Como a visão comercial panorâmica vai te ajudar na gestão

Como a visão comercial panorâmica vai te ajudar na gestão

Você tem que aprender a enxergar o todo no seu processo comercial. Não importa se ele tem poucas etapas até a venda final ou se seu produto exige um acompanhamento mais longo e complexo.

Entender tudo sobre o processo comercial, aprender a olhar para o fluxo que existe nele e considerar a quantidade de pessoas envolvidas no seu time faz toda diferença nos resultados finais.

Hoje em dia, não é mais possível obter resultados comerciais diferentes da média do mercado sem que haja uma estruturação tecnológica que traga ao gestor uma visão panorâmica de ponta a ponta da jornada de compras do seu cliente e do ciclo de vendas.

A visão além do alcance

Além disso, para que os gestores possam tomar decisões mais certeiras e desenhar os passos corretos de uma gestão ampla, eles precisam compreender todas as partes envolvidas.

Nesse sentido, ter essa visão ampla nada mais é do que compreender que a gestão comercial vai além de apenas intuições e experiências, análises superficiais e olhares focados apenas em números de vendas.

Uma gestão completa considera que a área comercial possui terrenos distintos, interdependentes e integrados, e que no seu dia-dia precisam fornecer, receber, administrar e registrar informações pontuais para que ocorra a venda.

Existem outras áreas da gestão que fazem parte da construção de um processo comercial mais sólido e rentável fazendo com que a engrenagem comercial funcione a partir de uma uma administração estratégica e sistêmica que contemple o todo.

Faça planejamento estratégico frequentes

Uma das maiores dificuldades na hora de entender melhor como está o cenário de vendas da sua empresa é não conseguir antecipar resultados, perceber o que está e não está dando certo de maneira clara para extrair insights que podem salvar seus resultados.

Não precisa esperar o mês inteiro de maus resultados para tomar medidas comerciais mais rentáveis. Com um CRM, o gestor consegue olhar para todos os lados das relações comerciais, bem como dar conta de gerir pessoas e equipes, com mais condições de impulsionar medidas que gerem resultados mais consideráveis.

Com uma visão mais abrangente e controlada do seu processo comercial, você consegue acompanhar melhor tudo e ter ideia das medidas que precisam ser tomadas antes que um ciclo de vendas termine.

É totalmente possível entender em tempo real aquilo que está acontecendo bem diante da tela e tomar medidas mais rápidas e assertivas.

Monitore de perto todos os processos

Sem um CRM, fica muito mais nebuloso para o gestor enxergar claramente o que precisa ser feito. Lotar o computador de planilhas de Excel para monitorar tudo não resolve boa parte dos problemas na hora de vender mais.

O Moskit CRM é um grande parceiro do gestor na hora de levantar dados analíticos, estratégicos e operacionais.

Isso quer dizer, é possível com o software ter a dimensão de examinar quais os caminhos comerciais possíveis, de investigar resultados bons e os regulares, de explorar novas possibilidades de técnicas durante a negociação, de pesquisa dados sobre mercados, de estudar aquilo que faz sentido para a realidade comercial de um nicho, de observar relatórios e  averigue previsões de comportamentos, além de acompanhar números de vendas e processos de negociações com muito mais clareza.

É possível ver mais do que apenas palpites e riscos desnecessários

Mantendo uma organização de dados diminuímos a dificuldade na comunicação entre as equipes na hora de obter informações úteis. Centralizar todos os dados de vendas, permitimos maior integração entre novas estratégias e inteligência comercial.

Se você tem a intenção de acompanhar todas as dinâmicas da área comercial, entender os reflexos dos bons resultados, ficando sempre antenado aos fatores externos e internos que impactam seu negócio diariamente, faça um teste gratuito no Moskit CRM e conquiste uma visão ampla para atingir um resultado ainda maior.