O que o futuro espera dos CRMs

O que o futuro espera dos CRMs

Inovações tecnológicas caminham a passos largos. Mês após o outro as novidades que surgem modificam mercados, criam novos empregos e transformam a vida das pessoas.

Em qualquer segmento de mercado é importante que as empresas se adequem rapidamente, adotando tendências e implantando novas tecnologias que facilitem a vida dos usuários e deixem o processo mais eficiente.

Para o futuro do CRM já existe uma série de inovações que em breve serão absorvidas como funcionalidades práticas, transportando os usuários de CRM para o futuro e inaugurando uma nova era de automação e agilidade.

1. Veremos o fim das entradas manuais

Sempre que converte uma nova venda, o vendedor cadastra todos os detalhes da comunicação no CRM, garantindo que toda trajetória do relacionamento esteja no sistema.

Como as ferramentas funcionam hoje, parte desse registro é feito através de registro manual e parte dele é automatizado, buscando dados de outras soluções integradas.

Para o futuro o objetivo é automatizar todo processo, eliminando totalmente o trabalho manual de inserir informações no sistema. Essa automatização será feita integrando estratégias de marketing e aquisição de dados do cliente à diversas outras fontes de informação como, por exemplo, mídias sociais e ferramentas de comunicação.

Um ponto crucial neste aspecto será integração total de voz e texto em ferramentas como Skype e WhatsApp, anexando as conversas e ligações aos contatos sem necessidade de interação humana.

As informações de clientes estão cada vez mais disponíveis em ferramentas online e serão consumidas diretamente pelo banco de dados do CRM, permitindo que uma vez no sistema, todos os detalhes estarão sempre atualizados.

2. IoT: As coisas vão gerar informação

IoT ou Internet das Coisas é o termo que usamos para descrever o movimento tecnológico de conectar dispositivos do cotidiano à internet. A ideia básica por trás da Internet das Coisas é inserir eletrodomésticos, máquinas industriais, automóveis e outros tipos de máquinas na internet, facilitando o gerenciamento e ampliando o potencial de informações destes dispositivos.

Com a expansão da IoT teremos cada vez mais dados originados destes dispositivos, iniciando vendas diretamente em integração com o CRM, sem a necessidade de um intermediário.

3. O CRM será mais social

Seus clientes produzem uma enorme quantidade de informações através das redes sociais, muitas delas podem representar diferencial estratégico numa abordagem ou apontar uma necessidade que poderá ser suprida por sua empresa.

Com o uso cada vez mais intensificado de redes sociais e a ideia de automação dos dados que serão inseridos no CRM, acompanhar as preferências dos clientes, receber feedback ou efetuar atendimentos que foram pelas redes sociais através do seu CRM será cada vez mais simples.

4.Inteligência Artificial será ainda mais aplicada

Na medida em que os assistentes pessoais como Google Home e a Alexa da Amazon estão ampliando suas capacidades de integração, controlar seu CRM e consultar detalhes dos clientes estará a um comando de voz de distância.

As vantagens não existem apenas para quem gerencia o CRM, que poderá consultar informações fazendo perguntas diretas ao dispositivo. A inteligência artificial tornará o processo de compras ainda mais eficiente para o usuário final, sendo integrada aos dispositivos do cotidiano e identificando a necessidade de repor algum produto. Chats de atendimento com bots de inteligência artificial também se tornarão cada vez mais comuns.

5. Gatilhos automatizados

Todo gestor de vendas sabe que vendas recorrentes são um bom negócio. Quando a negociação se dá com um cliente que já foi conquistado, que já existe uma relação de confiança e que esse cliente sabe como a empresa trabalha, o processo de compra torna-se muito mais simples.

Com a manipulação de toda a massa de dados que mencionamos acima, o CRM se tornará um sistema ainda mais inteligente, reconhecendo possibilidades de vendas recorrentes, e ativando gatilhos de ofertas para datas especiais como aniversários e outras comemorações pessoais.

A ideia é que para o futuro todos estes gatilhos sejam ativados de forma automatizada, iniciados com base em dados armazenados dentro do próprio CRM, fornecendo informações cruciais sobre o perfil do cliente para o vendedor apenas entrar em contato e fechar o negócio.

Este futuro parece distante, mas as funcionalidades que o tornam possível já existem e estão chegando ao mercado. Em pouco tempo softwares como o Moskit CRM trarão inovações como estas, aplicando o que a tecnologia traz de melhor para aumentar os resultados da sua empresa.

Se você ainda não conhece o Moskit CRM, clique aqui e faça um teste grátis.