Você já parou para pensar quanto te custa uma venda?

Em quanto tempo o LTV do seu cliente cobre todo gasto que você tem com funcionário: software, luz, internet e outras despesas internas do escritório.

Quando se mapeia todos os seus gastos, você sabe exatamente onde está perdendo dinheiro.

Agora, se você analisa todo seu processo comercial e percebe que seus gastos estão altos e o retorno está sendo inviável, algumas mudanças precisam ser feitas.

Nem sempre colocar um grupo de vendedores, dar a eles uma meta e dizer “vai, vende” resolve seu problema.

Para trazer dinheiro é preciso investir e criar as melhores estratégias, apostando também na capacitação da equipe. Além disso, adotar softwares que prezam pela inteligência comercial e, consequentemente, em pouco tempo reduzem seus gastos com vendas, fazendo os negócios ganhos aumentarem.

Já tem um CRM? Se não, está perdendo um bom investimento.

É muito complicado gerenciar vendas sem ter algo especializado pra isso. Nem sempre planilhas são funcionais, por mais que você queira usá-las.

O tempo que vai passar criando as regras para montar a planilha dos sonhos, nem se compara com o investimento em um software que traz toda essa inteligência pronta, uma estratégia comercial completa onde existem gráficos, contagem de minutos de ligações e todos os KPIs necessários para um resultado de sucesso.

O problema é que nem sempre só comprar um CRM adianta. Eu poderia falar o quanto for sobre as qualidades de ter um tipo de software desse, mas a gente já escreveu muito sobre isso e começou a saturar, se isso até agora não entrou na sua cabeça, preocupe-se.

Já não é de hoje que vemos em nossos meios de contato, a simples frase “não tenho tempo para alimentar o CRM”. Se não tem tempo para registrar as vendas que você faz, como quer ter um controle pra fazer seu negócio evoluir? Uma empresa vai pra frente se a gestão é bem feita, sem isso não evolui de forma alguma.

Contratar uma consultoria, pode te ajudar.

Aprender com especialistas é uma boa, vai falar que não assiste palestras de grandes nomes do mercado para aprender mais?

Então porque não investir mais um pouco e colocar alguém com este perfil para criar uma estratégia para suas vendas alavancarem de uma forma mais rápida?

Ter um especialista de acompanhando, pode ser uma das melhores coisas que você faz para sua empresa crescer.

Nem sempre conseguimos enxergar o quadro todo, quando temos uma ideia, provar que aquilo é verdade faz parte do nosso ego.

Um exemplo que eu tenho são aqueles eventos de Pitchs, onde grande parte das pessoas tem uma ideia que, para elas, é extremamente lucrativa e disruptiva. O problema é que não enxergam que existem vários pontos errados no seu conceito, e que o negócio pode dar errado lá na frente, pois não mapearam alguns critérios que serão cruciais para o avanço da ideia.

Uma consultoria entra nesse ponto, provocar ao máximo para você entender que seu negócio pode tomar um outro rumo, e que vai esse rumo novo pode dar muito mais certo do que você imaginava.

Se isso faz sentido para seu negócio, não existem motivos para creditar que inteligência comercial não é um bom investimento.

Quem disse que só de dinheiro se faz uma empresa?

Há quanto tempo você não se propõe a mudanças? Esse é o maior problema das pequenas e médias empresas do Brasil, todas estão tanto na “correria”, que não separam um tempo para olhar a sua volta.

Claro, precisamos pagar os boletos que chegam. Mas se ficarsempre nessa mesma rotina, mudando apenas um ou dois detalhes, sua empresa pode nunca evoluir da forma esperada.

Dispor de algumas horas do dia para alinhar um CRM, pegar uma semana e pivotar uma estratégia, garante que num curto-médio prazo, você consiga controlar toda parte comercial da sua empresa, sabendo como os vendedores devem agir para abordar o cliente, programando seu forecast de maneira concreta e, é claro, facilitando a expansão de equipe.

Já que uma rotina é pré-defina, os números são exatos, qualquer novo vendedor que for contratado, já vai ter um caminho para seguir na hora de evoluir internamente.

Claro que isso não é só pra um gestor. Para um vendedor que passa a vida seguindo a mesma estratégia e não repensa se aquilo faz sentido no meio onde atua, criar um novo caminho pode ser totalmente certeiro. 

Nós aqui do Moskit pensamos que uma empresa só vai ter sucesso nas vendas se ela sabe exatamente o que precisa fazer pra bater a meta do mês. Se não sabe, a gente ajuda ela a descobrir sua direção.

Implantar uma inteligência comercial dentro da sua empresa garante uma completa visão dos objetivos, nessa linha, temos serviços que podem somar para alavancar os resultados.

Um exemplo simples disso é o canal Toca o sino, que faz grande sucesso e que já ajudou muitos profissionais com pequenos insights.

Agora, se você quer ter algo mais tático, uma imersão total em estratégia comercial e que te ajude, nós do Moskit também contamos com serviços exclusivos para alavancar a inteligência de sua empresa.

Busque uma forma de sair da repetição cega, o mercado está cada vez mais competitivo e, se não souber exatamente como gerenciar seu comercial, isso pode afundar sua empresa.