Uma das responsabilidades de quem trabalha com vendas é estar sempre atualizado sobre as últimas tendências do mercado. Com as mudanças constantes na forma de se vender, e na maneira com que o consumidor enxerga as vendas, buscar novas fontes de conhecimento é essencial.

A leitura é uma das práticas mais tradicionais no quesito conhecimento, e embora o dia a dia seja excelente para que o vendedor aprenda, somente ele não formará profissionais qualificados. Um bom livro de vendas pode agregar uma carga nova de informações, muitas que inclusive não são aprendidas sem eles.

Se tratando de vendas, é possível encontrar diversos conteúdos bacanas relacionados ao assunto, atendendo aos mais variados perfis.

Entretanto, existem alguns que são indispensáveis. Quer saber quais?

Preparamos um conteúdo especial com 17 indicações de livros sobre vendas.

Veja a seguir:

Vendendo sem ser um vendido

17 livros de vendas que você precisa ler 

Existem muitos livros sobre vendas no mercado, no entanto, alguns já estão batidos, ou até mesmo não fazem mais sentido para a realidade atual do mercado.

É importante buscar conhecimento em materiais que sejam relevantes e tenham uma didática compreensível para os diferentes públicos. 

Conheça alguns dos principais livros sobre vendas no mercado. 

1. Receita previsível

Escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, esse livro apresenta para o leitor uma versão detalhada de como Ross implantou o Inside Sales dentro da empresa Sales Force.

Indo muito além do que apenas um relato, é possível encontrar dicas preciosas, partindo do básico como, por exemplo, a melhor maneira de se escrever um e-mail comercial até técnicas de prospecção avançadas.

E por mais que vendedores que trabalham com ticket mais alto consigam se relacionar melhor, o livro consegue fazer com que todos que leiam saiam com uma nova carga de conhecimento.

Nós aqui da Moskit já discutimos anteriormente sobre o tema principal do livro aqui no blog, então se você gostaria de saber mais sobre ele indicamos que leia Predictable Revenue: Resumo do livro Receita Previsível

2. Perfect Selling

Apesar de uma tradução oficial de Perfect Selling ainda não ter chegado ao Brasil, esse livro não poderia ficar fora da lista. Com apenas 208 páginas e uma leitura fácil e fluida, a autora não enrola e vai direto ao ponto passando informações e dicas valiosas.

Trabalhando dos conceitos mais básicos de vendas até a forma com que você pode causar uma primeira boa impressão e garantir pontos logo de cara, esse exemplar está cheio de conselhos sobre como lidar melhor com o consumidor.

Apesar de ser um material mais introdutório, ele conta com instruções básicas indispensáveis de como realizar uma venda de qualidade.

3. Spin Selling: Alcançando a excelência em vendas

Um dos livros mais intuitivos do mercado sobre vendas, o SPIN Selling: alcançando excelência em vendas, tenta explicar a ciência por trás da venda consultiva, ou melhor, ela explica a melhor maneira de apresentar uma oferta a um cliente em potencial com base nos problemas dele, usando um poderoso processo de questionamento.

Como chegar nesse modelo?

O SPIN em inglês é uma sigla que faz referências aos quatro tipos de perguntas que devem ser feitas durante uma venda complexa:

  • Perguntas Situacionais,
  • Perguntas sobre Problemas
  • Perguntas sobre Implicações
  • Perguntas sobre Necessidades


Leia mais em: SPIN Selling - O que é e como colocar em prática!

Outro ponto forte desse livro é a utilização de dados de milhares de chamadas para análise e determinação sobre as técnicas de abordagem, fechamento e negociação que realmente funcionam

Para que deseja melhorar suas habilidades, esta é uma ótima leitura, com aplicação prática que mostram como ideias intuitivas são muitas vezes poderosas o suficiente para influenciar outras pessoas.

4. A bíblia de vendas

Mesmo que tenha sido escrito em 1984, e desde então muitas coisas já tenham mudado, este livro mostra que certos métodos de vendas sempre serão os mesmos. Ele é um clássico e é leitura obrigatória para quem já está ou tem interesse em entrar nesse mundo.

Brincando com o próprio título, Jeffrey apresenta para o leitor alguns mandamentos indispensáveis para quem quer se dar bem nas vendas.

5. Armas de persuasão

Você já ouviu falar sobre gatilhos mentais ou como eles funcionam? Em seu livro intitulado ‘Armas da persuasão, Robert Cialdini faz um estudo a fim de entender as predisposições que nosso cérebro tem a certas situações, e como ele costuma pegar atalhos para tomar certas decisões.

Essas predisposições na verdade são chamadas de gatilhos mentais.

Saiba mais: 8 exemplos de gatilhos mentais que ajudam na hora do fechamento

Essa é mais uma leitura obrigatória para todos os profissionais de vendas, já que o livro detalha as abordagens mais comuns para influenciar as decisões dos consumidores, todas elas apoiadas no tempo que o autor gastou infiltrando-se em empresas. Além de oferecer dicas úteis sobre como detectar quando você está sendo manipulado.

6. The psychology of selling 

Em seu livro The psychology of selling, Brian Tracy busca mostrar como as técnicas de psicologia estão diretamente ligadas às vendas, visto que para ocorrer a tomada de decisão é preciso que se considere diversos fatores.

O autor utiliza suas próprias experiências para mostrar como aplicar cada uma dessas estratégias no cotidiano, revisitando momentos e apresentando informações importantes.

7. A venda desafiadora  

Matthew Dixon e Brent Adamson — autores do livro — realizaram uma pesquisa com cerca de 6 mil vendedores, e a partir dos resultados definiram que existem 5 tipos de vendedores, sendo eles: trabalhador árduo, lobo solitário, solucionador de problemas, construtor de relacionamentos e desafiadores. 

A proposta do livro é mostrar como o perfil que eles intitularam como desafiador pode se destacar e conquistar negócios, enquanto os outros perfis, que focam em uma relacionamento mais tradicional, estão fadados ao fracasso.

No livro ‘A Venda Desafiadora’ além de descrever como esses profissionais atuam e quais são suas principais características, os autores também listam diversas estratégias e ações de vendas bem corriqueiras na rotina de uma equipe comercial.

Este livro é recomendado para vendedores que estão buscando melhorar suas habilidades e se desafiar a novas propostas. 

8. A máquina definitiva de vendas 

Escrito por Chet Holmes, esse é um livro voltado para gestores e executivos e suas necessidades.

A ideia central do livro é apresentar caminhos para que os diretores consigam criar uma máquina de vendas, alinharem o processo internamente e se tornarem estrategistas.

Para ele o gerenciamento de tempo está diretamente ligado aos resultados, portanto, um gestor que não consegue gerenciar bem o seu tempo, está fadado a ter uma equipe desorganizada e resultados não satisfatórios.

Ao decorrer do livro Chet, o autor apresenta dezenas de soluções para problemas reais e comuns dentro do setor comercial, 12 estratégias comprovadas para uma boa gestão e dicas de como criar um bom sistema de gerenciamento de tempo.

Ele também enfatiza a importância do treinamento de vendas e o papel do Marketing nas vendas, introduzindo ao leitor o que ele denomina como às 7 obrigações do Marketing. 

Este é um livro que ajuda o leitor a atuar de forma mais estratégica, tomando ações e se planejando visando não só o presente, mas também o futuro. 

9. Como fazer amigos e influenciar pessoas 

O vendedor é um influenciador.

Um bom vendedor é aquele que consegue se relacionar com os clientes, e criar um relacionamento de forma que sua influência se manifesta nas tomadas de decisões.

O livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ é um clássico do mundo empresarial, pois vai muito além do superficial e passa dicas realmente úteis para se utilizar no âmbito profissional, mas também, no pessoal.

Neste livro você encontra técnicas para lidar com pessoas, formas de fazer gostarem de você, dicas para atrair as pessoas para sua forma de pensar e um guia de como se tornar um bom líder

Este livro é uma excelente escolha para vendedores que têm dificuldades em se relacionar com seus clientes, ou, até mesmo, aqueles que estão iniciando sua carreira em vendas.

10. Inteligência emocional para sucesso nas vendas

Os clientes estão cada dia mais independentes, buscando maneiras e meios de realizar transações sem a ajuda direta de vendedores.  

No livro ‘Inteligência Emocional para Sucesso nas Vendas’ a autora visa ajudar o leitor a se conectar com seus clientes com segurança, assertividade e tranquilidade.

O foco é inspirar vendedores a se adaptarem ao mercado e se manterem consistentes, mesmo com as mudanças, inevitáveis, que acontecem diariamente. 

O livro ainda lista algumas maneiras de criar parcerias com seus clientes e dicas para ampliar a inteligência emocional dos vendedores, para que eles saibam lidar com a pressão interna e externa.

11. Vender é humano 

O livro ‘Vender é humano’ escrito por Daniel Pink, aborda as vendas sob a ótica e descobertas das ciências sociais. 

Para o autor, vender é uma ação que não está restrita ao ato de vender e comprar em uma transação comercial, mas sim, trocas que acontecem socialmente em nossa rotina. 

Neste livro você aprende técnicas de vendas, técnicas de persuasão e algumas dicas para melhorar as habilidades e abordagens de vendas.

12. Descubra seus pontos forte

Se você trabalha com vendas, provavelmente, já deve ter escutado alguém falar que é preciso investir nas fraquezas para que então elas não se tornem um problema recorrente dentro da empresa.

Embora isso seja verdade, existe um outro lado da moeda que nem sempre os empresários olham: os pontos fortes.

Investir em pontos fortes pode ser uma maneira de se destacar no mercado e preparar os colaboradores para lidarem melhor com o público.

Os autores do livro apresentam uma abordagem que mostra ao leitor que cada indivíduo é único e possui suas próprias habilidades, o que influencia no crescimento e no estabelecimento de pontos fortes.

O livro ainda te ajuda a identificar quais são seus pontos fortes, perguntas que você deve fazer, maneiras de se desenvolver e uma lista com 34 talentos que podem ser os seus pontos fortes.

13. Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade 

A ciência é uma grande aliada de vendas, isso é fato.

Em seu livro Nudge, os autores apresentam para o leitor que o método Nudge, isto é, é um ramo da economia comportamental focado em técnicas de persuasão.

O livro é um excelente recurso para entender como as pessoas tomam decisões e fornece muitos exemplos de como utilizar esses conceitos psicológicos para modificar comportamentos humanos.

Este livro é um resultado de anos de pesquisa e se utiliza de diversos exemplos para traduzir para o leitor dicas e ensinamentos aplicáveis para sua realidade. 

14. Supere o não 

A objeção é um dos maiores problemas para os vendedores, já que nem sempre eles sabem quais técnicas utilizar para superá-las.

O livro ‘Super o Não’ se propõe a ajudar o leitor a como negociar com os seus clientes, de forma que, o não, não se torne um empecilho para a venda, superando essa objeção e transformando- a em uma real oportunidade de negócio.

Para isso, William Ury, o autor do livro, define 5 passos que todo vendedor deve tomar para conseguir superar as objeções de vendas, além de passar dicas de como o vendedor pode lidar com a hostilidade e resistência dos clientes. 

15. O jeito Disney de encantar clientes

A Disney é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, sendo seus parques, os mais famosos e buscados para férias e lazer.

O que diferencia os parques Disney dos demais? O atendimento personalizado e a forma de encantar seus clientes.

O livro ‘ O Jeito Disney de Encantar Clientes’ tem como foco introduzir para o leitor os métodos e filosofias da empresa Disney, estas que faz com que eles se destaquem no mercado e apresentem um atendimento de qualidade aos seus clientes.

No livro você também tem acesso a dicas e formas de aplicar o método Disney dentro de sua empresa, desde a prospecção até a passagem de vendas. 

16. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade 

Escrito por Philip Kotler, um dos autores e estudiosos mais renomados de Marketing, o livro 'Marketing 5.0’.

Este livro é um guia completo para os profissionais de marketing, pois apresenta maneiras de integrar a evolução tecnológica ao modelo de negócios, isso tudo com foco nas mudanças do comportamento do consumidor que ocorreram na última década. 

Seguindo o padrão apresentado em sua série, o autor aborda os tópicos cruciais necessários para entender o marketing moderno. 

17. É possível vender mais 

Gestão de vendas

Não são só livros físicos que podem te ajudar a aprender mais sobre vendas, os e-books, isto é, livros digitais também são uma excelente escolha.

Além de serem muitas vezes mais acessíveis, eles geralmente são mais compactos, só que apesar do que muitos acreditam, a qualidade não é perdida e os conteúdos tendem a ser mais diretos.

Um bom exemplo disso é o e-book produzido pela equipe da Moskit CRM: É possível vender mais.

Compreendendo diversas fases do processo de vendas, e apresentando uma visão técnica de como cada uma delas funciona, esse e-book é um verdadeiro manual para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades e renovar sua forma de trabalhar.

Não só, ele também é uma excelente escolha para quem está ingressando no mundo das vendas e deseja aprender as noções mais básicas.

Se você se interessou e gostaria de saber mais, clique aqui para adquirir a sua cópia gratuitamente. 

Aprenda mais sobre vendas 

Uma maneira de aprender mais sobre vendas e o mercado é estar sempre atualizado com o que está rolando.

Assinar newsletter, por exemplo, é uma forma de fazer isso.

A newsletter do Moskit é uma das melhores do mercado, te ajudando a ter mais contato com novidades e inovações que podem ajudar a melhorar o seu roteiro de ligações. Clique aqui e assine a newsletter