trazer uma quantidade de cadastros com com base acima do limite que colocou cadastrado.

Quando concluir essa filtragem e limpar a sua base, concentre sua energia nos dados que realmente fazem sentido para seu negócio, e com certeza sua produtividade vai aumentar.

Ao priorizar o ganho de vendas e a facilidade em gerir seus clientes, o Moskit é a ferramenta essencial para seu modelo de negócio. Caso não conheça ainda, basta clicar aqui e fazer um teste.