Acho que em algum momento da sua vida você pode ter se perguntado? O que faz de uma pessoa um profissional? Você pode entrevistar diversos especialistas, conversar com consultores de todo o tipo de capacitação, ler todos os livros que encontrar numa biblioteca, mas jamais conseguirá encontrar uma fórmula específica.
Isso porque cada tem uma forma pessoal de lidar com o trato com as pessoas, desenvolver suas artimanhas de persuasão, emplacar uma personalidade empática e batalhar pelos seus resultados mais concretos. Antes mesmo de saber o que os grandes homens de resultados fazem para se destacar, vale a pena visitar também o que não devem realizar nunca.
Gerir com números é bom, mas com competências também
A verdade é hoje não podemos mais julgar que alguém é o profissional do ano apenas vendo números. As faces de um bom gestor tem a ver com como ele lida com as suas tarefas, se conecta com sua equipe e se identifica com o que faz.
Neste sentido, recrutar pessoas e montar times de alta performance vão além de buscar perfis. É preciso ser mais aguçado e entender o lugar de cada um dentro do processo comercial que está coordenando.
Claro que isso passa por um trabalho de identificar características específicas para as funções e potencializar individualmente o crescimento. Talvez o seu time não precise de mais murro em ponta de faca, mas sim de uma realidade comercial em que trabalha realmente com ferramentas necessárias para combater a estagnação e deixar o trabalho do vendedor mais seguro.
Você perde clientes e não sabe como, nem porquê
Perder uma negociação ou não conseguir vender para clientes é desmotivador. Claro que conforme vamos amadurecendo nosso processo de vendas e a expertise que vamos adquirindo, vamos sofrendo menos com essa realidade.
Uma das questões importantes para melhorar a forma de vender é aprender a lidar emocionalmente com a perda de negociação, mas principalmente registrar e conhecer quais são as maiores razões das objeções.
Saber rastrear as principais razões que não fecham negócios com sua equipe pode fazer com que ganhe mais argumentos e esteja mais preparado em uma outras oportunidades semelhantes. Isso faz parte da inteligência comercial que tanto falamos por aqui.
Aprender a surpreender e atingir as expectativas em atendimento pode funcionar melhor do que simplesmente debater razões com os clientes. Antecipar-se a ele pode fazer com que ele tenha a impressão de que você é um profissional antenado e conhece a realidade.
Seu time não entende do seu produto e nem da sua marca
Parece absurdo dizer isso, mas eu já me deparei como cliente diante de um representante comercial que realmente não dominava o produto. Teve até uma vez em que comprei um celular e tive a impressão que eu sabia mais do produto que o cara do lado de lá do balcão.
A grande realidade é que o time comercial é quem mais representa a sua empresa. Não é só responsabilidade do time de marketing em cuidar da marca e da imagem dos produtos, até mesmo porque o cliente não sabe diferenciar isso. O atendimento é a impressão que ele tem do produto e da marca.
A relação com o cliente e a indicação são as melhore maneiras de ganhar reputação positiva e propagar sua cultura e seus serviços. O que os consumidores enfrentam com seus atendentes é o que eles terão para contar depois. Trabalhe num treinamento para alinhar esta comunicação com todo seu time, mas também recorra a um sistema que ajude a alinhar melhor a comunicação.
Para que possa realmente atingir essa maturidade comercial, você precisa fazer diferente. Faça um teste gratuito no Moskit CRM e tenha uma outra dimensão da sua realidade e do seu time.