O despertador toca, você acorda, se arruma e segue para o trabalho. O trânsito quase parado não impede imprudências e buzinas. Palavrões fazem a trilha da manhã.

Estacionar não é uma tarefa fácil. Entre vagas inventadas e locais proibidos, os carros vão se amontoando enquanto flanelinhas pedem um trocado para fingir que estão de olho. No meio de toda essa bagunça, não é surpresa chegar um pouco atrasado.

O som do escritório funcionando é como um segundo despertador, lembrando que chega de moleza, é hora de correr.

A caixa de emails não lidos já passa dos três dígitos, as dezenas de aparelhos telefônicos do departamento tocam ao mesmo tempo, enquanto na mesa do lado, um colega discute um problema de extrema gravidade.

Este cenário não é surpresa uma para a maioria de nós, que sabemos, o resto do dia só fica ainda mais intenso.

Nosso ritmo de trabalho está cada vez mais pesado, as metas ambiciosas combinadas aos nossos próprios objetivos acabam nos desgastando bastante. Mas como podemos respirar ao longo do dia? Descomprimir essa tensão que circula no escritório e conciliar a pressão de produzir com um clima mais ameno e menos estressante?

Existem algumas práticas simples que podem ajudar bastante a devolver o fôlego do dia, retirar um pouco do estresse e, inclusive, nos tornar mais produtivos e eficientes.

Dê uma volta

Quando o dia começar a apertar e o estresse começar a bater, tente se afastar um pouco do furacão. Se não for atrapalhar ninguém, tire 15 minutos para sair do escritório e dar uma caminhada. Não precisa ir muito longe, nem ficar muito tempo fora, só uma caminhada tranquila sem celular e outras distrações.

Alguns minutos de caminhada são o suficiente para aliviar parte do estresse e clarear os pensamentos, ajudando inclusive a encontrar soluções para problemas pendentes.
Homem tocando violão, homem colando foto na parede

Leia algo interessante

Caso sair do escritório seja um problema, pegar um livro ou uma revista para ler uma reportagem sobre algum interesse pessoal é uma excelente alternativa. Ler ajuda a nos transportar para longe do trabalho por alguns minutos, nos conectar com sentimentos positivos e atividades que nos relaxam.

Não é necessário uma leitura muito longa, 5 a 10 minutos são o suficiente para nos desconectar do estresse e gerar um alívio positivo. É importante que não seja um conteúdo relacionado ao lado profissional, a ideia é levar nossa mente para longe das preocupações.

Coma com atenção plena

Pausas para o lanche são comuns, mas a proposta aqui é um pouco diferente.

Tente colocar o celular no silencioso, guardar no bolso e não utilizá-lo por um tempo. Procure um lugar silencioso, onde ninguém vá interromper com algum problema e permita alguns minutos de silêncio e introspecção.

Ao comer tente sentir o cheiro, sabor e textura dos alimentos. Mastigue devagar, sem pressa. Entenda que esse é um tempo seu, para colocar o foco no lugar e não pensar em muita coisa, simplesmente imergir na experiência de comer com atenção completa.

Organize sua mesa de trabalho

Ambiente bagunçado e elementos fora de ordem influenciam bastante para a sensação de sufocamento e estresse que sentimos ao longo do dia. Da mesma forma, organizar o local de trabalho alivia o sentimento de pressão e deixa o local mais agradável.

Como atividade, o processo de arrumação exige pouco esforço intelectual, sendo um ótimo trabalho repetitivo para criar foco e coordenar atenção. Se feito com calma, uma boa arrumação pode trazer de volta as cores do dia e deixar o clima mais leve.

Se você não tem tem um bom processo para organizar sua mesa, o fluxo abaixo será bem útil:

  • Jogue fora o que não for mais de utilidade

  • classifique papeis e documentos por assunto

  • Providencie uma bandeja para correspondências

  • Organize por grupos e categorize com etiquetas

  • Guarde livros/revistas/documentos não utilizados nos armários

  • Coloque lápis, canetas e outros itens de escritório em organizadores

  • Remova o pó e limpe marcas de sujeira

  • Organize a área de trabalho do seu computador

Ouça uma boa música

O segredo para aliviar o peso da rotina exaustiva de trabalho é mudar o foco de atenção por um certo período de tempo, deixando um pouco de lado a enxurrada de ruídos que nos causa o estresse. Mesmo que ouvir música seja uma atividade comum no ambiente de trabalho, nem sempre é feito com o objetivo de aliviar a pressão.

Tente fazer de uma forma diferente: coloque os fones de ouvido, escolha uma música que goste muito, de preferência algo mais tranquilo e que traga boas lembranças. Feche os olhos e tente ouvir a música, sem conversar com ninguém, responder emails ou mensagens de texto. Seja apenas pelos 5 ou 8 minutos da música, foque em fazer apenas isso.

Por mais que soe estranho parar tudo e tirar um momento mais pessoal durante o trabalho, pequenas pausas como essas possuem um efeito bem positivo. O ganho que os momentos de relaxamento proporcionam tendem a compensar o período parado. E o que parece tempo perdido, torna-se um verdadeiro investimento em produtividade.