Os jogos e dinâmicas de vendas são atividades em grupos que ajudam o desenvolvimento pessoal, e por mostrar resultados eficazes, são utilizadas nas empresas.
Promover interações entre os colaboradores da equipe é uma forma de transformar um momento mais leve no dia a dia da empresa em que opiniões podem ser expostas, ideias trocadas e mensagens aprendidas.
Existem algumas dinâmicas e jogos de vendas que podem ser aplicadas no setor comercial e que melhora o engajamento da equipe e o entrosamento das pessoas.
No conteúdo de hoje, trouxemos algumas opções de jogos de vendas, dicas de como conduzir dinâmicas para vendas e muito mais.
Veja a seguir:
- A importância dos jogos em vendas
- Como criar boas dinâmicas em vendas?
- 7 opções de jogos de vendas
- Como um CRM ajuda nas vendas?
A importância dos jogos em vendas
Vendas é um dos setores da empresa que mais tem cobranças, uma vez que, entende-se que boa parte do resultado depende do desempenho do time.
Essa rotina pode ser desafiadora para a equipe comercial, desencadeando estresse e prejudicando não só os resultados, mas também a saúde.
É importante encontrar meios para engajar o time de vendas, para que eles se sintam motivados e consigam superar os desafios.
Uma maneira de concretizar isso é através dos jogos em vendas.
Dada a sua efetividade e capacidade de melhorar o engajamento, os jogos em vendas podem ser aplicados em diversas atividades na rotina comercial, ou até mesmo como dinâmicas para trabalhar a confiança e o trabalho em equipe.
Os jogos de vendas ajudam a melhorar a intuição do vendedor, e entender que, embora o time seja composto por pessoas diferentes e únicas, existem dinâmicas comuns, isto é, metas e objetivos, que podem ser estimuladas por ações corriqueiras.
Algo que é importante ressaltar é que os jogos conseguem influenciar muito o nosso comportamento, orientando também os nossos hábitos e intervindo nas nossas decisões, coincidindo muito com as metas de vendas e marketing.
A eficácia dessa ação baseia-se em muito mais em estratégias motivacionais do que econômicas.
Claro que, para obter a mobilização máxima de um grupo de vendedores, o incentivo monetário é importante, mas não é o único que funciona e certamente não é o mais eficiente em termos de relação custo/benefício para a empresa.
Os jogos em vendas são excelentes ferramentas motivacionais, além de que eles podem passar segurança e aumentar a sociabilidade de todo o time.
Como criar boas dinâmicas em vendas?
Cada equipe é única, pois possui suas características e colaboradores com históricos e qualidades diferentes. Entender isso é o primeiro passo para criar boas dinâmicas em vendas.
De nada adianta aplicar uma dinâmica super inovadora, mas que não faz sentido para os atributos do seu time, uma vez que ao invés de ajudar, isso pode até causar conflitos.
Para criar boas dinâmicas em vendas, é importante se atentar para esses aspectos:
- união do time;
- confiança entre membros da equipe;
- nível de competitividade do time de vendas;
- engajamento com a equipe.
Analisar cada um desses pontos ajuda o gestor a desenvolver dinâmicas que fazem sentido para o seu time de vendas.
É importante ressaltar que as dinâmicas não precisam se restringir apenas para treinamentos, por exemplo, onde é importante integrar o time. As dinâmicas podem ser algo da cultura de vendas, acontecendo regularmente.
Para que isso seja possível, é importante que toda dinâmica siga uma estrutura que tenha/seja:
- transparente;
- competição saudável;
- colaboração;
- pontuação;
- recompensas.
Claro que para isso, é preciso criatividade.
Uma dica é deixar caixa de sugestões para que os colaboradores indiquem algumas dinâmicas em vendas.
7 opções de jogos de vendas
Agora que você já sabe como isso pode ajudar, que tal conhecer algumas opções de jogos de vendas para aplicar em seu time comercial?
1. Copa do mundo de vendas
Se a sua empresa tiver um grande time comercial, esse pode ser um jogo muito interessante, que desperta a competitividade, de forma saudável e ainda engaja os vendedores com a meta.
Embora ela possa ser realizada com times pequenos, é mais divertido aplicar em grandes equipes.
Como funciona
Entenda como fazer esse jogo em sua empresa:
Fase de times
Separe por sorteio 16 ou 32 times, e então separe 8 grupos. Cada grupo deve ser composto por 4 times, portanto, sorteie novamente, onde cada time será alocado.
Uma sugestão é separar os times por unidade, por exemplo, time 1, time 2… Entendeu?
Após ter feito essa separação, trace algumas metas para os grupos, onde cada ação terá uma pontuação e os dois primeiros colocados de cada grupo, se classificam para a próxima fase.
Oitavas de final
Por ordem sequencial, é hora de começar o mata a mata, ou seja, quem perder, está fora.
Coloque os 16 times restantes para se enfrentarem em duelos pré-selecionados. Novamente, fica a critério da empresa decidir quais as metas que serão utilizadas. Uma dica, é número de vendas em um dia, por exemplo.
Ao final, somente 8 se classificam.
Quartas de final
Os classificados devem duelar novamente, para as quatro vagas que garantirão a semifinal.
Essa etapa é bem semelhante à anterior, portanto, vale a pena utilizar as mesmas metas, ou até mesmo subir um pouco o sarrafo e desafiar ainda mais os times.
Apenas 4 se classificam.
Semifinal
Bem semelhante às fases anteriores, nessa os times devem duelar por duas vagas para a final.
Aqui é interessante fazer uma série de desafios, para engajar ainda mais a vaga pela final.
Final
Como o nome já sugere, os dois times classificados devem disputar pela taça de campeão de vendas.
É legal trazer um prêmio também, talvez uma viagem ou um bônus, algo que faça valer a pena o esforço.
2. Batata quente
Batata quente é um clássico jogo infantil, que por conter um “moral da história" pode ser adaptado para te ajudar a aumentar as vendas e engajar o time de vendas.
Como funciona
Para jogar esse jogo, é preciso dividir sua equipe em dois times e os colocar em uma roda, intercalando uma pessoa de cada time.
Essa dinâmica é bem simples, se dividindo em 5 fases:
- Entregue uma caixa fechada, de preferência, embalada para alguém e peça para não abrir.
- Fale que na caixa tem um desafio quem alguém deve cumprir.
- Oriente os participantes a passarem a caixa um para o outro enquanto a música toca.
- Quando a música parar, a pessoa que está com a caixa deve aceitar se fica ou se passa o desafio.
- Na caixa deve ter um mimo e uma mensagem motivacional.
3. Acampamento de férias
Esse jogo estimula a organização, como lidar com crises e a união do time.
Como funciona
Divida seu time em duas equipes e dê para cada um deles um valor simbólico de 20 mil reais para planejarem um acampamento de férias.
Nesse valor, deve estar incluso o orçamento de acomodação, deslocamento, alimentação, pagamento de funcionários e um fundo reserva para emergência.
Dê para eles 20 minutos para que se planejem e anotem em um papel como será realizado esse acampamento.
Após passado o tempo, os informe que o orçamento foi reduzido para 5 mil reais e que eles devem adaptar o planejamento, novamente.
Como falamos, o intuito desse jogo é estimular a organização e como a equipe lida com crises, utilizando a criatividade.
4. Venda impossível
O jogo ‘venda impossível’ é bem simples, mas incentiva os vendedores a melhorarem o discurso de vendas e a treinarem suas estratégias de vendas.
Como funciona
Separe sua equipe em dois grupos, onde cada um deles, deverá tentar vender para o outro um produto que, na visão deles, ninguém compraria.
O intuito é realmente fazer com que eles utilizem todos os mecanismos, ações, estratégias e argumentos para tentar convencer o grupo adversário.
Essa é uma ótima dinâmica para treinar objeções de vendas.
5. Áudio de WhatsApp
O WhatsApp é, provavelmente, uma das ferramentas mais utilizadas por vendedores. Nós, aqui do Moskit, já falamos muito sobre isso, e indicamos até que você dê uma conferida em nosso artigo sobre o assunto.
Leia mais: Como vender pelo WhatsApp?
No entanto, alguns profissionais ainda têm dificuldade de lidar com a ferramenta no geral, principalmente o áudio.
Esse jogo tem o foco em desenvolver as habilidades com o WhatsApp e o discurso de vendas.
Como funciona
Separe a sua equipe em times compostos por 1 ou 2 integrantes. Cada time deverá elaborar uma nota de áudio de cerca de 1 minuto e 20 segundos, nesse áudio é importante que contenha:
- abordagem;
- apresentação sobre a empresa;
- apresentação do produto;
- uma chamada para ação que faça o cliente experimentar.
O vencedor é o time que ganhar mais pontos.
6. Quebra-gelo
Esse jogo de vendas está mais focado no clima organizacional do time do que no cenário externo. Ele é perfeito para se aplicar em treinamentos ou integrações.
Como funciona
Faça um círculo e distribua uma caixa com algumas perguntas. Cada pessoa deve retirar um papel e fazer a pergunta para a pessoa sentada ao seu lado direito.
Algumas sugestões de perguntas são:
- você tem ou teve pet? qual o nome?
- o que você gosta de fazer em seu tempo livre?
- qual a maior travessura que você fez quando criança?
- qual sua cor favorita?
- você se considera uma pessoa matinal?
7. Improviso de história
O objetivo desse jogo é explorar a criatividade e os elementos do storytelling em vendas.
Como funciona
Coloque o nome de todas as pessoas em uma caixa e sorteie quem deve começar a história.
A pessoa deve utilizar entre 30 segundos a 1 minuto para contar sua parte, após isso ela deve sortear na caixa outro nome, que deve continuar de onde parou, até que todos tenham a chance de participar.
Como um CRM ajuda nas vendas?
O CRM é muito mais do que um software. Ele pode ser definido como o conjunto de processos de gestão de relacionamento com o cliente que tem como seu principal objetivo contribuir na construção de estratégias de relacionamento contínuas, estáveis e duradouras.
Sendo assim, ele pode ser definido como uma estratégia que ajuda na nutrição, qualificação, captação, fechamento e fidelização de vendas.
Por meio da análise de dados, de fato, a empresa pode monitorar o grau de satisfação dos clientes e planejar ações voltadas à melhoria dos processos de vendas.
Como melhorar os jogos de vendas?
Aprender mais sobre vendas é essencial para conseguir planejar bons jogos e dinâmicas.
Quando você adquire conhecimento sobre o mercado, é mais fácil se planejar e entender o que a sua equipe precisa, e assim desenvolver jogos e dinâmicas que ajudarão no desenvolvimento de cada integrante.
Como adquirir conhecimento? Estudando mais sobre vendas.
Uma dica que deixamos é assinar uma newsletter, por exemplo.
As newsletters de vendas entregam conteúdos diários, semanais ou mensais com novidades e apontamentos importantes sobre o mercado.
Não sabe qual newsletter assinar? Que tal conhecer a do Moskit CRM? Clique aqui ou no banner abaixo e assine hoje mesmo.