Relatórios de vendas: Confira na atualização do Moskit!

Relatórios de vendas: Confira na atualização do Moskit!

Todo fim do mês é a mesma história: você senta, abre seu computador e começa a abrir planilhas e contratos para analisar qual foi a produtividade da sua equipe. É difícil conseguir esses números exatos e o tempo investido nesse trabalho é grande e poderia estar sendo aplicado em algo mais produtivo.

Mas, por outro lado, esses números são tão importantes e você sente que está acompanhando de perto os vendedores, certo?

Ou então, você, vendedor, sente que tem maior controle de todos os seus negócios quando consegue enxergar informações e porcentagens. Eu sei disso porque comigo também é assim!

Então hoje, um ano após o lançamento da nossa versão beta, eu venho falar sobre a nova atualização do Moskit que foi feita pensando exatamente nessa necessidade e eu que eu tenho certeza que é algo que traz um valor incalculável e que consegue acelerar seu processo para trazer mais resultados. Lançamos um módulo específico onde você poderá enxergar tudo isso. Veja só!

Acompanhando a venda em todas as etapas nos relatórios de vendas

Que o Moskit traz um funil de vendas completo na primeira página do seu CRM não é novidade. Mas agora você consegue visualizá-lo também pelos relatórios.

Mas Isadora, o que isso muda para mim?

Imagine que você comercialize mais do que 1 produto, isso é bem comum. Agora você pode adicionar um campo personalizado do *tipo lista *com todas as opções de produtos e marcá-los em todos negócios que abrir, para depois conseguir visualizar quais negócios são marcados em cada produto e conseguir assim analisar individualmente os números.

Olha só como esse processo é feito na prática:

multiplos-funis

Esse é apenas um exemplo de como os campos personalizados podem ser usados para segmentar algumas informações que você precisa dentro do seu Funil de Vendas. Lembrando que na página inicial é possível filtrar apenas por data de criação do negócio e responsável. Para outras informações, consulte os relatórios!

Ainda pensando na distribuição de negócios, desenvolvemos um relatório para facilitar essa visualização.

Com ele você vê o número de negócios abertos por fase do funil e também a soma dos valores e também aplicar filtros.

nova-distribuic%cc%a7a%cc%83o

Isso te ajuda a saber por exemplo qual etapa está “segurando” mais dinheiro e é preciso trabalhar para tentar fechar os negócios que estão ali. No exemplo que trouxe, a etapa de Qualificação apesar de não ser a com maior número de negócios, é a que soma mais valor em dinheiro.

Então você como vendedor nesse caso e sabendo que a próxima etapa é uma apresentação de produto, já trabalharia pensando em oferecer essa apresentação o quanto antes para aumentar as chances de fechar esse negócio.

Negócio perdido? É hora de analisar!

Se tem uma coisa que todo vendedor e gestor conhece bem é aquela hora do mês ou semana que a equipe se reúne para falar sobre resultados e não adianta fugir, os que foram perdidos sempre são analisados e é muito chata aquela sensação de não conseguir entender o porquê aquilo aconteceu.

Mas os motivos de perda do Moskit foram criados justamente para que isso não aconteça mais. Você cadastra os que são comuns em seu negócio e obrigatoriamente seleciona um deles quando for perder uma negociação dentro do CRM.

No começo você pode até achar um pouco ruim isso de ser obrigado a selecionar um motivo, mas te garanto que na primeira vez que você for analisar e conseguir entender exatamente o que aconteceu, você vai agradecer esse recurso!

Ok, mas o que isso tem a ver com relatórios?

Você consegue ter em mãos em um gráfico muito simples e de fácil entendimento, com a mesma ideia do relatório de distribuição de negócios: total por motivo e valor perdido em cada um deles.

distribuic%cc%a7a%cc%83o

Assim é possível ver qual motivo está te tirando mais dinheiro e trabalhar em uma correção para esse problema específico. Se o motivo predominante for “Achou nosso valor alto”, por exemplo, você pode começar a trabalhar com uma margem para descontos, ou em uma argumentação que faça o cliente entender o valor do seu produto e não só o preço.

Esse relatório também te ajuda a prever problemas e evitá-los, potencializando suas chances de negócios ganhos.

Histórico de vendas e vendas por período

Sei que pra um vendedor o que importa não é o número de contatos que você tem cadastrados, mas sim a quantidade de vendas feitas que você conseguiu. Essa métrica é a mais importante no fim das contas e é preciso tê-la facilmente.

Você ainda fica abrindo contrato por contrato para somar quanto vendeu em um período? Fica jogando essas informações em uma planilha? Chegou a hora de otimizar esse trabalho!

Dois relatórios foram desenvolvidos justamente com essa finalidade. O primeiro deles é o Histórico de Vendas. Você verá uma curva mostrando número de vendas total da empresa  e conseguirá identificar picos e baixas, por exemplo. Também fica perfeito para visualizar quanto gerou de receita em períodos como dias, mês ou ano.

historico-de-vendas

Já o relatório de vendas por período é um gráfico com os mesmos números que o relatório anterior, porém separado por usuário do sistema. Assim você consegue visualizar como cada membro da equipe performou por período e quanto gerou de receita.

vendas-por-periodo

Produtividade: o segredo do sucesso

A gente sabe que de nada adianta ter um CRM em sua empresa se sua equipe e você como vendedor não usá-lo. É fundamental para os seus resultados que tudo seja registrado no sistema.

O relatório de produtividade da equipe foi desenvolvido pensando justamente em trazer esse acompanhamento do que está sendo feito por cada membro da equipe. Pode parecer que isso é um controle apenas para cobrança, mas não é.

Por meio do nosso relatório estilo “teia de aranha”, é possível ver quais atividades estão sendo realizadas, contatos e empresas adicionadas, notas cadastradas, etc. Isso também mostra se tem algum vendedor despontando lá na frente em produtividade e outro que está ficando muito para trás. Esse gráfico é perfeito para fazer comparativos entre a equipe, pois ele sobrepõe os mesmos itens de produtividade de cada um.

produtividade1

Essa visualização ajuda na hora de responder aquela dúvida “Por que meu vendedor está com os números tão baixos em relação ao resto da equipe?” ou também “o que eu estou fazendo (ou deixando de fazer) para ficar pra trás?”. Se você identificar, por exemplo, um número baixo de atividades agendados, você pode supor que o problema está na falta de acompanhamento ao cliente.

Os relatórios foram feitos para que você tenha ainda mais controle no seu processo de vendas e consiga enxergar o máximo de informações para otimizar seu trabalho. Se você ficou com alguma dúvida, não pense duas vezes, deixe seu comentário aqui!

Boas vendas!