7 dicas para fazer um bom networking em eventos

7 dicas para fazer um bom networking em eventos

Eventos são ocasiões que reúnem uma grande quantidade de pessoas e empresas, e muitas atividades e conversas acontecem ao mesmo tempo. Fica praticamente impossível conversar com todo mundo e participar de tudo. E para quem trabalha com vendas e marketing, ter bons relacionamentos é fundamental. Divulgar sua marca, conhecer mais sobre o mercado e até entender o trabalho da concorrência são pontos de partida para fazer um bom networking em eventos.

Por isso, é muito importante estabelecer objetivos. Então, se você está se preparando para um grande evento que pode trazer boas oportunidades de negócios, faça uma lista respondendo essas perguntas e mantenha o foco:

  • Quem você quer conhecer? – É interessante ter uma lista com alguns nomes que você não pode perder a oportunidade de contatar;
  • Para quais empresas você gostaria de apresentar seu serviço ou conhecer sobre o deles?
  • Em quais atividades é mais fácil encontrar seu público?
  • Quais palestras e keynotes te interessam?

Com essas respostas é possível estudar a agenda do evento e se planejar para cumprir todos os seus objetivos. Se organizar é o segredo para aproveitar totalmente um evento!

1 Esteja preparado

Saber o que você pretende é fundamental. Quer conhecer mais do seu mercado? Angariar clientes? Tendo seu objetivo bem traçado você consegue montar um planejamento. Vamos imaginar que você irá em um congresso com várias palestras no mesmo horário.

Será preciso definir quais irá assistir com base no seu foco de aprendizado e novas conexões. Tire um tempo pré evento para se preparar: estude os assuntos e os palestrantes. Vá munido de muita informação.

Depois de saber um pouco mais do evento e sobre o público participante, sua missão é estar pronto para agir. Nossa dica é que você crie um discurso curto, porém impactante para quando alguém perguntar o que você faz. Mas claro que quando falamos em discurso, estamos falando em ter uma linha de pensamento pronta para responder e não algo decorado e mecânico.  

Tente prever algumas questões que as pessoas possam fazer e esteja preparado para responder. É interessante estar informado sobre assuntos que podem ser pautas de conversas, como lançamentos e tendências de mercado. Além disso, sempre que for abordar alguém, saiba o que vai falar. Estamos falando sobre um evento profissional e por isso, a primeira impressão é a que fica.

2 Não tenha medo de participar

Agora que  você traçou seus objetivos e se preparou para cumprir o planejamento, durante o evento é preciso colocar em prática. Por isso, participe das atividades que se propôs, se apresente às pessoas, converse, aproveite as palestras e conheça os stands.

Deixe de lado o celular e outros eletrônicos, durante o evento mantenha seu foco. Você ou sua empresa fizeram um investimento para estar lá, por isso não desperdice as oportunidades.

É fundamental chegar em um evento onde terá a chance de fazer networking com  a descrição do seu trabalho na ponta da língua. Geralmente não há tempo a perder, por isso é importante ir direto ao ponto. Quando você tem alguma dúvida, já aborde a pessoa com a pergunta (claro que sempre de forma educada e não invasiva. Não entre no meio de uma conversa!).

Pode ser estranho esse conselho, mas estude sua própria marca. Levante seus pontos fortes e saiba justificar os fracos.

3 Interaja

Participar do evento é importante, porém quando você tem o networking como objetivo o seu foco deve ser nas conversas e relacionamentos.

Por isso, busque oportunidades de se apresentar, desenvolva as conversas e conduza os diálogos para assuntos que tenham relação com o seu negócio. É importante não se esquecer de que seu objetivo é criar bons relacionamentos, por isso seja agrdável e evite ser inoportuno.

Também é legal procurar grupos em redes sociais como Facebook e também tentar fazer parte algum grupo no WhatsApp que proporciona muitas oportunidades de contato com outros participantes do mesmo evento.

4 Ofereça um atendimento personalizado

Quando você aborda um contato, você possivelmente já tem um conhecimento prévio sobre ele, certo? Use essas informações a seu favor, fica mais fácil ser agradável falando sobre assuntos que a pessoa se interessa ou demonstrando que vocês têm afinidades.

Porém, se esse não for o caso, você pode aproveitar esse contato para justamente reunir essas informações.

5 Não fique parado

Nada de ficar parado em um só lugar! Ao se movimentar pelo evento você pode encontrar pessoas que não esperava ou outras oportunidades interessantes. Esteja aberto também para criar uma boa relação com os profissionais e empresas que te procurarem.

Muitas pessoas sofrem com a timidez, principalmente quando a situação é se relacionar com desconhecidos ou até falar sobre o próprio trabalho. Mas em um evento em que você tem o objetivo de aumentar seus relacionamentos profissionais, é extremamente importante saber como se portar e ter a coragem necessária para se comunicar.

Você pode começar a treinar antes do evento, pensando no que vai falar e em como irá abordar as pessoas que com quem você pretende conversar. Uma boa dica é fazer um pequeno discurso em frente ao espelho, por exemplo.

6 Crie relacionamentos e mantenha contatos

Tão importante quanto a participação no evento e os contatos que você prospectou são as ações que você desenvolverá posteriormente. Por isso, esteja atento aos seguintes  pontos para não desperdiçar esforços:

  • Registre todos os contatos e suas informações como atendimento, interesses, gostos pessoais e detalhes profissionais;
  • Troque cartões de visita, é uma boa forma de não perder as informações e de ser lembrado por seus contatos;  
  • Esteja atento às redes sociais das empresas e dos contatos. Ter todos eles em sua rede do Linkedin, por exemplo, ou participar dos mesmo grupos de seu público no Facebook é uma boa forma de não ser esquecido e compartilhar conhecimento.

7 Não fale mal da concorrência

Quem confia no próprio trabalho não precisa se apoiar nas falhas dos concorrentes para ganhar espaço. Além disso, quando você apresenta seu trabalho apenas com base nos pontos negativos de outros profissionais ou empresas, talvez o ouvinte não vá prestar muita atenção no que você tem para dizer.

Se você já usa o Moskit CRM, não esqueça de estar com seu smartphone para já cadastrar todas informações de novos contatos no seu sistema e não ficar preocupado em guardar cartões. Para isso, instale o aplicativo e não perca oportunidades! 

Com essas dicas você aproveita melhor o investimento feito no evento e cria networking. Não é tão difícil e com certeza você verá resultados e saberá como agir nos próximos momentos profissionais que surgirem!

E você, tem alguma dica sobre networking em eventos? Conta pra gente!