Gerar leads com Facebook: entenda como você pode praticar!

Gerar leads com Facebook: entenda como você pode praticar!

Que o Facebook é a maior rede social atualmente você já deve saber. E que ela traz inúmeras oportunidades de negócios também, certo? O que muitas empresas e seus departamentos de marketing ainda não descobriram é como usar a rede da melhor forma para gerar leads que depois serão trabalhadas. E é sobre isso que vim falar hoje! Se você quer aproveitar todas as possibilidades de vendas que a rede de Mark Zuckerberg te oferece, confira o texto com as 3 formas parar gerar leads com o Facebook!

Gerar leads com o Facebook: por onde começar?

Entendendo o que são leads

Se você começou a entender sobre marketing digital agora, pode ser que ainda não tenha muito bem definido o que são leads, então vale a pena retomarmos esse conceito.

Vindo da estratégia de Inbound Marketing, leads são contatos que chegam já com alguma qualificação e demonstrando interesse em seu produto e serviço. Por demonstrarem esse interesse, fornecem informações valiosas (como nome, e-mail e telefone) que serão usadas para nutri-los para as próximas etapas do seu processo de marketing e vendas.

As melhores formas de conseguir esses contatos pelo Facebook são:

#1 Campanhas pagas para geração de leads no Facebook

Hoje o Facebook oferece diversos tipos de anúncio para as empresas que decidem investir em campanhas na rede. Você pode usar o Power Editor para gerar essas campanhas. O Power Editor é a ferramenta de publicidade do Face e oferece a possibilidade de criar diversos anúncios e acompanhá-los de perto.

Hoje, quando vamos criar uma campanha existem algumas opções e entre elas está a geração de leads.

Nesse cadastro o próprio Facebook preenche de forma automática as informações que já foram fornecidas, como e-mail e você, como anunciante, recebe esses dados captando assim novos contatos.

Além disso, você pode fazer campanhas de impulsionamento de conteúdo, promoção da página, alcance de pessoas, etc.

#2 Grupos específicos

Acredito que todo mundo que tenha uma conta no Facebook faça parte de pelo menos um grupo, seja aquele de amigos da época da escola ou os mais profissionais. É interessante estar presente nesses grupos que reúnem muita pessoas da persona. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz festas infantis, o seu público pode estar em grupos como “Mães de Brasília”.

Se o seu negócio é local, como o exemplo que demos, você deve procurar segmentar demograficamente os grupos que participará.

Porém, de nada adianta fazer parte de um grupo e não participar ativamente. Você precisa levar seu trabalho, seu conteúdo e mostrar que está presente.

Você pode fazer isso simplesmente divulgando conteúdos do seu blog, por exemplo, ou procurando conversas que já foram iniciadas por outros participantes e que você pode contribuir.

Lembre-se que você está ali para agregar algo e como consequência gerar leads para seu negócio, pois as pessoas ficarão interessadas no que você está ofertando de forma natural, afinal ali é, na maioria das vezes, um espaço bem segmentado.

Outra vantagem dos grupos é que você segue uma rotina de divulgação, resposta aos comentários de suas publicações e interações e sua imagem acaba ficando positivamente marcada no meio dos participantes, o que gera autoridade.

#3 Divulgação de conteúdos em sua página

Muitas empresas e modelos de negócios já trabalham com estratégias de produção de conteúdo. Atrelado à isso está a divulgação nos locais certos e o Facebook é um dos melhores lugares para fazer esse trabalho.

Sabemos que hoje a melhor forma de ter a atenção do seu público é ofertar para ele algo de valor, que realmente faça a diferença. Por isso, os conteúdos bem produzidos e que são feitos para atrair tráfego para seu blog ou site são uma excelente forma alimentar sua página com materiais relevantes.

Além disso, você pode aproveitar para impulsionar essas publicações segmentando o público, direcionando bem suas campanhas e aumentando as chances de trazer leads.

É importante lembrar que os contatos no Facebook podem chegar de diversas formas. Nem sempre você as receberá com dados preenchidos, como no Leads Ads. Muitas vezes esses contatos virão respondendo uma publicação, tendo alguma dúvida sobre seu produto/serviço e aí você poderá começar um processo de relacionamento para conseguir mais informações e futuramente qualificar esse contato como um cliente em potencial.

Vamos dar um exemplo para você conseguir visualizar como funciona na prática a geração de leads no Facebook. Hoje vamos pensar em uma agência de viagens que tem sua página na rede social, já conta com um bom número de seguidores. Como as leads podem chegar?

Além do Leads Ads, que já citamos, esteja atento para comentários em publicações, para recebimento de mensagens inbox e mensagens deixadas na página. Essas são as principais formas que esses contatos interessados em negociar com você podem chegar.

Claro que se você fizer uma campanha com uma promoção em um pacote de viagens, por exemplo, é muito mais possível que consigam gerar leads qualificados, mas dependendo do seu orçamento, campanhas pagas podem não entrar sempre em seu planejamento de marketing digital.

Então, esteja atento diariamente à sua página para não deixar nenhuma lead escapar!

Conseguiu entender como o Facebook pode trazer mais leads para seu negócio? Se tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários!