Não precisa ser um expert em vendas para entender que falar com o consumidor é um dos caminhos mais seguros de se obter informações sobre a realidade dele. A comunicação estabelecida com ele, colabora para que se conheça mais sobre ele.

Todo cliente tem uma dor que precisa ser resolvida, e uma das funções do vendedor é entender como a solução fornecida pela empresa se encaixa na realidade dele.

Só que, apesar de na prática isso parecer simples, muitos representantes de vendas acabam pecando no passo mais importante: deixar o cliente falar.

Muitas vezes o que leva esse comportamento a acontecer é a falta de resposta do consumidor ou experiência do vendedor. Independemente de qual  seja a raiz dessa dificuldade, ela pode estar impedindo que negócios sejam fechados.

Se você acredita que a comunicação é uma das principais ferramentas para que ocorra um bom desenvolvimento da relação entre a empresa e o cliente, esse post pode te ajudar melhorar suas habilidades comunicativas.

Conheça 5 dicas para deixar o cliente falar e não interrompê-lo

1 - Faça pausas

Muitos clientes acabam não se expressando por não encontrar brechas para falar, ou até mesmo são interrompidos quando estão organizando melhor suas ideias e encontrando formas de se expressar.

Uma solução prática para evitar uma interrupção acidental, é contar alguns segundos antes de falar algo, dando uma chance para que ele fale.

Essa ação também contribui para o autocontrole, quanto mais você executar essas pausas, a propensão de se tornar um habito, são bem maiores.

2 - Observe

Por mais atento que você possa estar, hora ou outra pode acontecer de acabar interrompendo alguém sem perceber, em momentos como esses é importante analisar rapidamente a situação e tentar entender se esse foi o caso.

Em reuniões com outros membros da equipe, olhe para as expressões deles e tente identificar se a algum sinal de que foi feita uma interrupção, vocês podem até mesmo combinar algum tipo de código para esse tipo de situação.

Outro detalhe que se deve observar é se o cliente parece ansioso para falar, isso pode indicar que não estão sendo disponibilizado aberturas, ou que você está cortando abruptamente as que ele eles está tendo.

Sempre preste atenção ao tom de voz e espere um pouco antes de responder, isso evita que interrupções aconteçam.

3 - Foque no momento


É comum que os vendedores foquem mais em soluções para as dores do cliente, do que no que ele está falando, o que propicia interrupções para perguntas em momentos inapropriados.  

Se você, vendedor, quiser ser um ouvinte melhor, a última coisa que você deve fazer é ficar procurando soluções no momento em que você precisa escutar o que o seu cliente está falando.

Quanto mais focado você ficar, maiores são as chances de que uma interrupção inadequada não acontece.

4 - Não faça muitas perguntas

Recentemente falamos sobre a importância de parar de interrogar seu cliente, além de fazer com que ele se sinta desconfortável com o número excessivo de perguntas, você acaba perdendo a atenção dele.

Mas não só, um número grande de questões significa que provavelmente elas estão sendo feitas no momento errado, e impossibilitando com que o consumidor consiga responde-las.

Lembre-se então: se você estiver fazendo perguntas em vez de ouvir, é mais provável que interrompa, portanto evite perguntas que podem ser feitas posteriormente e foque em quem está na sua frente.

5 - Anote os tópicos que serão abordados

A ansiedade e o medo de esquecer o que falar e quando falar, pode levar você a soltar uma carga excessiva de informações na hora errada, impedindo com que o consumidor se expresse.

Não é incomum ver vendedores interrompendo clientes, antes mesmo deles terminarem de falar, pois acreditam que aquele é um gancho perfeito para os assuntos subsequentes.

Algo que pode evitar que situações como essa continuem acontecendo, é anotar o que você quer abordar e até mesmo alguns dados revelados durante o contato. Se você for usa seu telefone, laptop ou CRM para fazer anotações, tente sempre ter eles por perto, assim você consegue deixar com que os tópicos fluam sem que a ansiedade faça com que interrupções desnecessárias aconteçam.

Não se esqueça de avisar o cliente sobre o que você está fazendo para que ele não se sinta violado ou desconfortável.

Anotar informações sobre a reunião também colabora para que não se esqueça nenhuma informação importante, sem contar que essa ação te ajuda a melhorar sua abordagem nos próximos contatos.

Não se apresse, você terá tempo para dizer o que precisa na reunião e, se por algum motivo não o fizer, pode perguntar a seu cliente posteriormente por e-mail ou em próximos contatos.

A Moskit CRM, por exemplo, é uma ótima ferramenta que pode te auxiliar muito a registrar notas e revisá-las posteriormente. Mas não só, a Moskit CRM também é uma chance de você melhorar a qualidade do atendimento que sua empresa presta.

A base de todo relacionamento está na forma com que ambas as partes se expressam, a partir do momento em que isso muda para melhor,  os clientes começam a te olhar com outros olhos.

Então não perca tempo e comece agora mesmo um teste gratuito na Moskit CRM.