4 modelos de e-mail para enviar ao seu cliente

4 modelos de e-mail para enviar ao seu cliente

Aqui no blog do Moskit CRM nós sempre focamos na importância de dar atendimento de qualidade para seu cliente e o acompanhamento necessário para que ele percorra todas as etapas do Funil até chegar ao fechamento.

Uma das formas de estar sempre presente e não perder o timing da venda é fazendo o contato certo no momento certo. Além disso, com volume de leads aumentando graças ao bom trabalho do Marketing, é preciso tornar esses contatos práticos, sem perder a qualidade e pessoalidade daquele atendimento.  É por isso que o envio de e-mail para negócios está se tornando uma rotina cada vez mais comum.

Porém, muitos gestores acabam se preocupando apenas com a performance das ligações de seus vendedores quando hoje a realidade pede que a troca de e-mail entre vendedor e cliente também seja muito bem feita.

Então, trouxemos 4 modelos de e-mail para você usar em momentos diferentes da venda. Adapte ao seu negócio e otimize seu trabalho.

#1 Abordagem

A forma como você falará com seu contato nesse momento é decisivo para a venda. Há grandes chances de que seja a primeira vez que ele terá algum tipo de referência sua, por isso capriche!  

Sugestão

“Olá [nome],

Sou seu nome, vendedor na empresa nome da empresa.

Nós [faça uma breve descrição da empresa e produto].

Acredito que podemos te ajudar e por isso estou entrando em contato.

Qual seria a melhor hora para eu te fazer uma ligação?

Obrigado pela atenção,

Nome do vendedor  

#2 E-mail de follow-up

No momento de dar um retorno para o primeiro contato, você precisa lembrar que estará ocupando um tempo valioso de alguém. Por isso, tenha cuidado com a forma como vai lembrar o cliente sobre o horário que vocês tem marcado.

Sugestão

Olá [nome],  tudo bem?
Estou entrando em contato para lembrá-lo sobre nosso horário dia e horário marcado para falarmos sobre nome do seu produto ou empresa.

Posso confirmar?
Nome do vendedor

Alinhe com sua equipe como ficará caso esse e-mail não seja respondido.

#3 Retorno para um cliente que “sumiu”

Infelizmente todo vendedor já passou pela experiência de esperar a resposta de um cliente e ele nunca mais aparecer. Por isso, é extremamente importante ter uma forma de entrar em contato com os clientes que simplesmente sumiram, até porque você precisa manter seu funil de vendas atualizado com as oportunidades em cada etapa e as que foram ganhas ou perdidas.

Para esse modelo de e-mail é fundamental que seu CRM esteja atualizado e o histórico do cliente devidamente registrado.  Também não é preciso perguntar se o cliente recebeu, pois provavelmente ele teve algum motivo para simplesmente não responder.

Olá, [nome]

Nosso último contato foi dia data do último contato feito. Ainda não tive a oportunidade de saber sua resposta sobre breve resumo da negociação e por isso estou entrando em contato para saber se há algo mais em que eu possa ajudar.

Se ainda houver dúvida, estou aqui para ajudar!

Aguardo sua resposta,

Nome do vendedor

#4 Fechamento

Esse é o momento mais aguardado por todo vendedor e se deixar o momento certo passar, toda a venda estará perdida.

Olá [nome], tudo bem?

Estou entrando em contato para saber se você já conseguiu pensar nas nossas últimas conversas e ter uma decisão. Estou aqui para te ajudar, então se ainda tiver questionamentos, não hesite em entrar em contato!

Aguardo sua resposta,

Nome do vendedor

Caso não obtenha nenhuma resposta, dentro do seu processo de venda, defina quanto tempo de espera será necessário para mover esse contato para “Perdeu”.

Modelos de e-mail para vendas dentro do Moskit

Na última atualização do Moskit, a funcionalidade de modelos de e-mail foram implementadas para facilitar o trabalho da equipe de vendas.

Dentro do seu CRM, você pode cadastrar os modelos de e-mail (também chamados de templates) para otimizar o tempo. Para isso, no seu Moskit, vá em Configurações, o símbolo de engrenagem ao lado esquerdo da sua tela. Em “Configurações” vá em “Modelos de e-mail”.

Cadastro de e-mail

Em seguida, cadastre o modelo:

Modelo de e-mail

Quando finalizar, salve o modelo. Ele ficará em seus Modelos de e-mail, pronto para ser usado e editado. Não se preocupe, você poderá alterar as informações do modelo sempre que necessário. Além disso, é possível criar pastas para adicionar os modelos. Exemplo: E-mail para quem já é cliente/ E-mail de promoção. 

Essa nova funcionalidade veio para ajudar e mudar a forma como a troca de e-mails é feita hoje na sua rotina de trabalho! Entenda os principais pontos que são transformados com os chamados templates.

Erros de digitação

Se você costuma receber muitos e-mails de empresas e vendedores, provavelmente já se deparou com algum erro de digitação. Pode até parecer inofensivo, mas dependendo do erro e também do público, pode ser comprometedor. Por isso, ao montar aquele template de e-mail, revise quantas vezes forem necessárias para ter certeza de que está tudo correto.

Padronização de atendimento

Com uma equipe com vários vendedores é comum acontecer a seguinte situação: você passa uma informação para um cliente e outro vendedor passa outra diferente. Isso é prejudicial tanto para você quanto para a empresa.

Com os modelos de e-mail para vendas cadastrados, a padronização faz com que a empresa passe sempre a mesma mensagem, alterando apenas detalhes quando necessário.

Além disso, com o cadastro de nome dos modelos de e-mail, fica fácil identificar qual mandar em cada etapa da venda.

Produtividade

Se você não precisa mais parar e pensar em como desenvolver um e-mail, você terá tempo para focar em outras atividades. Então, além de possibilitar a padronização das mensagens, ainda te ajuda a ter mais tempo, algo tão precioso para vendedores.

Foco em excelência

Na hora do atendimento, seu foco deve ser sempre oferecer o melhor para seu cliente. Por isso, se os e-mails forem escritos com pressa ou sem muita dedicação, provavelmente algo ficará faltando.

Além disso, o título do e-mail é algo que faz toda diferença e deixar para pensar em cima da hora é comprometedor.

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer o cadastro dos modelos de e-mail em seu Moskit, comente nesse texto. E se você quiser conferir 10 modelos de e-mails para vendas que trouxemos, é só baixar gratuitamente clicando aqui.