Que o Facebook é uma das maiores redes sociais você já deve saber, no entanto, algo que talvez possa passar despercebido é que ele pode ser uma excelente porta de entradas para novos leads.

Mesmo estando um pouco obsoleto, ele ainda consegue entregar muitos resultados por ter ferramentas com grande alcance e eficácia.

Entretanto, muitos departamentos de marketing ainda não descobriram como gerar leads no facebook que depois serão trabalhados.

Quer entender se o Facebook ainda é uma estratégia válida para geração de leads e como utilizá-la? Este texto pode te ajudar. Veja a seguir:

  1. A história do Facebook
  2. Como funciona o Facebook?
  3. Quais ferramentas do Facebook podem ser utilizadas para gerar leads
  4. Gerar leads com o Facebook: por onde começar?

A história do Facebook

Lançado em outubro de 2004, o Facebook é uma rede social que está focada na troca de comunicação instantânea. Ele funciona em espécies de comunidades onde os usuários podem interagir com grupos, páginas e pessoas das quais compartilham o mesmo interesse ou ciclo social.

Em 2016 a rede chegou a marca de 2 bilhões de usuários, se tornando, até então, a maior rede social do mundo. Atualmente ela mantém esse título, e seus números de usuários chega a quase 3 bilhões de contas criadas.

Como funciona o Facebook?

O Facebook é basicamente composto por grupos, páginas e perfis.

Dentro de cada uma dessas funções é possível explorar ferramentas e funcionalidades.  

No perfil, por exemplo, você pode compartilhar postagens e assuntos que são interessantes para você, além de poder criar grupos, páginas e oferecer produtos no marketplace.

Já nas páginas, você consegue desenvolver e repostar publicações. Também existe a possibilidade de criar campanhas e anúncios na plataforma com intuito de atrair o cliente para visualizar seu site ou página ou levá-lo até uma página para fechar a venda e afins.

As páginas são ótimas para atrair um novo tráfego de clientes e criar interação entre as empresas e consumidores, uma vez que ela funciona como uma espécie de cartão de visitas digital. 

Por fim, os grupos funcionam como espécies de comunidades em que somente as pessoas que estão dentro deles podem curtir, postar, comentar e compartilhar informações. 

Eles são mais restritos e nem sempre quem está de fora é capaz de visualizar e/ou explorar o que tem dentro deles. Para empresas, os grupos podem ser oportunidades para reunir seus consumidores e oferecer atendimento e conteúdos exclusivos. 

Quais ferramentas do Facebook podem ser utilizadas para gerar leads?

Como explicamos, o Facebook possui uma ampla gama de funcionalidades, que possibilitam criar e desenvolver conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Separamos as principais e mais eficazes para a geração de leads. Conheça:

1. Facebook ads

O Facebook ads, é uma ferramenta específica para criar campanhas pagas com alto alcance.

Talvez essa seja a ferramenta mais conhecida de todas, por ser também a mais acessível, uma vez que basta ter uma pagina para conseguir utilizá-la.

Para isso, existem alguns tipos de ads que podem ser desenvolvidos:

Para te ajudar a entender melhor, descrevemos os quatros formatos de anúncio principais do Facebook que você pode usar.

Imagem

Os anúncios de imagem única são o padrão no Facebook, e são também os mais utilizados. 

Eles são fáceis de fazer, oferecem um formato simples para você promover sua marca e são um dos formatos de anúncio mais eficazes.

Sem contar que ele é a melhor opção quando você deseja criar um anúncio rápido ou não tem muito orçamento. 

Vídeo

Os anúncios em vídeo permitem que você exiba seu produto, marca ou campanha e capture a atenção dos espectadores. Você pode criar anúncios de vídeo no Gerenciador de anúncios do Facebook ou impulsionar uma postagem com um vídeo da sua página do Facebook. 

Se a sua conta estiver vinculada com outras ferramentas, esses anúncios podem também aparecer no Instagram, Audience Network e Messenger.

Saiba mais sobre Como vender pelo Instagram – dicas valiosas para bombar!

Você pode usar os anúncios em vídeo do Facebook para os recursos do seu produto/serviço ou contar a história da sua marca. Vídeos com 15 segundos ou menos podem ajudar a capturar seu público e mantê-lo envolvido. Eles também devem ter uma frase de chamariz (CTA) ano final, convidando à compra de um produto, serviço ou a visita de uma página.

Carrossel

Os anúncios carrossel permitem incluir até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio, cada um com seu próprio link. As pessoas podem percorrer o carrossel deslizando para a esquerda ou direita em seus dispositivos ou clicando nas setas direcionais se estiverem usando o cliente de desktop.

Você pode usar anúncios carrossel para:

  • Apresentar vários produtos e vincular a diferentes páginas de destino
  • Mostrar ângulos diferentes de um produto para informar os compradores em potencial
  • Explicar um processo ou oferecer um tutorial
  • Apresente uma imagem grande em vários quadros para criar uma experiência mais envolvente    

Coleção

O formato do anúncio de coleção inclui uma tela inteira, experiência instantânea para facilitar a navegação entre seus produtos. Esses anúncios incluem uma imagem de capa ou vídeo e podem mostrar vários produtos por baixo.

Gerar leads com o Facebook: por onde começar?

Se você começou a entender sobre marketing digital agora, pode ser que ainda não tenha muito bem definido o que são leads, então vale a pena retomarmos esse conceito.

Vindo da estratégia de Inbound Marketing, leads são contatos que chegam já com alguma qualificação e demonstrando interesse em seu produto e serviço. 

Conquiste mais leads

Por demonstrarem esse interesse, fornecem informações valiosas (como nome, e-mail e telefone), que serão usadas para nutri-los para as próximas etapas do seu processo de marketing e vendas.

As melhores formas de conseguir esses contatos pelo Facebook são:

1. Campanhas pagas para geração de leads no Facebook

Hoje o Facebook oferece diversos tipos de anúncios para as empresas que decidem investir em campanhas na rede. 

Quando vamos criar uma campanha, existem algumas opções, e entre elas está a geração de leads.

Você pode criar um anúncio do Facebook diretamente de sua página do Facebook como uma postagem otimizada ou, se desejar opções de segmentação mais detalhadas, pode criar uma pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

 

Nesse cadastro, o próprio Facebook preenche de forma automática as informações que já foram fornecidas, como e-mail e você, como anunciante, recebe esses dados captando assim novos contatos.

Além disso, você pode fazer campanhas de impulsionamento de conteúdo, promoção da página, alcance de pessoas, etc.

2. Grupos específicos

É certo que todo mundo que tenha uma conta no Facebook faça parte de pelo menos um grupo, seja aquele de amigos da época da escola ou os mais profissionais. 

É interessante estar presente nesses grupos que reúnem muitas pessoas. Por exemplo, se você tem uma empresa que faz festas infantis, o seu público pode estar em grupos como “Mães de Brasília”.

Se o seu negócio é local, como o exemplo que demos, você deve procurar segmentar demograficamente os grupos em que participa.

Porém, de nada adianta fazer parte de um grupo e não participar ativamente. Você precisa levar seu trabalho, seu conteúdo e mostrar que está presente.

Você pode fazer isso simplesmente divulgando conteúdos do seu blog, por exemplo, ou procurando conversas que já foram iniciadas por outros participantes e que você possa contribuir.

Lembre-se que você está ali para agregar algo e, como consequência, gerar leads para seu negócio, pois as pessoas ficarão interessadas no que você está ofertando de forma natural, afinal, ali é, na maioria das vezes, um espaço bem segmentado.

Outra vantagem dos grupos é que você segue uma rotina de divulgação, resposta aos comentários de suas publicações e interações, e sua imagem acaba ficando positivamente marcada no meio dos participantes, o que gera autoridade.

3. Divulgação de conteúdos em sua página

Muitas empresas e modelos de negócios já trabalham com estratégias de produção de conteúdo. Atrelado a isso está a divulgação nos locais certos, e o Facebook é um dos melhores lugares para fazer esse trabalho.

Sabemos que hoje a melhor forma de ter a atenção do seu público é oferecer para ele algo de valor, que realmente faça a diferença. Por isso, os conteúdos bem produzidos e que são feitos para atrair tráfego para seu blog ou site são uma excelente forma de alimentar sua página com materiais relevantes.

Além disso, você pode aproveitar para impulsionar essas publicações segmentando o público, direcionando bem suas campanhas e aumentando as chances de trazer leads.

É importante lembrar que os contatos no Facebook podem chegar de diversas formas. Nem sempre você as receberá com dados preenchidos, como no Ads. 

Muitas vezes esses contatos virão respondendo uma publicação, tendo alguma dúvida sobre seu produto/serviço, e aí você poderá começar um processo de relacionamento para conseguir mais informações e futuramente qualificar esse contato como um cliente em potencial.

Vamos dar um exemplo para você conseguir visualizar como funciona na prática a geração de leads no Facebook. Hoje vamos pensar em uma agência de viagens que tem sua página na rede social, já conta com um bom número de seguidores. Como as leads podem chegar?

Além do Facebook Ads, que já citamos, esteja atento para comentários em publicações, para recebimento de mensagens inbox e mensagens deixadas na página. Essas são as principais formas que esses contatos interessados em negociar com você podem chegar.

Claro que se você fizer uma campanha com uma promoção em um pacote de viagens, por exemplo, é muito mais possível que consigam gerar leads qualificados, mas dependendo do seu orçamento, campanhas pagas podem não entrar sempre em seu planejamento de marketing digital.

Então, esteja atento diariamente à sua página para não deixar nenhuma lead escapar!

4. Marketplace 

Apesar de ser uma das ferramentas "mais novas" do facebook, o marketplace já pode ser considerado o principal meio para negócios dentro dele, uma vez que ela funciona como uma espécie de e-commerce onde se pode anunciar um produto ou serviço.

Embora o market place esteja lá para realizar mais uma etapa mais voltada ao fechamento, se você criar os anúncios certos, pode atrair pessoas que apesar de ainda não estarem prontos para fechar, se interessam pela sua solução.

No local da descrição, por exemplo, coloque mais do que apenas características técnicas, implemente com dados que mostrem o valor emocional da sua solução e desempenho.

CRM aliado com estratégia de geração de leads no Facebook

O maior problema de utilizar o Facebook como ferramenta para vendas é a facilidade de perder o controle do que está acontecendo. A organização dos contatos do Facebook é escassa, e com um fluxo grande de mensagens, acaba sendo muito difícil localizar interações mais antigas.

É por isso que, independente da ferramenta que está utilizando para apoiar seu processo de vendas, manter todos os dados atualizados dentro do CRM acaba sendo essencial. Quando qualquer leitor levantar a mão no Facebook, o contato deve ser criado dentro do CRM e o processo deve ser constantemente atualizado.

Se você ainda não usa um CRM e não entende a importância de manter os contatos organizados, faça um teste grátis no Moskit e comprove você mesmo.