Usando tecnologia para criar um processo comercial completo

Usando tecnologia para criar um processo comercial completo

Quando falamos de inserir tecnologia nas empresas, muitos gestores já arregalam os olhos. Talvez por pensarem no alto investimento, por imaginar que uma adaptação no seu time custaria muito tempo de aprendizado e até entender que talvez seja um luxo ou bobeira ter uma software ou uma solução o auxiliando dentro do seu processo de gestão.

A verdade é que uma das colunas principais que sustentam empresas hoje está a ideia de implementações voltadas à transformação digital e tecnológica, gerando inovação e dando condições de criar novas formas para buscar resultados, contornar obstáculos e gerenciar as demandas recorrentes.

A gestão inovadora é mais que necessária hoje e precisa estar sob uma nova ótica para se sustentar. Toda empresa precisa estar atenta no mercado para continuar existindo e ser relevante, sempre de olho na inteligência comercial, nas pesquisas e no investimento em desenvolvimento.

Fazer uma gestão com foco na evolução, nas novidades e até nas mudanças de dinâmica de mercado é mais do que apenas participar de palestras sobre o tema, mas é realmente aplicar novas práticas a realidades já existentes.

Você não vai conseguir fugir dos dados

Quando falamos de registrar dados, alguns profissionais acreditam que não deveria estar investindo tempo em documentar sua jornada com os clientes mas sim passar mais tempo em contato com eles. Por isso, inovações tecnológicas que focam na otimização da relação com o cliente são mal compreendidas.

Não adianta, se você quer mesmo se destacar no mercado não vai conseguir alcançar este objetivo apenas utilizando ferramentas totalmente manuais e arcaica. O processo de vendas hoje é muito mais complexo do que apenas apresentar produto a pessoas e as convencer de comprar.

Para que haja realmente um alto desempenho em vendas, seu time vai precisar de uma organização nos dados, de instrumentos para aumentar sua produtividade no que se refere a tempo aproveitado, ter condições de acompanhar clientes com menor margem para erros crassos.

Não fuja do futuro acreditando que sua empresa vai continuar no mercado apenas porque ela não tem uma tradição. Sem tecnologia, nem os melhores vendedores conseguem atuar com seu total potencial.

Você precisa de informação para gerar conhecimento

Antecipar-se ao cliente talvez seja um dos melhores “argumentos” de vendas. Quando vamos comprar uma coisa o vendedor parece já conhecer nosso gosto, temos tendência de comprar de maneira mais fácil algum produto ou serviço.

E se você e seu time fossem capazes de rastrear e conhecer dados suficientes que entregue informações suficientes sobre comportamentos e práticas mais comuns de clientes, do seu mercado? E se você, gestor, além disso, pudesse, conhecer melhor cada um dos membros do seu time e entender melhor os perfis para potencializá-los dentro do time?

É exatamente isso que a um sistema de gestão de relacionamento com clientes faz apenas gerando dados registrados e trazendo essa inteligência comercial em mãos.

Acredite que sabe registrar dados, tem informações importantes diante dele, e quem tem relatórios indicativos consegue construir uma lógica de conhecimento de mercado e gestão interna.

Se por outro lado, você não consegue ter acesso de maneira clara a tudo que acontece, você, como gestor terá pontos cegos que podem influenciar em outras áreas. Este conhecimento vem sim de experiências e de tato com as pessoas, mas hoje, com a demanda enorme de tarefas e correria, a única forma de dar conta é com a tecnologia de um CRM.

Colecione insight, construa inteligência e gere impacto

Usar a tecnologia pode ser bem mais simples do que aquela ideia que muita gente tem de um uma sala cheia de computadores caríssimos e com um suporte de dados gigantesco.

Você tem uma oportunidade de ter mapeado sua gestão na tela de um celular ou de um notebook de maneira clara e intuitiva sem ter que ser necessariamente um cientista de dados apurado.

Faça questão de registrar tudo que acontece para que possa, construir a partir desses insights de dados, uma fortaleza de estratégias mais clara e que realmente impactam o mercado.

Se você precisa otimizar realmente uma operação, entender melhor como otimizar vendas e relações comerciais com seus clientes, melhorar atendimento e comunicação com seu cliente e potencializar ainda mais o aumento da continuidade de processos, a melhoria nos controles de gestão, ganhar agilidade e fomentar condições para proporcionar maior compreensão das funções produtivas, faça um teste gratuito no Moskit CRM e entenda melhor como dar um salto na sua gestão com clientes e pessoas.